Venha fazer parte da KTO
x
A falácia sobre não existir reeleição no Corinthians é contada e perpetuada por 14 longos anos
Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

ver detalhes

A falácia sobre não existir reeleição no Corinthians é contada e perpetuada por 14 longos anos

Coluna da Ana Paula Araújo

Opinião de Ana Paula Araújo

3.3 mil visualizações 38 comentários Comunicar erro

A falácia sobre não existir reeleição no Corinthians é contada e perpetuada por 14 longos anos

Duilio Monteiro Alves é parte da chapa Renovação & Transparência

Foto: Danilo Fernandes / Meu Timão

Quando o Corinthians começou todo seu processo de volta à Série A, lá em 2008, foram incluídas no estatuto cláusuas que impediam a reeleição para presidência do Corinthians.

Ainda hoje, com o estututo vigente divulgado em março de 2022, há essas mesmas cláusulas impeditivas à reeleição.

Divulgação/Corinthians

Divulgação/Corinthians

Divulgação/Corinthians

Divulgação/Corinthians

Porém, 14 anos depois, ainda existe uma que pode "anular" as demais.

Divulgação/Corinthians

Divulgação/Corinthians

Essa cláusula já não é mais novidade para ninguém, afinal, há alguns anos, o próprio Corinthians veio a público explicar a existência dela, conforme noticiou a ESPN, na época.

"Em 2008, foram aprovadas alterações no estatuto do Sport Club Corinthians Paulista. Entre elas, a proibição da reeleição do presidente da diretoria e outra que aumentava o tempo mínimo de associação, de dois para cinco anos, para o direito a votar e ser votado na eleição. Por conta da situação em que o clube se encontrava – com mandato tampão do presidente e a convocação de uma nova eleição – duas regras transitórias foram inseridas no estatuto na ocasião para assegurar direitos adquiridos e permitiram, apenas e tão somente para aquela eleição, a reeleição do presidente da diretoria e o direito a votar e ser votado para os sócios com dois anos de associação. Na nova mudança de estatuto, uma série de outras alterações aconteceram, mas essas duas questões não foram alteradas nem pelo CD, nem pela Assembleia de sócios. Como não houve decisão para exclusão formal, aquelas normas de transição continuam no texto, mas não têm mais validade legal e objetividade jurídica, já que se tratam, como diz o próprio nome, de 'disposições transitórias'".

Mesmo que nenhum presidente tenha tentado se reeleger durante esses anos usando dessa brecha, ela ainda está lá, mantida firmemente ano após ano e que permite, pelo menos, um questionamento mais veemente por parque de qualquer um que se ache no direito de permanecer na poder.

Apesar de toda essa polêmica e mais um episódio evidenciado de amadorismo por parte do Corinthians, não é preciso ir tão longe para que essa história de não haver reeleição no clube seja a falácia mais deslavada já contada para o torcedor.

O fato é que a mesma chapa se perpetua no poder todo esse tempo. Renovação & Transparência toma conta do Corinthians sem o mínimo sinal de perder o poder para qualquer oposição. É, portanto, na verdade, não só a perpetuação do poder, mas também a de ideias, filosofias e modus operandi.

A ideia de renovação que dá nome à chapa caiu por terra a partir do momento em que não há renovação alguma. A parte da transparência, sua outra alcunha, arrisco dizer que nunca existiu.

Na sua mente, torcedor, quais nomes vêm quando você pensa no próximo presidente do Corinthians?

Esta é a maior prova de que a reeleição do clube não existe mesmo, o que existe é uma monarquia em que os descendentes do atual monarca sempre tomarão o poder após esse deixar o trono.

Mas ao contrário dos monarcas que costumam ser temidos e respeitados, o Corinthians vira motivo de chacota, de desrespeito não só por parte de profissionais do futebol que passam por aqui ou que são cogitados a virem pra cá, como também das entidades que comandam as competições e são coniventes com falhas grotescas de arbitragem, por exemplo. Ou que punem qualquer infração com pesos diferentes, desde que o Corinthians esteja no meio. É uma vergonha e o torcedor não merece isso.

Toda unanimidade é burra, já dizia Nelson Rodrigues.

A diretoria do Corinthians está confortável no poder, sem precisar mudar porque não há quem questione seus métodos. Nunca é demais lembrar, porém, que foi outra unanimidade que levou o clube à Série B.

E quando eu falo em unanimidade, não entendam errado. Essa unanimidade nada tem a ver com serem 100% aprovados em seus atos, mas sim com a unanimidade que há dentro do Clube Social, onde não há oposição que consiga mudar esse perturbador cenário.

O Corinthians jamais sairá desse looping maldito que está sujeito, se isso não mudar urgentemente. E eu não vejo outra forma de mudar, senão com a participação mais ativa e merecida do torcedor comum. Esse coitado, coitado mesmo, que injeta seu dinheiro no clube e a nada tem direito.

Você foi enganado mesmo que tenham te dito a verdade.

Veja mais em: Diretoria do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Ana Paula Araújo

Por Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

O que você achou do post da Ana Paula Araújo?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Lareska

    Lareska 121 comentários

    @luanna.freitas em

    A verdade é que enquanto não houver uma mudança de fato no comando do Corinthians, o clube não vai voltar a ter estabilidade na busca por títulos. Eu já fui muito contra, mas hoje sou a favor de virar SAF

  • Foto do perfil de Carlos

    Ranking: 756º

    Carlos 2367 comentários

    @verdade.sabida em

    Se tem Ana, tem qualidade no texto!

    O clube parece um bairro carioca tomado pela milícia.

    Sobre tudo se cobra comissões, para tudo é preciso de autorização de pessoas que nem são da administração. O Jaça é o exemplo maior de uma pessoa que está fora da diretoria mas é quem decide de fato o que acontece na base.

    A contratação do Cafú, jogador nível série C que tem registrado um salário de 300 mil reais é a mostra de que as rachadinhas estão a todo vapor.

    Nada virá de bom desse povo...

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Luiz

    Ranking: 5º

    Luiz 78286 comentários

    38º. @luiz.fernando.balest em

    Vai Corinthians!

  • Foto do perfil de Luiz

    Ranking: 2836º

    Luiz 767 comentários

    37º. @luiz.vasconcelos2 em

    E o Corinthians está sendo premiado com o atraso dessa gestão Andres/sua trupe.
    Arrecadamos pouco, investimos mal, não pagamos ninguém, toda hora um novo processo.
    Nosso futuro é virar SAF.
    Timão vale muito dinheiro, é a única maneira de sairmos do buraco.
    Buraco que só aumenta ano após ano.
    Com investimento correto e extinção de dívidas, seremos um dos gigantes do mundo.
    Agora nas mãos dessa corja, esquece.Sera ladeira abaixo.
    Infelizmente.
    Acorda fiel.

  • Foto do perfil de Rodrigo

    Rodrigo 107 comentários

    36º. @rodrigo.gomes.da.si2 em

    Acho que só o clube falindo pra geral cair na real que só tem bandido lá dentro. Depois de levar o maior chapéu da história do futebol para o Flamengo e o segundo maior para o Palmeiras (inclusive pagando passaporte para o Dudu), ainda tem palhaço que acredita nos bandidos. Não duvido nada se essa m**** de notícia de proposta para o CR7 não seja plantada por esse presidente bandido pra poder mudar o foco da vergonha de perder o técnico. Acordem fiel, parem de idolatrar esse Duílio, está terminando seu mandato com os mesmos (Alessandro, Roberto, Jaça etc) na frente do futebol. Nunca iremos revelar um Endrick, pois nossa base pertence a empresários? ACORDA Fiel

  • Foto do perfil de Eduardo

    Ranking: 1956º

    Eduardo 1078 comentários

    35º. @eduardo.miranda12 em

    Torcedor não apita nada no clube, precisamos entender e aceitar isso.

  • Foto do perfil de Carlinhos

    Ranking: 990º

    Carlinhos 1894 comentários

    34º. @carlos.silva59 em

    Esse Presidente NUTELA só o NETO gosta dele.