Meu Timão

Entrar

Craque da Seleção Brasileira, Garrincha atuou naquele jogo contra o Real Madrid

Getty Images

19K 57

História!

Corinthians de Rivellino e Garrincha encarou o Real Madrid pela primeira vez na história há 55 anos

visualizações 19K comentários 57 103

Há exatos 55 anos, o Corinthians encarou o Real Madrid em Cádiz, na Espanha, pelo Troféu Ramon de Carranza. Mesmo atuando fora de casa e contra o time que, com a mesma formação, havia vencido a Liga dos Campeões da Europa três meses, o Timão foi superior, mas acabou ficando no empate por 1 a 1, gols de Tales para os alvinegros e Gento para os locais. Nos pênaltis, 3 a 2 para o Real.

Segundo relato do Estadão no dia seguinte, o "resultado acabou sendo injusto, uma vez que o Corinthians dominou totalmente o Real Madrid, exercendo pressão contínua. Faltou, porém, maior serenidade aos seus atacantes para buscar os gols".

O jornal foi muito elogioso à participação de Garrincha, de volta ao clube após participar da Copa do Mundo da Inglaterra. O ponta, grande atração do torneio, passou fácil pelos seus adversários e cruzou várias bolas para Flávio, mas o centroavante não conseguiu acertar o gol.

Mané, ainda no primeiro tempo, driblou três marcadores e sofreu pênalti de De Filippo, mas o juiz assinalou infração fora da área. Depois dessa pressão por cerca de 30 minutos, uma avançada do Real foi fatal: falta na entrada da área, Pirri rolou e Gento chutou forte para fazer 1 a 0.

Pouco antes do intervalo, o Timão empatou. Então garoto, Rivellino acertou belo lançamento para Tales, que recebeu cara a cara com o goleiro e chutou forte para cravar o 1 a 1. A segunda etapa foi de muita pressão alvinegra, com Marcos entrando no lugar do cansado Garrincha, mas sem gol dos alvinegros.

O time poderia ter voltado para a casa com a vitória na prorrogação, já que, aos 14 minutos, Rivellino chutou forte, o goleiro rebateu e Flávio, embaixo da trave, conseguiu chutar por cima. Nos pênaltis, Nair e Marcos converteram, Rivellino, Flávio e Gilson Porto erraram. Pelo Real, Gento parou em Heitor, Pirri, Velásques e Sereno acertaram as batidas.

Ficha técnica

Local: Estádio Ramón de Carranza, Cádiz, Espanha

Data: 03 de setembro de 1966 (sábado)

Horário: 21h30 (de Brasília)

Árbitro: Hellies

Gols: Gento (Real Madrid); Tales (Corinthians)

REAL MADRID: Araquistain; Pachin, Felipe, Sánchez, Pirri, Zocco, Velásquez, Amâncio, Serena, Grosso e Gento.

Técnico: Miguel Muñoz

CORINTHIANS: Heitor; Jair Marinho, Ditão, Clóvis, Édson Cegonha, Nair, Rivellino, Garrincha (Marcos), Tales, Flávio e Gilson Porto.

Técnico: Filpo Núñes

Veja mais em: História do Corinthians e Jogos Históricos.

Confira mais novidades do Corinthians

57 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Daniel
    Daniel Assis

    Riva e Garrincha são lendas do futebol de todos tempos. Para minha Riva é maior do Timão de todos tempos...Deveria ter uma estátua em frente Arena. Simplesmente foi maior ídolo para Maradona!

  • Jos�
    José Roberto #1.532

    Que matéria show de bola, que esses anseios voltem a visitar nossa Nação, nascemos para ser grandes figurar entre os primeiros, isso é ser Corinthians!

  • Todos os comentários (57)

    Luiz
    Luiz Balestrero #5

    Belas histórias, grandes marcas e ídolos!

  • Ariovaldo
    Ariovaldo Souza #286

    Eu tinha oito anos na época, mais já torcia e acompanhava o Corinthians, e lembro de todos os jogadores que estiveram nessa partida;o Heitor um bom goleiro, Jair Marinho, Ditão eram raça pura, e o Nair muito técnico, os três vieram juntos da Portuguesa, Edson ótimo lateral, depois virou volante, Rivelino e Garrincha sem comentários, Tales era craque veio da Ferroviária, Flávio artilheiro nato, e Gilson Porto veio de um time da Bahia.

  • Francisco
    Francisco Marcondes #219
    Nossa...como o tempo passa...este jogo ocorreu exatamente no ano em que comecei a acompanhar o Timão...1966...aliás a imprensa da época fez um estardalhaço com as chegadas do zagueiro ditão e do volante nair oriundos da portuguesa e de maná garrincha vindo do botafogo...uma pena que já chegou em final de carreira...mas tive o privilégio de pelo menos por alguns jogos poder ter visto rivellino e garrincha atuando juntos pelo Timão, a escalação do Timão do ano de 1966...que jamais esquecerei, afinal foi onde tudo começou né? Heitor - jair marinho - ditão - clóvis e maciel - nair e rivellino - garrincha - tales - flávio e gilson porto...uma ressalva...esse tales que na matéria fez o gol contra o real Madrid...jogou muito...uma meia direita...camisa 8... Bom de bola e fez muitos gols com o manto...oriundo da ferrinha de araraquara,..pena que atuou no período das vacas magras né?
  • Sor�
    Soró Sereno #706

    Rivelino e Garrincha... Que jogo deve ter sido esse..pelo amor de Deus!

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop