Meu Timão

Entrar

Arthur Elias reclama de calendário em aberto do futebol feminino e planeja 2023 do Corinthians

Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians

2.1K 25

Bagunçado

Arthur Elias reclama de calendário em aberto do futebol feminino e planeja 2023 do Corinthians

Por Mateus Pinheiro, Julia Raya e Maria Beatriz Teves

visualizações 2.1K comentários 25 7

O Corinthians segue disputando o Campeonato Paulista Feminino de olho na classificação ao mata-mata, mas também tenta projetar a próxima temporada após o insucesso na Libertadores. O treinador Arthur Elias, que ainda não definiu sua permanência e os próximos passos na carreira, desabafou contra o calendário da modalidade e a organização dos órgãos competentes.

Diferente do que ocorre no masculino com naturalidade, os dirigentes e comissão técnica do time feminino ainda não têm noção do calendário de competições em 2023. Tanto Federação Paulista (FPF), quanto a Confederação Brasileira (CBF) não divulgaram ainda definições ou bases para os torneios.

"Em relação a projeção da pré temporada, tecnicamente fica difícil da gente trabalhar sem saber o calendário do próximo ano. Calendário de competições ainda não foi divulgado pela CBF, pela Federação Paulista, só temos a data da Libertadores que será na Colombia, nesse período que vem acontecendo nos últimos anos, mas é uma dificuldade pois não tendo o calendário das competições, as jogadoras precisam de férias. O que sabemos é que o Campeonato Paulista vai até o dia 21 de dezembro e depois disso precisamos programar o período de férias onde elas também precisam se reapresentar para estarem minimamente preparadas para disputar a Supercopa, que sabemos ‘de boca’ que tem início em fevereiro, uma competição mata-mata, difícil, com grandes clubes e onde esse ano eu vi que boa parte das equipes não chegaram tão preparadas pra essa competição", iniciou o desabafo em entrevista coletiva o treinador do Corinthians.

Mesmo antes de encerrar a temporada, o técnico Arthur Elias volta a reclamar da organização dos campeonatos. Em outra oportunidade, o treinador chegou a ter suas falas censuradas em transmissão da Federação Paulista de Futebol.

"Acho que especialmente os campeonatos regionais poderiam ter mais jogos no primeiro semestre, esse ano ficou bastante condensado no segundo semestre, assim como a Libertadores e a fase decisiva do Brasileiro, mas acho que essa é uma pergunta que deveria ser feita para as entidades, de não se divulgar o calendário antes, essa organização ser anterior, ainda que existam os acordos comerciais que estão aumentando no futebol feminino e são muito importantes para o desenvolvimento, mas essa organização também é fundamental para os clubes se organizarem e o futebol feminino se desenvolver cada vez mais rápido e melhor aqui no nosso país", seguiu.

O futebol brasileiro vive um momento de expectativa com a criação de duas ligas separadas com o mesmo objetivo de organização de campeonatos, patrocínios e premiações com maior independência dos clubes. O assunto, no entanto, não foi debatido no âmbito do futebol feminino.

"A gente vê várias reuniões acontecendo, uma tendência de ter uma Liga no futebol masculino profissional e também acho que é uma pergunta que vocês jornalistas devem fazer para as entidades, para os presidentes de clubes. Qual é o plano para o futebol feminino em relação a Libra, da Liga, que tivemos uma boa notícia em relação a comercialização, valorização do nosso futebol, mas aonde entra o futebol feminino nisso? Então acho que são situações que a gente ainda não teve uma melhora e sempre que eu cobro, me posiciono de forma mais firme é justamente nesses casos que são recorrentes. Não vemos mudança em pautas tão importantes para organização dos clubes", reclamou Arthur.

Mesmo que sem definição de permanência, Arthur Elias foca os esforços no final da temporada atual e já planeja a próxima. O Corinthians perdeu na Libertadores pela primeira vez em 2022 - ainda em duas oportunidades, uma que sacramentou a eliminação.

"O primeiro foco no momento é a gente conseguir uma recuperação no Campeonato Paulista e consequentemente a nossa classificação. A gente sabe que a situação não é fácil, ela é difícil por não depender só de nós, mas o foco está em trabalhar para colocar o Corinthians na semifinal do Paulista", garantiu o treinador.

Sem a classificação garantida pelo Corinthians no Paulistão, a temporada de 2022 pode ficar marcada como a de menos títulos da equipe desde 2017.

"Obviamente já temos situações planejadas para o próximo ano, acho que isso é fundamental. Não fazer exatamente diferente, pois fazemos isso todos os anos, mas a gente ter uma renovação em alguns setores da equipe, isso vai acontecer, vão chegar novas jogadoras, a equipe precisa disso nesse momento e a gente conseguir corresponder melhor em campo em todas as competições. Houve um momento difícil no Brasileiro, mas acho que ali tivemos problemas por lesão. Mas foi um ano que conseguimos dois títulos, a Supercopa e o Brasileiro, dois títulos nacionais", relembrou Arthur.

A eliminação na Libertadores do Corinthians foi histórica de maneira negativa. A competição ainda teve gosto mais amargo com a vitória do maior rival, Palmeiras.

"O que saiu bastante da curva foi a atuação na Libertadores, onde a equipe fez uma competição muito infeliz, muito abaixo nesse quesito precisamos reavaliar situações para que o próximo ano a gente possa jogar essa competição de uma maneira melhor que fizemos este ano. Da minha parte eu sempre penso em fazer o melhor para o clube, montar o melhor grupo, ter a melhor condição de profissionais, staff, de tudo que precisamos para preparar a equipe, mas são decisões que ainda estamos tomando e vai se estender mais um mês pelo menos, para que a gente entre forte em 2023, lembrando que ainda temos a disputa do Paulista que é a nossa prioridade agora", revelou Arthur Elias.

O Corinthians volta a campo na próxima quarta-feira, contra o Santos, pelo Campeonato Paulista.

Veja mais em: Arthur Elias, Corinthians Feminino, Arthur Elias e Corinthians Feminino.

Confira mais novidades do Corinthians

25 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    leomar
    Leomar Freitas #3.356

    O planejamento esse ano foi muito mal feito.. Saíram várias atletas titulares e não teve reposição a altura..
    Machucaram muitas e o elenco ficou limitado, diferentes das últimas temporadas.. Isso se chama planejamento mal feitos..

  • Vanessa
    Vanessa Silva #11

    Acho que ele não quer ficar espero estar errada mas é o que parece esse ano montou mal o time contratou mal dispensou mal na Libertadores tomou decisões equivocadas nada contra Paty e grazi mas devia ter levado Natacha e Salazar ou Mariza acho que tem que pensa melhor esse ano pra não fazer o msm que fez o an passado e dispensa errado e contratar pior Ainda

  • Todos os comentários (25)

    jackson oliveira
    Jackson Oliveira

    Mas questões no só corinthans percebemos modalidade ser movimenta para menos depende do masculino por horario são questãoes de emisssora.

  • jackson oliveira
    Jackson Oliveira

    E novembro ou dezembro final de copa

  • jackson oliveira
    Jackson Oliveira

    Acredito ideal para brasileiro futebol temos seja algo distruibidos nessa linha. E com volta da Copa do Brasil da modalidade

    Fevereiro - supercopa

    Março a outubro - A 1 brasileiro (de preferencia em pontos corridos nem dimuniar para 14 clubes) 26 rodadas

    Estaduais e possivalente : de junho a novembro (16 datas)

    Libertadores : convence a conmebol a colocar no meio da temporada asim todos terá seus classificado no ano anterior. (entre junho - agosto)

    Copa do Brasil : 52 clubes (2 fase em jogo único, a final também)

    1 fase : abril / maio

    2 fase : junho / julho

    Oitavas

    Ida e volta : agostp

    Quartas;

    Ida e volta : setembro

    Semifinais

    Ida e volta : outubro

    Final

    único;

  • jackson oliveira
    Jackson Oliveira

    Primeiro pontos calendario da modalidade e não bem definidos sim fato Libertadores ser sede única não distribuida ao longo do ano atrapalha também pois deixa fim de temporada muito cheios de jogos, os estaduais da modalidade tem começar mais cedo terminar no máximo em outubro no estados maiores. E ele fala de liga acredito caminho principalmente por da 1 divisão são 16 temos número quase ideal.

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop