Meu Timão

Entrar

A Procuradoria do STJD arquivou a denúncia de cantos homofóbicos no Fla-Flu que aconteceu ao início de novembro

Jhony Inacio / Meu Timão

7.1K 163

Caso arquivado

STJD arquiva denúncia de cantos homofóbicos em clássico no Rio; Corinthians segue sendo único punido

Por Meu Timão

visualizações 7.1K comentários 163 79

A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) arquivou a notícia de infração contra o Flamengo no clássico contra o Fluminense no início de novembro. Segundo a assessoria do STJD, o caso foi arquivado pois a ONG que denunciou, o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, não é jurisdicionado no tribunal desportivo.

O coletivo havia feito a denúncia em cima do vídeo publicado por Vitor Chicarolli, repórter do Meu Timão , que registrou a torcida flamenguista cantando: "Que palhaçada, esse pó de arroz... Tricolor vi***, passa maquiagem e dá o c* depois" - veja a gravação abaixo. Vale destacar que Wilton Pereira Sampaio, árbitro da partida, não colocou na súmula os cânticos.

O artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva indica penalidades em casos de discriminação por etnia, raça, cor, sexo, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência. A multa varia de R$ 100,00 a R$ 100.000,00 e, dependendo da gravidade, a equipe pode perder os pontos da partida, além de sanções aos envolvidos. O código também prevê penas do artigo 170, incluindo perda de mando de campo.

No Brasil estão ocorrendo diversos casos de homofobia em 2023 assim como esse do Flamengo. No entanto, o Corinthians foi o único punido com a perda de campo. O caso ocorreu em maio, em uma partida contra o São Paulo. O árbitro Bruno Arleu de Araújo acabou paralisando a partida por causa da torcida entoar gritos homofóbicos aos atletas são-paulinos e relatou na súmula na sequência. Após julgamento do STJD, o Timão foi obrigado a fazer uma partida na Neo Química Arena sem presença de público. Essa é, até hoje, a maior punição já sofrida por um clube para esses casos.

Outras equipes que praticaram esses atos, inclusive contra jogadores do Corinthians , apenas tiveram que pagar multa ou realizarem ações de combate contra a LGBTfobia.

Confira o vídeo da torcida do Flamengo sendo homofóbica no Maracanã

Veja mais em: Torcida do Corinthians, STJD e Campeonato Brasileiro.

Confira mais novidades do Corinthians

163 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop