Meu Timão

Entrar

Corinthians publica carta a um futebol sem ódio e faz apagão nas redes sociais

Reprodução/Twitter

19K 247

#FutebolSemÓdio

Corinthians 'some' das redes sociais por três dias em campanha contra a violência no futebol

Por Meu Timão

visualizações 19K comentários 247 51

Nesta sexta-feira, o Corinthians iniciou uma campanha contra o clima de violência no futebol e a disseminação de ódio e fake news nas redes sociais. A primeira ação do clube foi realizar um apagão em seus perfis oficiais.

Por meio de nota oficial, o clube comunicou que não fará qualquer ação de comunicação nas redes sociais entre às 10h desta sexta-feira e às 10h da próxima segunda-feira, dia 25 de abril - confira a nota completa abaixo.

Nas redes sociais, todos os perfis relacionados ao clube agora contam com a mesma foto. Um fundo preto com a hashtag Futebol Sem Ódio. Além do perfil principal, os perfis do time feminino, do futsal e do basquete também foram alterados.

"Esta medida visa conscientizar a fiel torcida e a sociedade em geral a respeito do discurso de ódio, tornando o debate do futebol especialmente tóxico e chegando ao extremo do risco físico e trauma psicológico para os profissionais do esporte - atletas ou não - e suas famílias", escreveu o clube em trecho da nota.

A campanha adotada pelo Corinthians acontece após ameaças recentes sofridas por quatro jogadores. O goleiro Cássio, o zagueiro Gil, o meia Willian, o volante Paulinho e os familiares dos mesmos foram ameaçados nas redes sociais.

"Não podemos mais permanecer imóveis diante de um contexto que ameaça todos os clubes e jogadores. É preciso que a sociedade reflita sobre qual futebol quer para si, para suas famílias, para o presente e para o futuro", disse o presidente Duilio Monteiro Alves.

O clube ainda publicou um vídeo, na voz do MC Hariel e do rapper Ice Blue, em que deixa uma carta ao futebol sem ódio - assista vídeo abaixo.

"O Sport Clube Corinthians Paulista entende que chegou a hora de lutar por um futebol sem ódio. Nos últimos dias, notamos a crescente disseminação de fakenews, postagem de ódio divulgadas nas redes sociais com a intenção de intimidar e oprimir jogadores, dirigentes e suas famílias", diz a voz de Mc Hariel.

"À nação corinthiana, pediremos compreensão pelas nossas medidas futuras. Aceitaremos e respeitaremos as cobranças como sempre, mas não vamos nos calar diante as atitudes de poucos que disseminam o ódio, a violência e a desinformação. A partir de agora, também é parte da nossa luta diária pelo bem do esporte", completa Ice Blue.

O Corinthians ainda informou que mais medidas serão tomadas envolvendo todas as diretorias. O clube destacou que espera que a "imprensa, influenciadores, usuários e empresas de redes sociais também se engajem no necessário debate por um ambiente saudável para a prática, a vivência e a paixão pelo futebol profissional, dentro do espírito esportivo e democrático que guia o Corinthians desde sua fundação".

Confira o vídeo publicado pelo Corinthians

Veja a nota oficial completa divulgada pelo Corinthians

O Sport Club Corinthians Paulista entra nesta sexta-feira (22) em uma das causas mais importantes de seus mais de 111 anos de história. O clube do Parque São Jorge vai se posicionar contra o clima de violência no ambiente do futebol e a disseminação do ódio e das fake news nas redes sociais por meio de um apagão de comunicação. Nenhuma postagem será feita pelas redes sociais do clube e nenhuma ação de comunicação será realizada entre as 10h desta sexta-feira (22) e as 10h da próxima segunda-feira (25).

Esta medida visa a conscientizar a fiel torcida e a sociedade em geral a respeito do discurso de ódio, tornando o debate do futebol especialmente tóxico e chegando ao extremo do risco físico e trauma psicológico para os profissionais do esporte - atletas ou não - e suas famílias.

Além disso, não deixamos de notar que há quem aproveite o estado de permanente indignação para monetizar a repercussão de fake news, seja nas redes sociais ou em parte da imprensa tradicional, como se viu na semana passada, quando a operação de nosso estádio foi acusada de racismo ao cumprir a lei e barrar dois menores desacompanhados que tentavam entrar para assistir a uma partida apresentando ingressos inválidos.

“Não podemos mais permanecer imóveis diante de um contexto que ameaça todos os clubes e jogadores. É preciso que a sociedade reflita sobre qual futebol quer para si, para suas famílias, para o presente e para o futuro”, afirma Duilio Monteiro Alves, presidente do Corinthians.

Recentemente, os jogadores Cássio, Gil, Willian e Paulinho e seus familiares foram expostos a ameaças feitas por torcedores, fato que se repetiu em outros clubes. Esse ódio também se estende a dirigentes, árbitros e jornalistas, o que mostra a urgência de abordar o tema e enfrentar a situação de forma efetiva e abrangente.

Esta primeira medida do Corinthians será seguida por outras que envolverão todas as diretorias e todo o ecossistema do clube, de forma que imprensa, influenciadores, usuários e empresas de redes sociais também se engajem no necessário debate por um ambiente saudável para a prática, a vivência e a paixão pelo futebol profissional, dentro do espírito esportivo e democrático que guia o Corinthians desde sua fundação.

Atenciosamente,

Sport Club Corinthians Paulista.

Veja mais em: Diretoria do Corinthians e Ações de marketing.

Confira mais novidades do Corinthians

247 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Fj
    Fj #453

    Bela atitude do Corinthians. Tem que começar a punir também jornalistas

  • Erick
    Erick Rodrigues #1.929

    Ódio faz parte da sociedade como um todo. Não é exclusividade do futebol. Na internet então, as coisas são piores, as pessoas "se libertam" e mostram seu verdadeiro lado que geralmente escondem no dia a dia. Tempos sombrios irmão.

  • Publicidade

  • Todos os comentários (247)

    George
    George Arciénega #57

    Pois esse rodízio está criando ódio na fiel torcida!

  • JIVALDO
    Jivaldo Viana

    Parabéns pelo atitude que vocês tiveram não fala por que vocês jogadores comissão técnica fizeram para o jogo contra o Palmeiras vocês todos estão de parabéns não fala por que vocês apagaram tudo na rede sociais e quando entram em campo vocês simplesmente não entram em campo deixaram o adversário joga sozinho isso que vocês fizeram foi uma vergonha total parabéns por essa atitude #futebol sem ódio agora faz a outra que tenho certeza que vai dá mais certo # queremos jogadores que tem comprometimento com a camisa do Timão por que esses que estão aí toma três gols e parece que está tudo bem vergonha na cara desses jogadores que não merece vesti a camisa do Timão

  • Joao Marcos Sirillo
    Joao Sirillo

    Isso e mais uma safadeza dos dirigentes, para não se comprometer, quando esses aleijados tomam um cacete...se escondem com edsas conversinhas...tecnico, jogadpres e dirigentes covardes e sa fa dos...

  • Juninho
    Juninho Usa #2.192

    Tem que lutar muito contra isso, e punir também, as autoridades são os maiores responsáveis por todas ameaças e violência, pois não há punição a altura, para que possa inibir essas ações covardes desses bandidos que se acham no direito de fazer o que bem entendem. Se isso continuar, quem vai querer jogar no Corinthians? Recebendo ameaças?

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop