Meu Timão

Entrar

Osmar Loss deseja enxugar base do Corinthians para melhoria nos treinamentos

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

3.9K 73

Hora de enxugar

Osmar Loss revela intenção de reduzir o elenco sub-23 do Corinthians

Por Meu Timão

visualizações 3.9K comentários 73 0

De volta ao Corinthians, Osmar Loss assume, atualmente, o cargo de coordenador das categorias de base do clube. Mesmo com a paralisação do calendário esportivo por conta da pandemia do novo coronavírus e as férias antecipadas aos funcionários do clube, Loss continua a planejar o futuro da base alvinegra.

Em entrevista ao GazetaEsportiva.com, Osmar Loss afirmou que a equipe sub-23 do Timão deve passar por uma reformulação que consiste em enxugar o elenco. A redução, inclusive, deve atingir outras categorias de base do clube futuramente.

“Eu havia sido contratado, de fato, para fazer a coordenação do Sub-10 ao Sub-20. Na segunda semana de trabalho efetivo, tivemos uma reunião com o presidente, com o Duílio, o Tiago…e ai ficou estabelecido que eu deveria também abrir para o Sub-23”, disse.

"Hoje, são 33 jogadores. A gente pode, nessa primeira etapa, chegar a 20 jogadores, porque, querendo ou não, jogador tem contrato. Vamos tentar reduzir de forma gradativa, chegar em até menos. Acho que a equipe pode trabalhar com 16, 18 jogadores em um cenário ideal. O profissional também teria de ter uma redução, é algo amplo", completou.

Com a intenção de Tiago Nunes em contar com atletas do Sub-23 já exposta, Loss explicou que a redução do plantel acontece pela necessidade de um treinamento diferenciado para que os atletas tenham um melhor desempenho ao chegar no profissional.

O Sub-23 tem que ter polimento dos atletas. Ele (jogador) terminou a etapa de formação, mas ainda tem elementos para evoluir em quesitos técnicos, de fundamento, entre outras coisas. O foco é no individual, não no coletivo. Para isso, você precisa trabalhar com um grupo enxuto”, afirmou o coordenador.

"A ideia é que o Sub-23 seja, de fato, o carro chefe para botar jogadores na equipe de cima. O clube vai passar por um processo de reestruturação. A ideia que o Tiago Nunes transmitiu é essa, que o Sub-23 seja a fonte", explicou.

Leia também:
Corinthians anuncia promoção para Fiel Torcedor durante pandemia de Covid-19
Pedro Henrique destaca bom momento individual e vê 'pressão exagerada' no Corinthians

Uma das ideias de Loss é que os atletas da categoria que antecede a profissional estejam cada vez mais presentes nos treinamentos da equipe principal do clube.

"Qual é o papel da categoria Sub-23? Ser suporte do profissional. Claro que nós temos calendário, às vezes a equipe está em outro Estado, não impede que vá jogador do Sub-17, do Sub-20 lá no CT treinar. Mas, a gente tem que buscar isso com frequência", declarou Loss.

No entanto, um dos problemas que possam ser enfrentados está em comunicar jogadores e empresários de como a ideia será colocada em prática. Osmar Loss afirmou, inclusive, que a intenção do clube não é ser radical com seus atletas.

Acredito que realmente teremos que enfrentar isso. Cada caso tem a melhor resposta e tem outras questões envolvidas. Pode ser que para um seja melhor mesmo um empréstimo para um time pequeno de Goiás, por exemplo, e para outro, não. Não seremos radicais, vamos mostrar para o atleta e para o empresário que o Sub-23 é parte da estrada e vai ser muito mais importante que foi até o momento”, disse.

Tenho minhas ideias, algumas delas foram expostas, e a primeira dela é que o Sub-23 tem que ser visto como uma das etapas para chegar ao profissional. Não impede o jogador saltar do Sub-17 para o profissional, a gente não pode impedir isso. O que vai fazer o atleta chegar no profissional é a meritocracia”, finalizou.

Ouça nosso primeiro podcast!

Veja mais em: Osmar Loss e Base do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

73 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop