Meu Timão

Entrar

O caso foi relatado nas redes sociais do Sena MC na noite da última quarta-feira

Reprodução/Instagram

12K 138

Ingressos inválidos

Corinthians divulga linha do tempo e esclarece caso de menores barrados na Neo Química Arena

Por Meu Timão

visualizações 12K comentários 138 39

Na noite deste sábado, o Corinthians divulgou uma nota oficial esclarecendo o episódio envolvendo dois garotos negros em um dos setores nobres da Neo Química Arena na última quarta-feira. O caso veio à tona por meio de vídeos divulgados nas redes sociais de Gustavo Sena, conhecido como Sena MC . Segundo o clube, porém, os ingressos utilizados pelos jovens não eram válidos e já haviam sido utilizados pelos seus titulares.

O clube divulgou uma linha do tempo para explicar em detalhes o ocorrido. A primeira tentativa dos jovens de entrar na Neo Química Arena se deu 21h15, logo após o início do jogo entre Corinthians e Deportivo Cali, pela Libertadores. No primeiro momento, a entrada foi recusada pelos dois serem menores de idade e estarem desacompanhados. Na sequência, a dupla tenta uma nova entrada tentando se aproximar de um adulto, que nega estar com os jovens.

Na terceira vez, o clube encaminha os dois meninos para o guichê do Fiel Torcedor e faz a conferência dos ingressos. É constatado que as entradas já foram utilizadas pelos titulares, às 20h46. Por procedimento, os bilhetes são rasgados.

"Ali, foi confirmado que os ingressos que portavam já tinham sido utilizados às 20h46min22 pelos titulares, cujos nomes constavam dos ingressos; portanto, os códigos dos bilhetes em poder dos meninos não eram mais válidos. Por questão de segurança, cópias de ingressos já utilizados devem ser rasgados ou inutilizados a fim de evitar nova tentativa de acesso ou venda por cambistas. Verifica-se que o procedimento foi aplicado corretamente", diz a nota do clube.

A dupla, vale lembrar, estava com ingressos do Setor Oeste Business, o mais caro do estádio. Para quarta-feira, o valor dessas entradas era de R$ 750.

Na nota, o Corinthians ainda esclarece que "por se tratar de incidente envolvendo menores (cuja proteção e resguardo devem ser garantidos), além de denúncia grave de segregação racial, o clube tomou o cuidado inicial de não dar mais publicidade do que a necessária ao incidente".

Por fim, o clube reforça que tem a luta antirracista "como um dos pilares de sua vocação democrática" e pede para que qualquer torcedor que presenciar um ato racista dentro da Neo Química Arena procure os colaboradores e policiais "em vez de simplesmente publicá-las nas redes sociais".

Confira a nota do Corinthians na íntegra

"O Sport Club Corinthians Paulista esclarece, a respeito de denúncia nas redes sociais sobre incidente na entrada de dois torcedores menores de idade no jogo Corinthians x Deportivo Cali, pela CONMEBOL Libertadores, na última quarta-feira (13):

1. A entrada dos dois garotos é recusada no setor Oeste às 21h15 por ambos estarem sem documentos e desacompanhados de pais ou responsáveis, segundo imagens de circuito interno. Salientamos que é proibido o ingresso de menores de 10 anos desacompanhados nas dependências da Neo Química Arena, conforme estabelecido pelo Artigo 75 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

2. Alguns instantes depois, os garotos retornam, próximos de um torcedor adulto. Ao chegar à entrada, os menores se dirigem a uma das colaboradoras do Corinthians e afirmam estar acompanhados daquele adulto. A colaboradora questiona o torcedor adulto se ele era o responsável pela entrada dos menores, ao que o adulto responde negativamente.

Além disso, o ingresso do torcedor adulto era de outro camarote, diferente do setor informado nos ingressos dos menores.

3. Numa terceira tentativa, os dois retornam e são encaminhados ao guichê de atendimento do Fiel Torcedor. Ali, foi confirmado que os ingressos que portavam já tinham sido utilizados às 20h46min22 pelos titulares, cujos nomes constavam dos ingressos; portanto, os códigos dos bilhetes em poder dos meninos não eram mais válidos.

4. Por questão de segurança, cópias de ingressos já utilizados devem ser rasgados ou inutilizados a fim de evitar nova tentativa de acesso ou venda por cambistas. Verifica-se que o procedimento foi aplicado corretamente. Acrescenta-se que as imagens comprovam que em nenhuma das tentativas de acesso dos meninos a catraca foi girada para “queimar” o ingresso.

5. Por se tratar de incidente envolvendo menores (cuja proteção e resguardo devem ser garantidos), além de denúncia grave de segregação racial, o clube tomou o cuidado inicial de não dar mais publicidade do que a necessária ao incidente. O clube imediatamente envolveu a Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (DRADE) para que a Polícia Civil proceda à investigação necessária das responsabilidades.

6. O Sport Club Corinthians Paulista trata a luta antirracista como um dos pilares de sua vocação democrática e repudia todo e qualquer ato de racismo. O tema é sério e não pode jamais ser tratado de forma leviana. Desta forma, também repudiamos as associações maldosas e apressadas nas redes sociais e em alguns veículos de imprensa que, ao darem publicidade apressada a todo e qualquer tipo de denúncia que se faz nas redes, não permitem a necessária checagem dos fatos, mancham reputações institucionais e pessoais e expõem menores de idade.

7. Pedimos a todos os nossos torcedores que, ao notarem qualquer ato racista dentro da Neo Química Arena, comuniquem o fato às instâncias policiais e aos colaboradores em vez de simplesmente publicá-las nas redes sociais, a fim de que as providências cabíveis sejam tomadas de forma exemplar pela autoridade legal constituída, em nome da melhor Justiça e da integridade reputacional de uma instituição de 111 anos.

LINHA DO TEMPO, ESTABELECIDA PELAS CÂMERAS DO CIRCUITO INTERNO

20h46: Dois ingressos de camarote são passados na catraca por seus titulares, um homem e uma mulher.

21h00: Os dois menores são vistos na Esplanada Oeste.

21h15: Os dois menores tentam entrar pelo Portão B, desacompanhados e sem documentos.

21h16: Os dois menores são encaminhados ao guichê do Fiel Torcedor, onde se verifica que os ingressos já haviam sido utilizados pelos titulares.

Atenciosamente,

Sport Club Corinthians Paulista"

Veja mais em: Neo Química Arena e Torcida do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

138 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Guilherme
    Guilherme Nascimento #991

    O único culpado nessa história foi quem deu os ingressos para esses mlk

  • Adriano
    Adriano Paiva #434

    Cadê o tal Sena MC pra refazer essa história... Não era coisa de Racismo? !? O cara simplesmente faz um post e desaparece... A história estava muito mal contada... Ingresso de 700 paus pra dois moleques do NADA... Por isso antes de colocar algo na internet seu MC pastel, primeiro tenta verificar a VERACIDADE do assunto... Ninguém neste país da NADA de graça e pra dizer 700 paus é uma despesa de mês para quem ganha pouco...olha o enredo onde você se enfiou... Quer aparecer... Não seja vendo metade da história, acaba arrumando confusão a toa... Sorte sua que não lhe dá processo por isso...

  • Publicidade

  • Todos os comentários (138)

    Guilherme
    Guilherme Mello #323

    Sabia que tinha caroço nesse angu...

  • Luiz
    Luiz Balestrero #5

    Vamos que vamos Timão!

  • THIAGO
    Thiago Augusto #2.266

    O que aprendemos dessa história?

    Mais uma vez não abraçar a primeira conversa, o primeiro papo, um lado só.

    Assim como na história da panelinha, dos jogadores não querer treinar, agora do racismo...

    Menos, bem menos, tem muita gente precoce. Querendo 'bater' no clube, jogador, diretoria, por raiva com resultado, ou por ser oposição, que é super valido e importante também. Mas vamos deixar de ser precoce, surgiu uma suspeita de algo, vamos pra cima saber o que é verdade ou mentira e ai então definimos a nossa cobrança ou não.

    Caso o contrario, menos, bem menos. Sem cegueira e sem atropelar as coisas.

    Vaaaai Corinthians!

  • Marco Antonio
    Marco Pereira

    Como sempre mais um otário querendo aparecer com a tal sugestão de discriminação racial. Se ele fosse tão bonzinho, teria ido lá conversar com os funcionários e, se tivesse algo errado, pagaria para os mlks entrarem. Mas aí seria demais! E teve gente que sem saber a verdade! Saiu em defesa do otario…

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop