Meu Timão

Entrar

Tiago Nunes comanda o Athletico-PR desde o final de junho de 2018

Divulgação/Athletico

6.5K 33

Perfil vencedor

Conheça mais sobre Tiago Nunes, nome mais especulado para assumir o comando do Corinthians

visualizações 6.5K comentários 33 0

Depois de demitir Fábio Carille neste domingo, o Corinthians segue em busca do seu novo treinador. Como apurado pelo Meu Timão, o nome mais especulado para assumir o comando da equipe é o de Tiago Nunes, atual técnico do Athletico-PR e que faz um trabalho consolidado na equipe paranaense.

Aos 39 anos, Tiago Nunes faz parte da nova escola de treinadores. Ele nasceu em Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, e esteve sempre ligado ao futebol, mas a carreira como técnico começou apenas em 2010.

O início

Formado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria, Tiago começou a carreira como preparador físico no Riograndense, clube da sua cidade local. Foi nessa função que trabalhou em clubes como Inter-SM, Campovonense, São Luiz, Santo Ângelo, Pelotas, Luverdense, Bacabal-MA, Novo Horizonte-GO e Juventude.

Apenas em 2010, o então preparador iniciou o seu ciclo como auxiliar técnico, trabalhando no Nacional-AM e voltou ao Riograndense, de Santa Maria, para finalmente virar treinador. Foi nesta época que definiu o seu método de trabalho e começou a aplicar o que faz hoje no Athletico-PR.

"O que pode me afastar é a questão de eu não ter autonomia sobre o trabalho e a gestão do time. Sou bem irredutível em relação a isso. Porque ter um treinador para dar treino, tem um monte sobrando. Tem de me contratar para pensar o futebol", disse Tiago Nunes no início da carreira.

Na nova função, Tiago ainda trabalhou no Grêmio Bagé e União Frederiquense, até ser contratado pelo Grêmio, em 2013. Permaneceu por oito meses na equipe gaúcha realizando um trabalho na base e conquistando o título gaúcho da categoria sub-15. Passou ainda por Brasília-DF, Ferroviária-SP e São Paulo-RS, até chegar ao Veranópolis, onde se destacou.

A chance de ouro

Com boa campanha no Campeonato Gaúcho de 2017, sendo eliminado para o Grêmio nas quartas de final, o trabalho de Tiago Nunes chamou a atenção do Athletico-PR. Ele assumiu então as categorias de base do clube em abril daquele ano.

Pouco mais de um ano depois, a oportunidade de assumir a equipe principal apareceu. Com um bom trabalho no Campeonato Paranaense de 2018, Tiago Nunes foi chamado para assumir o time quando Fernando Diniz foi demitido, em 26 de junho do mesmo ano. E não demorou muito para atingir o sucesso.

O Athletico-PR ainda lutava contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2018 quando o treinador assumiu, mas ele conseguiu reverter a situação rapidamente. Vivo na Copa Sul-Americana, foi lá que viu uma oportunidade de consolidar um rápido resultado.

No final de 2018, o Athletico se sagrou campeão continental pela primeira vez na sua história e ainda terminou em sétimo no Campeonato Brasileiro. O trabalho, no entanto, teria continuidade no próximo ano.

Em 2019, o clube paranaense fez uma grande campanha na Copa Libertadores e foi eliminado apenas pelo Boca Juniors nas oitavas de final da competição. Dessa forma, o foco mudou para a Copa do Brasil e o Athletico conquistou mais um título sob o comando de Tiago Nunes, passando por Flamengo, Grêmio e Internacional nas três últimas fases.

Tiago Nunes venceu a Sul-Americana, Copa do Brasil, Paranaense e a Copa Suruga

Divulgação/Athletico

Pode-se dizer que os resultados de Tiago Nunes em seu começo de carreira no Athletico-PR são parecidos com os de Fábio Carille no Corinthians, ambos foram vitoriosos. Mesmo assim, o técnico gaúcho apresenta um estilo de jogo diferente e gosta de ser ofensivo. Como ele mesmo diz, o resultado não importa, mas sim os feitos diários que são conquistados.

"Parafraseando o grande amigo Paulo Autuori, o futebol é a coisa mais importante das menos importantes. Então eu entendo que grandes feitos são pra coisas que tem valor muito maior. Como treinador meu grande feito é ajudar meninos a ter oportunidade para jogar, tentar colaborar para o bem-estar das pessoas que estão a minha volta. O resultado faz parte da minha vida, vou ganhar, perder, empatar. Para o resto da minha carreira vai acontecer isso, como já aconteceu muitas vezes. Vou ser demitido, vou ser contratado. Então pra mim os feitos estão nos dilemas diários que a gente acaba combatendo, resolvendo. Muito mais do que resultados que aparecem externamente", falou o treinador após a vitória contra o Ceará, no Campeonato Brasileiro deste ano.

Veja mais em: Fábio Carille, Mercado da bola e Tiago Nunes.

Confira mais novidades do Corinthians

33 Comentários Comentar >

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop