x
Paul Pogba: vocês têm a fé, eu tenho os números
Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

ver detalhes

Paul Pogba: vocês têm a fé, eu tenho os números

Coluna da Ana Paula Araújo

Opinião de Ana Paula Araújo

13 mil visualizações 42 comentários Comunicar erro

Paul Pogba: vocês têm a fé, eu tenho os números

Paul Pogba foi titular da França na conquista da Copa do Mundo de 2018

Foto: Twitter/EquipedeFrance

Como corinthiana fanática e adepta às conversas de boteco, jamais deixaria de opiniar sobre um nome de tamanho quilate. A possibilidade de Paul Pogba jogar no Corinthians, mesmo que remota, me faz pensar em como tudo mudou tão rapidamente nesse clube.

Um jogador desse nível para 2025, ao lado de Memphis Depay e de todo elenco já entrosado, elevaria ainda mais o patamar da equipe na próxima temporada. Para além do campo, com certeza, o maketing teria sua melhor chance de alavancar receitas desde 2013, quando teve Alexandre Pato e o mundial recém-conquistado.

Apesar de existirem argumentos plausíveis e realistas, muita gente alimenta uma entendível desconfiança sobre o atleta estar longe dos gramados desde que sofreu a punição por doping, lá em novembro de 2023. Falam da idade, falam do ano sabático, falam até do salário. Quanto ao salário, eu nem vou entrar no mérito porque o colega Tomás Rosolino já destrinchou isso brilhantemente na sua coluna. Porém, no tocante à idade, penso que o nível técnico de Pogba compensa qualquer queda física natural do passar do tempo. Vide o próprio desempenho de Memphis Depay, que tem quase a mesma idade de Paul.

Mas vamos ao que interessa? Como eu disse, vocês têm a fé, mas eu tenho os números. Abaixo eu trouxe alguns dados de Paul Pogba. Se vale a pena ou não, vocês decidem depois.

Desempenho por clube

Reprodução/Tranfermakt

Reprodução/Tranfermarkt

Números bons, né? Além de fazer gol, ele é exímio assistente. Isso devido a uma das suas principais características, a visão de jogo refinada.

Principais conquistas

Reprodução/Tranfermakt

Reprodução/Tranfermarkt

O cara é vencedor demais, né? Campeão do mundo? Não é para qualquer um.

Pela seleção francesa

Reprodução/Tranfermakt

Reprodução/Tranfermarkt

Também teve sua passagem pela seleção da França com bons números, venceu a Copa do Mundo de 2018 marcando gol na decisão contra a Croácia.

Para quem quiser ver o gol, clique aqui. Já adianto que foi de perna equerda. Belíssimo tento.

Maiores assistências e gols em um jogo

Reprodução/Tranfermakt

Reprodução/Tranfermarkt

Zapeando lá pelo Transfermartk, encontrei essa estatística aqui bem bacana. Ela basicamente mostra os maiores scorerpoints do jogador na carreira. No embate entre Manchester e Leeds, Pogba deu incríveis quatro assistências. E se a gente for analisar, nem foi há tanto tempo assim.

Valor de mercado

Reprodução/Tranfermarkt

Reprodução/Tranfermarkt

Acima o gráfico do valor de mercado de Pogba. Hoje, como ele está parado, o valor segue indefinido. Mas, para uma base, sua última avaliação foi 15 milhões de euros, o que equilave a cerca de 94 milhões de Reais. Seu auge de valor de mercado foi lá em 2019, quando ele passou a valer 100 milhões de euros, algo perto de 600 milhões de Reais. Voltando a jogar, com toda certeza haverá uma boa valorização para um negócio futuro.

Lembrando que o Corinthians não desembolsaria nada para ter o jogador no seu plantel. Como ele pode voltar a jogar só em março de 2025, por causa da punição, se negociar agora, já pode começar a treinar para recuperar a forma e já estar disponível o mais breve possível.

Como eu disse, eu trouxe apenas os números deles na carreira. Obviamente, a idade vai diminuir, sim, seu desempenho, mas se formos pensar no quão talentoso é o jogador, qualquer queda não seria algo que o deixaria abaixo de nenhum outro meio-campista que atua no Brasil.

Por tudo isso, se existir mesmo a possibilidade desse cara pisar no nosso gramado para jogar ao nosso lado, eu faria negócio com toda certeza.

E vocês, o que acham?

Veja mais em: Mercado da bola.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Ana Paula Araújo

Por Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

O que você achou do post da Ana Paula Araújo?