Itaquerão morreu e quem prova isso é o Google

Danilo Augusto

Corinthiano e programador dedicado que tem um orgulho imenso de ter criado essa comunidade chamada Meu Timão.

ver detalhes

Itaquerão morreu e quem prova isso é o Google

Coluna do Danilo Augusto

Opinião de Danilo Augusto

85 mil visualizações 261 comentários Comunicar erro

Itaquerão morreu e quem prova isso é o Google

Termo 'Arena Corinthians' se tornou muito mais popular do que 'Itaquerão'

Foto: Danilo Augusto/Meu Timão

Ainda indignado com o artigo bizarro da Veja que foi tema da minha coluna na semana passada, parei para pensar na parte em que o "editor sênior" da revista diz que o estádio do Corinthians é popularmente conhecido com "Itaquerão". De onde ele tirou isso? Achismo?

Minha impressão é de que isso não seja a realidade. O nome Arena Corinthians foi amplamente adotado, passando por cima do apelido dado à obra do estádio no começo do projeto.

Mas, melhor do que um editor da sênior da revista Veja, eu resolvi checar antes de escrever (prática que sugiro fortemente adotarem). Para isso, usei simplesmente o Google como ferramenta. O que as pessoas buscam? Arena Corinthians ou Itaquerão?

O resultado mostra algo bem diferente do que foi mencionado pela revista.

No início da obra, o termo Itaquerão era realmente mais usado, mas o pedido do Corinthians de adotar o nome "Arena Corinthians" foi bem sucedido. Em maio de 2012 o termo "Arena Corinthians" já era mais adotado do que "Itaquerão". De lá para cá, nos últimos sete anos, Arena Corinthians é o nome popularmente conhecido pelo estádio do Corinthians.

Arena Corinthians x Itaquerão

Termo "Arena Corinthians" é muito mais popular do que "Itaquerão"

Comparando apenas os últimos doze meses, o resultado é ainda mais evidente. Ninguém conhece o estádio do Corinthians por "Itaquerão".

Comparação de buscas entre Arena Corinthians x Itaquerão

Comparação entre buscas por "Arena Corinthians" e "Itaquerão"

Mas mais do que refutar a matéria maldosa da revista, o resultado da comparação mostra que quem define o nome do estádio é o Corinthians. Uma pena que não fazem bom uso do tamanho que a exposição que isso traz.

Ainda segundo o Google, há 2.6 milhões de resultados quando a busca por "Arena Corinthians" é realizada no maior buscador na internet. Imagina se isso fosse a sua marca (sugiro venderem assim).

Veja mais em: Arena Corinthians.

Coluna do Danilo Augusto

Por Danilo Augusto

Corinthiano e programador dedicado que tem um orgulho imenso de ter criado essa comunidade chamada Meu Timão.

O que você achou do post do Danilo Augusto?