Meu Timão

Entrar

João Pedro Tchoca e Ryan estão fazendo suas últimas competições como atletas da base do Corinthians

Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians

3.1K 14

Geração 2003

Quarteto se despede da base do Corinthians ao fim da Copinha; entenda a situação de cada um

Por Victor Godoy e Gustavo Lima

visualizações 3.1K comentários 14 3

Ao todo, quatro atletas se despedem da base do Corinthians ao fim da Copinha por estourarem a idade para atuarem nos times de juniores - a geração 2003. Desses, dois têm idas encaminhadas ao profissional, enquanto os demais vivem dúvida.

O zagueiro João Pedro Tchoca já vinha treinando com o time profissional na reta final de 2023 - tanto é que não estava na pré-lista do Corinthians para a Copinha . Portanto, deve voltar a integrar o elenco de Mano Menezes e buscar conquistar sua chance durante o Paulista. Seu contrato com o Timão vai até março de 2025.

Outro que deve caminhar para o time principal é o volante Ryan. O meio-campista acumulou alguns jogos no profissional em 2023, mas acabou perdendo espaço principalmente pela confusão gerada no jogo contra o Universitario, do Peru, pela Sul-Americana. Em meio à tensão do confronto, o atleta marcou seu primeiro gol no time dos mais velhos, tirou a camisa e a mostrou para os torcedores peruanos, provocando a ira da equipe adversária. A atitude, apesar de repercutir bem entre a torcida, não foi bem vista dentro do clube. Ainda assim, o jogador teve seu contrato renovado até julho de 2026 . Ou seja, em um primeiro momento deve participar do profissional, mas sem permanência garantida para o resto de 2024.

A primeira dúvida em relação a uma possível promoção é Arthur Sousa. O centroavante foi artilheiro do Sub-20 em 2022 e 2023, mas teve uma notória queda de rendimento. Isso também fez com que fosse menos observado pelo time profissional. Ao mesmo tempo, viu Felipe Augusto ser promovido e ter certo destaque e Giovane cair nas graças de Mano Menezes. Chegou a receber propostas mal sucedidas, permanecendo no Parque São Jorge. Com a venda de Felipe, pode voltar a ser observado, mas também não tem permanência garantida para 2024. Seu vínculo com o clube vai até 2025.

Higor e Arthur Sousa foram titulares no Sub-20 ao longo de 2023, mas sem chamar atenção do time profissional

Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians

Por fim, Higor é quem tem a situação mais delicada. O ponta tem a confiança de Danilo e foi titular durante toda a temporada de 2023, chegando a fazer bons jogos. No entanto, o Corinthians entende que é um atleta sem tanta projeção para o futuro. Até por isso seu contrato foi renovado apenas até o fim de 2024 . Com isso, deve ser liberado para procurar outro clube ao fim da Copinha, a não ser que tenha um desempenho excelente a ponto de fazer a nova diretoria e Mano Menezes repensarem.

Todos, vale destacar, já chegaram a utilizar a braçadeira de capitão no Sub-20 ao longo da última temporada, principalmente Tchoca e Ryan.

"Teste de fogo" para Chicão em novo cargo no Corinthians

Chicão estará estreando como "coordenador técnico" do Corinthians em 2024

Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Em meio a essas decisões acerca do futuro desses atletas, Chicão estará estreando no Corinthians em sua nova função como coordenador na transição de jogadores entre base e profissional. O agora dirigente terá seu primeiro teste na função ao decidir, ao lado da comissão de Mano Menezes, sobre o que fazer com o quarteto.

Ao mesmo tempo, terá participação no trabalho de reformulação da base do Corinthians. Augusto Melo definiu que começará o processo ao fim da Copinha .

O Corinthians estreia na competição dia 3 de janeiro, contra o Ji-Paraná, de Rondônia. No Grupo 10 do torneio, sediado em Marília, no interior paulista, também enfrenta na primeira fase o Bangu, do Rio de Janeiro, e o time da casa. A Copinha está prevista para chegar ao fim dia 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo.

Veja mais em: Base do Corinthians, Corinthians Sub-20 e Copinha.

Confira mais novidades do Corinthians

14 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop