2016 será o começo do fim da CBF

Danilo Augusto

Corinthiano e programador dedicado que tem um orgulho imenso de ter criado essa comunidade chamada Meu Timão.

ver detalhes

2016 será o começo do fim da CBF

Coluna do Danilo Augusto

Opinião de Danilo Augusto

7.4 mil visualizações 72 comentários Comunicar erro

2016 será o começo do fim da CBF

Dinheiro da CBF vai para a Granja Comary; Presidentes e ex-presidentes correm risco de irem para a cadeia

Logo após a derrota por 7 a 1, estava claro que o Brasil estava fazendo algo muito errado. Lembro de um post excelente do jornalista Rodrigo Mattos, que tentava explicar a diferença de como era organizado o futebol entre os dois países.

Em 10 anos, a Federação Alemã de futebol havia construído 1.387 campos de futebol. A CBF, apenas três, todos na Granja Compary, lugar de luxo e exibicionismo onde treinam os atletas da Seleção. O luxo lá é tanto que eles oferecem mimos a imprensa. Na copa havia até uma barbearia que atendia gratuitamente os jornalistas.

Obviamente não adianta apenas treinar bem a Seleção se novos atletas não são formados. Deu no que deu... 7 a 1, seguido de uma Copa América ridícula e um sério risco de ficar fora da Copa do Mundo.

O bizarro é que estamos falando de uma Federação riquíssima, que arrecada dinheiro de todos os clubes, de todas as partidas, mas que não reinveste em nada no nosso futebol. É tanto desvio de dinheiro que o ex-presidente está cumprindo prisão domiciliar num luxuoso apartamento em Nova York, avaliado em mais de 18 milhões de reais.

Há iniciativas de isolar o poder da CBF, já que nenhum clube de futebol precisa de fato da confederação, mas a entidade detém o Campeonato Brasileiro, as federações estaduais e outros contratos.

Daí veio a ideia da Primeira Liga. A ideia dos organizadores (os próprios clubes) era menos taxas, menos intermediadores e obviamente mais lucro. O Corinthians ficou de fora, já tinha a Libertadores e o Paulistão, não dava para participar de uma nova competição.

Nesta segunda-feira, os clubes brasileiros fizeram uma reunião, para pedir mais espaço à CBF. O Corinthians estava lá, foi até com advogado para entender o tamanho roubada em que todos os clubes estão metidos.

Entre os torcedores, a percepção de corrupção está clara e exposta nas arquibancadas.

CBF corrupçãoCBF - Vergonha do futebol

Sem apoio dos clubes, sem apoio dos torcedores e com o atual presidente correndo risco de pegar 20 anos de prisão, não vejo muito futuro para a CBF. A entidade, como é hoje, é desnecessária, é um mal para o futebol.

Coluna do Danilo Augusto

Por Danilo Augusto

Corinthiano e programador dedicado que tem um orgulho imenso de ter criado essa comunidade chamada Meu Timão.

O que você achou do post do Danilo Augusto?