Meu Timão

Entrar

Fagner, que se tornou um dos principais marcadores do país pelo lado direito, agora exerce a função de ala

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

5.2K 28

3-5-2 de Mancini

Fagner fala pela primeira vez do sistema com três zagueiros de Mancini no Corinthians

visualizações 5.2K comentários 28 1

Desde o clássico contra o Santos, o técnico Vagner Mancini tem apostado no esquema tático com três zagueiros. A disposição favorece e dá ainda mais liberdade aos laterais Fagner e Lucas Piton. O veterano, prestes a completar 400 jogos, comentou a novidade em entrevista ao Meu Timão.

"Novidade, novidade não é. A última vez que joguei com três zagueiros foi no Sub-17. A partir daí, sempre que fui para o profissional, foi com linha de quatro. É tudo questão de adaptação, encaixou bem contra o São Paulo a partir do momento que começamos a entender o jogo. Achei que esse jogo no Peru deu uma bela melhorada, tivemos mais tempo para trabalhar. A tendência é evolução, repetir constantemente a formação. O mecanismo já fica mais automático", afirmou o lateral.

"A primeiras vezes você ainda está se situando, a partir do momento que começa ficar automatizado vai ficando cada vez mais fácil. Eu nunca tive como característica, por jogar de lateral, de receber a bola de costas, então posso abrir espaço e ao mesmo tempo criar um espaço para receber a bola. Você vai se encaixando e consegue achar os espaços, os movimentos. Essas situações a gente vai pegando e vai virando uma situação mais automática", completou.

A linha defensiva com três zagueiros tem sido formada por dois jogadores vindo da base do clube: Raul Gustavo e João Victor. Mas não são os únicos. O Corinthians tem apostado nas categorias de base em um momento financeiro delicado e a garotada tem aproveitado as chances.

Fagner elogiou os jovens que foram promovidos ao profissional. Afinal, assim como eles, o veterano também deu os primeiros passes na base alvinegra.

"É ter ambição e ver os mais velhos como espelho. Você não invejar, mas querer chegar tão longe quanto a pessoa ali do seu lado conseguiu chegar. Isso faz com que você veja naquele espelho uma inspiração, pode ajudar muito a crescer. Com relação a brincadeiras, o Fábio (Santos) é o mais palhaço de todos, ele brinca com todo mundo", afirmou o lateral.

"O principal fator, sempre que possível, é conversar com eles nos treinos, tentar extrair coisas deles. Sabemos da responsabilidade que existe, se eles chegaram ali, não foi à toa. Eles chegaram ali com muitas histórias. Todo mundo teve suas dificuldades para chegar no profissional. Se você valorizar o que você almeja, eu tenho certeza que você vai longe. Com essa loucura de jogo a cada dois dias, conseguimos manter um padrão, sendo eficiente, apesar de não jogar bem muitas vezes. Tivemos só duas derrotas na temporada. Para os meninos que estão tento oportunidades e vencendo, é muito gratificante. Tudo isso vem agregando para que a gente consiga ajudar eles, até eles mesmo se ajudando", completou o lateral.

Mancini deve manter o esquema com três zagueiros para a decisão desta terça-feira, quando o Timão decide uma vaga na semifinal diante da Inter de Limeira. Enquanto os jovens Raul e João Victor são mantidos, Fagner também está entre os titulares e deve completar 400 jogos pela equipe nesta tarde.

Um provável Corinthians tem: Cássio João Victor, Jemerson e Raul; Fagner, Gabriel, Ramiro, Otero e Piton; Luan e Cauê. A partida acontece às 16h na Neo Química Arena.

Meu Timão

Veja mais em: Fagner, CT Joaquim Grava e Vagner Mancini.

Confira mais novidades do Corinthians

28 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop