Venha fazer parte da KTO
x
Isso vocês não viram na TV
Danilo Augusto

Corinthiano e programador dedicado que tem um orgulho imenso de ter criado essa comunidade chamada Meu Timão.

ver detalhes

Isso vocês não viram na TV

Coluna do Danilo Augusto

Opinião de Danilo Augusto

297 mil visualizações 99 comentários Comunicar erro

Isso vocês não viram na TV

Clássico entra Atlético-PR e Coritiba foi cancelado pela federação paranaense

Foto: Canal do Atlético-PR no Youtube

Peço licença aos corinthianos para falar de Atlético-PR e Coritiba. Me interesso por futebol o suficiente para saber que o clássico paranaense hoje era um evento histórico. Os dois clubes se uniram e disseram NÃO para a televisão. Preferiram transmitir o jogo no Youtube do que receber a verba da TV. Segundo o Luiz Sallim Emed, presidente do Atlético-PR, o valor oferecido pela Globo era uma "esmola".

O jogo foi marcado, o estádio estava cheio e o Youtube também. Milhares de torcedores estavam assistindo a partida na rede social. Na hora da bola rolar, a federação, que também recebe verba da televisão, disse que não poderia haver jogo se houvesse transmissão online.

Depois de 45 minutos de indefinição, os jogadores das duas equipes entraram em campo de mãos dadas mostrando uma união incrível. As equipes se uniram, o adversário era outro. Era a TV, que recebe bem mais dos patrocinadores do que paga aos clubes. Era a federação, que cobra uma porcentagem de todos os jogos do estado sem dar muito em troca.

Vejam que a iniciativa dos clubes não foi algo tão radical assim. O Chivas, do México, também disse não à TV e abriu seu próprio canal online, com mensalidade e tudo, e pode ser muito mais lucrativo. A NFL teve transmissão exclusiva no Twitter, a NBA também tem um aplicativo próprio, onde qualquer pessoa pode assistir no celular.

Por fim, não houve partida, não houve vencedores. Eu poderia dizer que quem perdeu foi o futebol, mas vejo por outro lado, o monopólio da TV está chegando ao fim.

A última proposta que o Corinthians recebeu pelos direitos de imagem da Globo não discriminava qual percentual correspondia a TV aberta, fechada e transmissão online. Veio uma proposta só por todos os direitos. Tal prática é ilegal segundo o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Na época, o Corinthians teve até que se explicar porque aceitou tal proposta.

Daqui pra frente, tudo vai mudar e pode ter certeza de que será melhor para os clubes de futebol.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Danilo Augusto

Por Danilo Augusto

Corinthiano e programador dedicado que tem um orgulho imenso de ter criado essa comunidade chamada Meu Timão.

O que você achou do post do Danilo Augusto?