Meu Timão

Entrar

Árbitro Yuri Elino durante jogo do Corinthians

Danilo Fernandes/Meu Timão

4.5K 85

Fazia tempo

Corinthians tem jogo com mais cartões desde 'chilique histórico' de Gobbi no Equador

visualizações 4.5K comentários 85 0

O Corinthians voltou a receber oito cartões em uma única partida no empate sem gols contra o Atlético-MG, na estreia do Campeonato Brasileiro , pela primeira vez desde 2012. Em ambos os jogos, separados entre si por 12 anos, o principal pilar das advertências foi a arbitragem.

A última vez que isso aconteceu foi ainda durante a campanha que terminou com o título inédito do Corinthians na Conmebol Libertadores. Na partida de ida das oitavas de final da competição continental, contra o Emelec (EQU) , em Guayaquil, Chicão, Leandro Castán, Willian, Emerson, Edenílson, Danilo e Jorge Henrique, este último com dois amarelos e, consequentemente, uma expulsão, receberam cartões. Aquele jogo também terminou em um empate sem gols.

No domingo, dentro da Neo Química Arena, o Corinthians viu oito de seus atletas serem advertidos pelo árbitro Yuri Elino. Em ordem, Ángel Romero, Raniele, Fagner, Yuri Alberto, Matheuzinho, Hugo e Maycon, em campo, além de Carlos Miguel, que ficou no banco de reservas, receberam cartões amarelos ao longo do tempo regulamentar da partida.

As estatísticas, porém, levam em consideração apenas os jogadores, mas não membros da comissão técnica. Se contassem também com técnicos e auxiliares, o número do Corinthians poderia ter sido maior, já que António Oliveira acabou expulso ao fim da partida por reclamação com dois cartões amarelos.

Ainda em 2012, chamou a atenção a disparidade de advertências recebidas pelo Corinthians, já que, em um único jogo, o time superou os números de cartões tomados em toda a fase de grupos da Libertadores daquele ano. Até aquele momento, a equipe, ainda comandada por Tite, havia tomado apenas sete cartões amarelos nos seis jogos da etapa inicial, mas foi surpreendida pelas marcações nas oitavas.

Além dos placares idênticos, outro ponto que conecta as duas partidas são as reclamações contra a arbitragem. Em 2012, Tite chegou a dizer que, ao longo de todos os seus anos disputando Libertadores, nunca tinha visto atitudes como aquelas por parte da arbitragem. Depois de 12 anos, António Oliveira também não poupou palavras para definir o trabalho de Yuri Elino, e disse que o juiz parecia querer compensar marcações ao longo da partida.

Vale ressaltar, porém, que o Corinthians assumiu nos últimos anos uma postura de poucos cartões nas competições que disputa. Em 2023, por exemplo, o Timão conquistou o troféu Djalma Santos, no Campeonato Paulista, e o prêmio Fair Play no Brasileirão, que celebram as equipes que menos cometem faltas ao longo das competições.

Veja mais em: Corinthians x Atlético-MG, Corinthians x Emelec, Campeonato Brasileiro, Libertadores da América, António Oliveira e Tite.

Confira mais novidades do Corinthians

85 Comentários Comentar >

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop