Venha fazer parte da KTO
x
Pênalti para o Corinthians: dois pesos, uma medida
Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

ver detalhes

Pênalti para o Corinthians: dois pesos, uma medida

Coluna da Ana Paula Araújo

Opinião de Ana Paula Araújo

4.4 mil visualizações 86 comentários Comunicar erro

Pênalti para o Corinthians: dois pesos, uma medida

Elenco do Corinthians se revolta contra o árbitro no jogo diante o América Mineiro

Foto: Danilo Fernandes/ Meu Timão

Nós que compomos a equipe do Meu Timão, enquanto profissionais, temos que tomar cuidado para que não deixemos nosso lado passional afetar o trabalho. De modo que analisar sem o famoso clubismo - embora sempre que justo, defendendo o Corinthians - é fundamental para idoneidade de quem leva a informação até vocês. Entretanto, há situações em que não tem como não nos posicionar, principalmente quando se escreve numa coluna, que é essencialmente opinativa.

Antes de começar, quero deixar claro que não estou colocando em xeque o caráter e profissionalismo de nenhum dos especialistas que trabalham nas transmissões dos jogos do Timão e muito menos dos árbitros de futebol. Ressalto ainda que sei o quanto é difícil emitir opinião e tomar decisões em meio a uma atividade tão inflamada como o futebol.

Dito isso, vamos aos fatos.

Corinthians x América-MG

Juiz: Wagner do Nascimento Magalhães

Jogador do América-MG lança a bola na área, Piton de costas faz o movimento de virar e o braço abre, naturalmente, mas a bola bate na mão do jogador, e é assinalado o pênalti.

penalti piton

Reprodução/TV Globo

A interpretação do comentarista Sálvio Spínola foi essa:

– A bola bate no braço do Piton porque ele faz movimento de correr e o movimento adicional, abrindo o braço. A regra da mão na bola é uma regra chata, mas tem de ser marcada. Ele não teve a precaução. A bola estava em disputa, ele faz o movimento do braço indo ao encontro da bola.

Coritiba x Corinthians

Juiz: Leandro Pedro Vuaden

Lucas Piton vira e chuta a bola que bate na mão do jogador do Coritiba, o árbitro consulta o VAR e assinala o pênalti.

Reprodução/ TV Globo

Reprodução/ TV Globo

O mesmo comentarista, Sálvio Spínola analisou o lance:

– A distância é muito curta. Para mim, vejo um movimento natural, não vejo movimento de bloqueio. E tem a disputa, o braço está baixo, não está acima do ombro. Há a orientação de que, se é bloqueio, tem que marcar. Mas, para mim tem disputa e o movimento de corrida. Eu não marcaria.

A regra atual diz que se o jogador amplia seu movimento não natural, é infração. A partir disso, quero pontuar algumas coisas.

Primeiro a falta de critério por parte de quem analisa e comenta a arbitragem no Brasil. Qual a diferença dos lances? Para mim, ambos partem da mesma premissa: o movimento natural do corpo. Então por que um é pênalti (contra o Corinthians) e outro não (a favor do Corinthians)?

Segundo e muito pior, a falta de consonância por parte da arbitragem. Se todos recebem a mesma orientação, estão apitando sob as mesmas regras, por que tantas diferenças? Se há dúvidas, o VAR está aí para saná-las. Não posso crer que vendo num vídeo, com imagem congelada, poder de "rebobinar a fita", não consigam chegar a denominador comum.

Falta o que para os árbitros? Treino? A sonhada profissionalização?

No jogo entre Cuiabá e Grêmio, pela Copa do Brasil, teve um lance parecido com esses dois que já citei e que não foi marcado penalidade.

Reprodução/ Twttter Cuiabá

Reprodução/ Twttter Cuiabá

São situações grotescas e sem lógica. Fica difícil assistir aos jogos sem se irritar, de verdade.

E pior ainda é que se o equívoco acontece contra o Timão ele parece ser abafado, mas se é a favor, toma uma proporção gigantesca. Criam até frases virais em nome de tentar avacalhar o clube.

E não é justo que o Corinthians pague por profissionais mal preparados. No fim das contas, o time leva a fama pela incompetência alheia, e quem errou de verdade fica tranquilo e livre para seguir prestando desserviços pelos gramados afora.

E, para finalizar, quero deixar minha interpretação sobre os lances nos jogos contra o América e Coritiba: não foi pênalti em nenhum.

Veja mais em: Campeonato Brasileiro.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Ana Paula Araújo

Por Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

O que você achou do post da Ana Paula Araújo?

  • Comentários mais curtidos

    Fabio
    Foto do perfil de Fabio

    Ranking: 237º

    Fabio 5079 comentários

    @timoroxo em

    Boa matéria, nitidamente o Sálvio Espíndola tem alguma coisa contra o Corinthians, esse não é o único exemplo em que ele faz a interpretação de um lance contra o Timão é quando o mesmo caso acontece a nosso favor, ele muda de opinião

  • Benja
    Foto do perfil de Benja

    Ranking: 4335º

    Benja 483 comentários

    @benja.narigudo em

    O casa pequena ontem falou uma coisa que eu concordo: a FIFA tem que distribuir vários manuais pra interpretação da arbitragem ser a mesma. No jogo contra o América, o juiz nem sequer foi ver o var.
    Acho que o casa deu uma "espetada" no Salvio Espíndola. Kkkk.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Antonio
    Foto do perfil de Antonio

    Ranking: 84º

    Antonio 9800 comentários

    86º. @antonio.godoy.junior em

    Falou tudo em sua matéria Ana Paula tenho a mesma opinião e canso se escrever o VAR é uma ótima ferramenta para acabar com a maior parte dos equívocos e erros o problema é que são mal operados por Árbitros mal preparados e digo sim mal intencionados foram vários jogos com lances a favor não assinalados, contra o Grêmio jogador deveria ter sido expulso com dois amarelos seguidos antes do nosso jogador ser expulso são critérios diferentes quando lhes interessa

  • Giba
    Foto do perfil de Giba

    Ranking: 3756º

    Giba 567 comentários

    85º. @giba.sccp em

    Na minha opinião eles têm medo de marcar pênaltis para o Timão. Porque no dia seguinte serão executados pelos antis. Então na dúvida, contra o Timão. E aquela história que um determinado cabeção inventou de apito amigo.

  • Anderson
    Foto do perfil de Anderson

    Ranking: 2296º

    Anderson 917 comentários

    84º. @anderson.leandro em

    Brilhante...

    Parabéns... Sem desmerecer os demais, você é uma das melhores Cronistas esportivas que temos, e não só do MT.

    Para ser sucinta, você citou apenas dois casos, mas tenho reparado inúmeros outros casos semelhantes entre os tais "analistas de arbitragem"...

    É impressionante!

    Os tais comentaristas de arbitragem eram ruins quando apitavam, e pasmem, conseguem ser ainda piores agora, tendo todo o conforto e tecnologia dos Studios da Globo...

    Tendenciosos ou muito ruins mesmo? Eis a questão.

  • Zete
    Foto do perfil de Zete

    Ranking: 248º

    Zete 4930 comentários

    83º. @pirata em

    E não é só esses, contra o Fluminense foi mesma coisa, e pra eles pênalti para o Corinthians não, não me lembro quem foi o comentarista mas foi na mesma linha do Sálvio, irrita muito a gente assistindo

  • ANTONIO SOUSA
    Foto do perfil de ANTONIO SOUSA

    Ranking: 4006º

    Antonio 532 comentários

    82º. @antonio.sousa8 em

    Aquele pênalti marcado no jogo contra o América foi o lance mais bizarro de pênalti que eu já vi! A bola resvalou nos dedos do Piton e o assoprador marca pênalti! Também não concordei com o pênalti a nosso favor no jogo contra o Coritiba mas por que quando marca contra os comentaristas concordam e a favor contestam? Pra mim é canalhice mesmo! Não vejo outra explicação!