Em meio ao início da Copinha, neste sábado, o Corinthians tem duas situações contratuais particulares para decidir logo após a competição. O lateral Caio Garcez e o volante Messias são os únicos do elenco Sub-20 emprestados ao clube.
Claudinei Alves, diretor das categorias de base do Timão, explicou os moldes de cada vínculo em entrevista coletiva no CT Joaquim Grava. Apesar de, a princípio, esquecer os nomes, Claudinei esclareceu a opção de compra em ambos os acordos, sem a necessidade de uma negociação definitiva.
"Quais jogadores que têm contrato (encerrando)? Garcez, Messias... Ele (Messias) veio com empréstimo com opção de compra. Então, o Corinthians pode ou não ficar com o jogador, mas ele está segurado com a gente. O outro caso é o Garcez, que é o nosso zagueiro. Ele também, o contrato dele vence dia 15 de fevereiro, mas é um contrato amarrado com valores, então não tem risco nenhum. O Corinthians tem a prioridade na ação de compra de jogador. Então só esses dois casos. O resto, nós trabalhamos aí, o Alex (Brasil) trabalhou muito bem nisso junto com um pessoal nosso, e foram todos renovados, estendidos os contratos", afirmou.
Dentre a dupla, apenas Garcez está na lista de 30 inscritos para o principal torneio de base. O lateral, que deve ser titular como zagueiro, chegou em março ao Parque São Jorge por empréstimo do União Suzano e assinou até 28 de fevereiro de 2025, segundo consta o sistema da Federação Paulista de Futebol (FPF). O jogador, de 20 anos, retomou espaço no fim do ano passado e terminou com 14 jogos (12 como titular).
Messias, por sua vez, foi contratado em março, após destaque na Copinha pelo Novorizontino, que foi derrotado pelo Corinthians nas semifinais . Também com 20 anos, o meio-campista, com vínculo até 31 de janeiro, não teve muito espaço durante a temporada, com 12 aparições e apenas duas como titular. A tendência é que não siga no Parque São Jorge.
Com a presença na Copinha, Caio Garcez pode ganhar uma sobrevida no clube, embora esteja em seu último ano na base, já que nasceu em 2004 e completa 21 anos em 6 de julho. Alex Brasil, executivo da base alvinegra, avaliou o trabalho feito pelo departamento nas renovações, sem indica uma possível compra em definitivo da dupla.
"A gente pode garantir que muitos desses atletas jovens, que a gente fez esse planejamento em conjunto, todos os departamentos para fazer essa lista final, existe essa preocupação dos atletas com os contratos que estavam terminando. Nós viemos renovando isso. Claro que tem um ou outro que a gente tem conversado com seus procuradores para que esse vínculo seja estendido e traga essa segurança para o clube. É isso que a gente vem fazendo, juntamente todo o departamento. Mas essa questão eu posso deixar assegurado que o Corinthians está seguro com os contratos dos seus atletas", afirmou.
Caio e Messias integram a lista de 56 contratações feitas somados Sub-17 e Sub-20 em 2024. Na lista final da Copinha, que começa para o Timão neste sábado, às 21h30, contra o Gazin Porto Velho, apenas oito nomes são formados por reforços .