Meu Timão

Entrar

Walmir Cruz se desdobra para manter elenco do Corinthians no mais alto nível possível

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

4.5K 82

Dureza

Preparador físico explica desgaste do plantel do Corinthians e pontua: 'Na Europa é outro esporte'

Por Meu Timão

visualizações 4.5K comentários 62 0

Uma das palavras mais ditas por jogadores e comissão técnica do Corinthians nos últimos dias foi "desgaste". Vivo em duas competições mata-mata e já envolvido no Brasileirão pouco depois de conquistar o Paulistão, o time alvinegro ainda tem oito jogos antes da parada para a Copa América, no meio de junho.

Questionado sobre o tema, Walmir Cruz, preparador físico do Corinthians, explicou alguns dos motivos que fogem da intensidade e da proximidade das partidas. Para ilustrar o problema, um panorama do futebol europeu é esclarecedor.

"Vamos terminar com 40 jogos antes da Copa América. São cinco meses. Um jogo a cada 3,6 dias. Na Europa eles fazem 60 jogos na temporada. A diferença é muito grande. Se chegarmos em todas as finais, faremos 82 partidas no ano. Então, é muito diferente. Além da logística, como sempre comentamos. Enquanto estamos viajando, as equipes grandes da Europa estão treinando. Porque eles voltam logo após a partida, se alimentam bem no avião e voltam a treinar", analisou, em entrevista ao canal PodcasTIMÃO.

Leia também:
Corinthians pode enfrentar time eliminado da Libertadores na Sul-Americana; veja possíveis rivais
Corinthians é escolhido para amistoso de inauguração de 'novo estádio' do Botafogo-SP

E a dura rotina de viagens, pouco treino e muitos jogos tem suas consequências. Para o preparador, o futebol praticado no Brasil não pode ser comparado com o da Europa justamente por esses fatores, que prejudicam a qualidade técnica, tática e física das partidas.

"Aqui você vê um jogo ruim, feio, enquanto na Europa é bonito, com intensidade lá em cima. Se você observar, é outro esporte. O futebol praticado lá é bem diferente. Em cima de logística, programação, todas essas questões, a diferença é muito grande. Isso não é desculpa, é uma realidade que temos há muito tempo e faz a diferença", pontuou, antes de alertar para a importância de, vez ou outra, poupar alguns nomes da equipe titular.

"Em cinco meses, temos duas lesões musculares. Então, trabalhamos muito essa questão de prevenção. O físico também se esgota. Se você está com o carro na reserva, você vai pisar mais ou maneirar a velocidade para chegar e abastecer o tanque? É isso que fazemos. A gente tem controles diários e dos jogos para apurar o que seria melhor para o aleta e para equipe, colocando o jogador em condição de desempenhar bem. O desempenho vai caindo por causa disso", concluiu.

Com o elenco bastante desgastado, a comissão técnica do Corinthians conta os dias para a Copa América. Com quase um mês sem compromissos, o Timão dará folga de sete dias aos jogadores, que retornam para dois amistosos e muito treino antes da reestreia no Brasileirão.

Veja mais em: CT Joaquim Grava e Elenco do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

62 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Carlos
    Carlos Martins #2.177

    Oportunistas continuam comparando com 2015 e 17. O de 2015 tinha um time titular irreparável, mas foi eliminado pelo magnífico Guarani do Paraguai nas oitavas, ficando com segundo semestre livre pra jogar brasileiro. 2017 eliminado pelo Racing na Sula, ficando livre no segundo semestre pra jogar brasileiro, fazendo boas e na maioria das vezes, péssimas partidas. Vamos parar de corneta e se informar um pouco mais antes de falar.

  • jo�o
    João Silva

    Se dependesse dessa galera aqui desta página, o CORINTHIANS já teria trocado umas 5 vezes de comissão técnica, e já teriam contrato outros vinte jogadores que encontram num compilado de 5 minutos dos melhores momentos da carreira dos caras no youtube... Se eles assistirem um jogo do time do Corinthians de 2007, eles param com esse mimimi do carvalho num estalar de dedo...

  • Publicidade

  • Todos os comentários (62)

    Ramon
    Ramon Felipe #27

    Até quando essa desculpa?

  • Paulo
    Paulo Gonsalles #17

    Interessante nossos preparadores sempre colocarem como desculpas o excesso de jogos e distância dos mesmos, no entanto, é bom lembrar que o stress que o jogador sente num jogo da Champions é bem diferente do que o cara jogar para 10 mil pessoas.

  • Silvio
    Silvio Takahata #237

    Ué, o planejamento de ter elenco grande é pra isso mesmo, aguentar a maratona de jogos..aí vemos o Jadsono no banco, por estar péssimo em tudo, aí o técnico faz o quê? Coloca o mesmo!Ou seja, tem muitos jogadores, mas o rodízio não chega a vinte jogadores!Vemos o Pedrinho, novo, com a famosa desculpa " ele não aguenta 90minutos ", entrando no decorrer das partidas e morto do mesmo jeito.Alguns que raramente jogam, quando de dão entrevistas, fala em cansaço kkkkkkkkkk muito mimimi pra mim, técnico é limitado mesmo, não consegue fazer algo diferente, jogadores também!Essa cultura de salário gordo para jogadores medianos tem que acabar.Antigamente, os caras davam sangue para conseguirem ir pra Europa, ganhar mais..hoje qualquer pereba tem mercado em qualquer lugar, ganhando rios de dinheiro

  • PATRICK
    Patrick Silva #1.417

    Nem tudo é mil maravinhas por la amigo, o que dizer do barcelona uma seleção de jogadores três gols de vantagem e nem viram a cor da bola, teve todo tempo do mundo e tomou um vareio, aqui se acontece isso a torcida invade e quer quebrar tudo, vira chacota nos programas de esporte, e manda o técnico embora no vestiário, vamos fazer mais e falar menos só assim vamos calar os críticos vamos pensar fora da caixinha e parar esta conversa.

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop