Meu Timão

Entrar

Viola marcou o gol que deu o título do Paulista de 1988 ao Corinthians

Ricardo Correa/Placar

3.7K 53

Deita e rola

Corinthians foi campeão paulista com gol lendário de Viola há 33 anos

visualizações 3.7K comentários 53 61

O Corinthians venceu o 20º Campeonato Paulista da sua história há 33 anos, com um dos gols mais emblemáticos do clube na década de 80. O triunfo veio com um placar de 1 a 0 sobre um forte time do Guarani, jogando no Brinco de Ouro da Princesa, com tento anotado por Viola.

Construído com uma campanha que teve direito a ajuda até do Palmeiras na segunda fase, com o rival derrotando o São Paulo e contribuindo para que o Timão chegasse à decisão, o Corinthians vivia um momento de transição da sua história.

Sem expoentes de mais de década no clube, como os laterais Zé Maria e Wladimir, os meio-campistas Sócrates e Zenon, e o atacante Casagrande, todos negociados ou aposentados, o Timão encontrou em uma equipe raçuda o necessário para chegar ao Estadual.

Reprodução

Do outro lado, o Guarani vinha de dois vice-campeonatos brasileiros e era um dos representantes da Copa Libertadores da América daquele ano. Um dos destaques era o meia Neto, ainda sem o hoje tradicional "Craque" antes do seu nome, que marcou o gol campineiro no jogo de ida, terminado em 1 a 1.

Já na prorrogação, Marcelo Djian roubou bola no ataque e tocou para Wilson Mano, que chutou cruzado. No meio da área, o garoto Viola, de 19 anos, desviou a batida e fez a festa da torcida, que lotava seu espaço no estádio.

No gol, outro garoto despontava para uma história singular no clube: Ronaldo, que estreou como profissional naquela temporada e se manteve no Timão por dez anos, construindo uma das carreiras mais memoráveis que o Corinthians já viu.

Veja os melhores momentos daquela final:

Veja mais em: Jogos Históricos e Ídolos do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

53 Comentários Comentar >

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop