Meu Timão

Entrar

Raio-x da Sul-Americana: conheça o Racing, adversário do Corinthians

Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

2.8K 24

De olho no adversário!

Raio-x da Sul-Americana: conheça o Racing, adversário do Corinthians na fase de grupos

visualizações 2.8K comentários 24 4

Em sorteio realizado pela Conmebol, na última segunda-feira, o Corinthians conheceu os rivais que irá enfrentar na fase de grupos da Sul-Americana . Um deles é o Racing, do Uruguai, que já possui um histórico de confrontos com o Timão.

O clube uruguaio volta a disputar um torneio continental, o que não acontecia desde 2010, justamente quando encarou o clube alvinegro na Libertadores. Atualmente, o Racing é dirigido por um ex-jogador e conta, inclusive, com uma parceria com um clube europeu.

Para que a Fiel se ambiente com adversário do Corinthians na Sul-Americana, o Meu Timão preparou um raio-X da equipe uruguaia. Confira abaixo!

Racing Club de Montevideo

História

O Racing Club de Montevideo foi fundado no dia 6 de abril de 1919. Carrega em seus uniformes as cores verde e branco, graças a antiga estação de San Martín e Guadalupe. No momento de sua criação, foi chamado Yuyito FC e Guaycurú. No entanto, com a inspiração do tradicional clube argentino, foi definido o nome de Racing.

Os torcedores são conhecidos como "cervejeiros", já que um dos primeiros estádios do clube ficava localizado perto de uma famosa cervejaria. Manda seus jogos no Estádio Parque Osvaldo Roberto, mas, por causa das normas da Conmebol, costuma sediar os jogos de competições continentais em outros estádios da capital uruguaia.

Divulgação / Racing Club de Montevideo

Presidente conhecido e parceria com gigante europeu

Atualmente, o Racing tem um ex-jogador como presidente: o argentino Fernando Cavenaghi, que passou por clubes da Europa, além de Internacional e River Plate. Na equipe da Argentina, inclusive, conquistou a Libertadores, a própria Copa Sul-Americana, entre outros títulos.

Foi com Cavenaghi no comando, que o Racing firmou parceria com o Bayern de Munique, da Alemanha. O clube uruguaio é administrado pela Red&Gold Football, empresa fundada em 2023 pelo clube alemão e que também administra o Los Angeles FC, equipe dos Estados Unidos.

O Bayern de Munique escolheu o Uruguai para se instalar e montar um centro logístico para formação e contratação de atletas. Com a captação, a ideia do clube alemão é projetar os jogadores nas competições sul-americanas e nacionais.

Divulgação / River Plate

Atual momento

O Racing encara uma crescente após anos de dificuldade. Em 2019 acabou rebaixado para a segunda divisão uruguaia e, por lá, permaneceu até 2022, quando conseguiu se sagrar campeão e retornar ao principal torneio nacional.

Em 2023, primeiro ano após o retorno a elite, o Racing surpreendeu e apareceu na sexta colocação da classificação geral, juntando Apertura, Clausura e Intermedio, as três etapas do campeonato uruguaio. Com a posição final, o clube garantiu vaga na primeira fase da Sul-Americana 2024.

Nessa etapa, o Racing encarou o Cerro Largo, também do Uruguai, e saiu vencedor por 1 a 0, em jogo único. Dessa forma, o clube uruguaio se classificou para a fase de grupos e caiu na chave do Corinthians.

Na temporada, além do jogo já citado pela Sul-Americana, foram disputadas outras cinco partidas pelo campeonato uruguaio. Nesses compromissos, o Racing conta com o retrospecto de três derrotas, duas vitórias e um empate. No recorte geral, são três vitórias, três derrotas e um empate, em sete confrontos na temporada.

Divulgação / Racing Club de Montevideo

Velho conhecido

Corinthians e Racing já se enfrentaram em duas oportunidades, ambas pela fase de grupos da Libertadores de 2010. O Timão guarda boas lembranças contra o adversário, já que venceu os dois confrontos.

No Brasil, o Timão bateu o adversário por 2 a 1. A escalação de Mano Menezes foi: Felipe; Alessandro (Jucilei), Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Elias, Tcheco e Jorge Henrique (Dentinho); Defederico (Souza) e Ronaldo. Os gols foram de Elias, virando o placar após um gol com segundos de jogo do adversário, marcado por Cauteruccio.

No Uruguai, o triunfo veio de forma mais tranquila, por 2 a 0. A escalação de Mano Menezes foi: Julio Cesar; Moacir, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Danilo (Paulo André); Dentinho (Iarley) e Ronaldo (Jorge Henrique). Os gols foram de Dentinho e Elias.

Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

Veja mais em: Corinthians x Racing e Copa Sul-Americana.

Confira mais novidades do Corinthians

24 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop