Meu Timão Entrar
Súmula do Majestoso não contou com registros dos cânticos homofóbicos

Súmula do Majestoso não contou com registros dos cânticos homofóbicos

Divulgação / São Paulo FC

11K 155

Ignorados

Torcida do São Paulo repete cânticos homofóbicos em derrota do Corinthians; súmula passa em branco

Por Meu Timão

visualizações 11K comentários 155 30

A derrota do Corinthians para o São Paulo, no último sábado, contou com mais um episódio lamentável fora dos gramados. A torcida do rival voltou a entoar cânticos homofóbicos durante o Majestoso no Morumbis.

Em registro que circula nas redes sociais, é possível ouvir diversos torcedores clamando trechos da música preconceituosa originada do hit argentino "Decime que se siente", com referências homofóbicas a ex-jogadores do Timão. Os cânticos ocorreram ainda com a bola rolando - veja o vídeo abaixo.

Na súmula do jogo, porém, nada foi relatado. De acordo com a Rádio Bandeirantes, o árbitro Anderson Daronco alegou não ter ouvido os cânticos dos torcedores do São Paulo. Os únicos registros foram a expulsão do preparador de goleiros do Corinthians, Marcelo Carpes , e a invasão de um torcedor do São Paulo aos 20 minutos do segundo tempo.

A situação, vale lembrar, não é incomum. No Majestoso de setembro do ano passado, disputado em Brasília, a torcida adversária também bradou os gritos discriminatórios . Assim como no último clássico, a arbitragem, naquela oportunidade conduzida por Rafael Rodrigo Klein, não relatou na súmula .

Em abril deste ano, o atacante Romero foi alvo de gritos homofóbicos por parte da torcida do Palmeiras, que acabou sendo punido apenas com multa pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) , justamente através de um adendo na súmula, feito no dia seguinte — o mesmo ainda pode ocorrer, caso Daronco faça um adendo até 48 horas após o jogo.

O Corinthians, vale lembrar, chegou a jogar uma partida do Brasileirão de 2023 com portões fechados na Neo Química Arena devido aos cânticos num Majestoso .

Quais são as punições?

O artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva indica penalidades em casos de discriminação por etnia, raça, cor, sexo, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência. A multa varia de R$ 100,00 a R$ 100.000,00 e, dependendo da gravidade, a equipe pode perder os pontos da partida, além de sanções aos envolvidos. O código também prevê penas do artigo 170, incluindo perda de mando de campo.

Nesta semana, o STJD, pela primeira vez, puniu uma equipe com perda de pontos no futebol brasileiro. O colegiado retirou os pontos do Maracanã na vitória sobre o Iguatu, pela Série D, por conta dos cantos homofóbicos vindos da arquibancada, que foram relatados em súmula.

Sinalizadores também passaram despercebidos

Durante o Majestoso, a torcida do São Paulo também acendeu sinalizadores após os gols da equipe, mas o episódio também não foi registrado na súmula pela arbitragem. A situação chamou atenção a ponto de o próprio clube mandante exibir um aviso no telão do estádio, pedindo para que os torcedores não voltassem a acendê-los.

Veja mais em: Majestoso, Corinthians x São Paulo e Campeonato Brasileiro.

Confira mais novidades do Corinthians

155 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop