Corinthians 'some' das redes sociais por três dias em campanha contra a violência no futebol
19 mil visualizações 247 comentários Reportar erro
Por Meu Timão
![Corinthians publica carta a um futebol sem ódio e faz apagão nas redes sociais](http://cdn.meutimao.com.br/_upload/noticia/2022/04/22/corinthians-publica-carta-a-um-futebol-sem-odio-y7941w.jpg)
Corinthians publica carta a um futebol sem ódio e faz apagão nas redes sociais
Reprodução/Twitter
Nesta sexta-feira, o Corinthians iniciou uma campanha contra o clima de violência no futebol e a disseminação de ódio e fake news nas redes sociais. A primeira ação do clube foi realizar um apagão em seus perfis oficiais.
Por meio de nota oficial, o clube comunicou que não fará qualquer ação de comunicação nas redes sociais entre às 10h desta sexta-feira e às 10h da próxima segunda-feira, dia 25 de abril - confira a nota completa abaixo.
Nas redes sociais, todos os perfis relacionados ao clube agora contam com a mesma foto. Um fundo preto com a hashtag Futebol Sem Ódio. Além do perfil principal, os perfis do time feminino, do futsal e do basquete também foram alterados.
"Esta medida visa conscientizar a fiel torcida e a sociedade em geral a respeito do discurso de ódio, tornando o debate do futebol especialmente tóxico e chegando ao extremo do risco físico e trauma psicológico para os profissionais do esporte - atletas ou não - e suas famílias", escreveu o clube em trecho da nota.
A campanha adotada pelo Corinthians acontece após ameaças recentes sofridas por quatro jogadores. O goleiro Cássio, o zagueiro Gil, o meia Willian, o volante Paulinho e os familiares dos mesmos foram ameaçados nas redes sociais.
"Não podemos mais permanecer imóveis diante de um contexto que ameaça todos os clubes e jogadores. É preciso que a sociedade reflita sobre qual futebol quer para si, para suas famílias, para o presente e para o futuro", disse o presidente Duilio Monteiro Alves.
O clube ainda publicou um vídeo, na voz do MC Hariel e do rapper Ice Blue, em que deixa uma carta ao futebol sem ódio - assista vídeo abaixo.
"O Sport Clube Corinthians Paulista entende que chegou a hora de lutar por um futebol sem ódio. Nos últimos dias, notamos a crescente disseminação de fakenews, postagem de ódio divulgadas nas redes sociais com a intenção de intimidar e oprimir jogadores, dirigentes e suas famílias", diz a voz de Mc Hariel.
"À nação corinthiana, pediremos compreensão pelas nossas medidas futuras. Aceitaremos e respeitaremos as cobranças como sempre, mas não vamos nos calar diante as atitudes de poucos que disseminam o ódio, a violência e a desinformação. A partir de agora, também é parte da nossa luta diária pelo bem do esporte", completa Ice Blue.
O Corinthians ainda informou que mais medidas serão tomadas envolvendo todas as diretorias. O clube destacou que espera que a "imprensa, influenciadores, usuários e empresas de redes sociais também se engajem no necessário debate por um ambiente saudável para a prática, a vivência e a paixão pelo futebol profissional, dentro do espírito esportivo e democrático que guia o Corinthians desde sua fundação".
Confira o vídeo publicado pelo Corinthians
#FutebolSemÓdio. pic.twitter.com/zwI4NBbAmu
— Corinthians (@Corinthians) April 22, 2022
Veja a nota oficial completa divulgada pelo Corinthians
O Sport Club Corinthians Paulista entra nesta sexta-feira (22) em uma das causas mais importantes de seus mais de 111 anos de história. O clube do Parque São Jorge vai se posicionar contra o clima de violência no ambiente do futebol e a disseminação do ódio e das fake news nas redes sociais por meio de um apagão de comunicação. Nenhuma postagem será feita pelas redes sociais do clube e nenhuma ação de comunicação será realizada entre as 10h desta sexta-feira (22) e as 10h da próxima segunda-feira (25).
Esta medida visa a conscientizar a fiel torcida e a sociedade em geral a respeito do discurso de ódio, tornando o debate do futebol especialmente tóxico e chegando ao extremo do risco físico e trauma psicológico para os profissionais do esporte - atletas ou não - e suas famílias.
Além disso, não deixamos de notar que há quem aproveite o estado de permanente indignação para monetizar a repercussão de fake news, seja nas redes sociais ou em parte da imprensa tradicional, como se viu na semana passada, quando a operação de nosso estádio foi acusada de racismo ao cumprir a lei e barrar dois menores desacompanhados que tentavam entrar para assistir a uma partida apresentando ingressos inválidos.
“Não podemos mais permanecer imóveis diante de um contexto que ameaça todos os clubes e jogadores. É preciso que a sociedade reflita sobre qual futebol quer para si, para suas famílias, para o presente e para o futuro”, afirma Duilio Monteiro Alves, presidente do Corinthians.
Recentemente, os jogadores Cássio, Gil, Willian e Paulinho e seus familiares foram expostos a ameaças feitas por torcedores, fato que se repetiu em outros clubes. Esse ódio também se estende a dirigentes, árbitros e jornalistas, o que mostra a urgência de abordar o tema e enfrentar a situação de forma efetiva e abrangente.
Esta primeira medida do Corinthians será seguida por outras que envolverão todas as diretorias e todo o ecossistema do clube, de forma que imprensa, influenciadores, usuários e empresas de redes sociais também se engajem no necessário debate por um ambiente saudável para a prática, a vivência e a paixão pelo futebol profissional, dentro do espírito esportivo e democrático que guia o Corinthians desde sua fundação.
Atenciosamente,
Sport Club Corinthians Paulista.