Venha fazer parte da KTO
x
O Corinthians Feminino acertou (mais uma vez!)
Gustavo Lima

Estudante de jornalismo de 20 anos. Desde agosto de 2020 cobrindo o dia a dia do Corinthians nas redes sociais do Meu Timão.

ver detalhes

O Corinthians Feminino acertou (mais uma vez!)

Coluna do Gustavo Lima

Opinião de Gustavo Lima

10 mil visualizações 25 comentários Comunicar erro

O Corinthians Feminino acertou (mais uma vez!)

Delegação do time feminino do Corinthians em 2020

Foto: Rodrigo Coca / Ag. Corinthians

Manter um elenco vitorioso é fundamental para obter bons resultados, a direção da modalidade feminina do Timão sabe muito bem disso, e vem mantendo suas principais atletas desde 2016, ano de sua reativação em parceria com o Grêmio Osasco Audax.

Para provar a boa administração do elenco feminino é simples: é só ver a competitividade que o time apresenta. Após anunciar o retorno da categoria, o Corinthians sempre esteve brigando por títulos nas competições (e conquistando-os também). Foi campeão da extinta Copa do Brasil, porém acabou eliminado do Brasileirão na segunda fase em seu primeiro ano após o reestabelecimento da equipe.

Um exemplo dos acertos do Corinthians Feminino é a goleira Lelê, esteve no clube entre 2016 e 2020, titular incontestável do time e heroína em muitos jogos e foi extremamente importante para a conquista da Libertadores de 2017 após defender duas cobranças na disputa de pênaltis após um empate em 0 a 0 contra o Colo-Colo, do Chile na final daquela competição. Ela só não renovou com o Timão por mais um ano pelo sonho de morar na Europa. Recentemente foi anunciada como reforço do Benfica, de Portugal.

Outro grande acerto foi manter o técnico Arthur Elias, que também está no clube desde o início e é responsável por revolucionar o mundo do futebol com sua ideia. O modelo de jogo do treinador propõe uma formação com onze jogadoras na linha. Sim, é isso mesmo. A goleira na maioria dos jogos tem a instrução de jogar adiantada, quase como uma terceira zagueira, para auxiliar na saída de bola, como mostra na imagem abaixo. Muitas vezes a arqueira ultrapassava a linha do meio campo.

Lelê jogando entre as zagueiras no segundo jogo da final do Paulistão 2020.

Lelê jogando entre as zagueiras no segundo jogo da final do Paulistão 2020.

FPF TV / Facebook Watch

Seis jogadoras do elenco inicial de 2016 foram mantidas para o ano de 2021, sendo que, ao passar dos anos, o Corinthians consegue segurar cada vez mais suas principais jogadoras. O planejamento da diretoria é muito importante, principalmente pelas competições que o clube disputará neste ano: duas Libertadores (Libertadores 2020, que foi adiada, será disputada de 5 de março a 21 de março na Argentina, e a Libertadores 2021, que será disputada de 30 de setembro a 16 de outubro no Chile), o Paulistão e o Brasileirão. Curiosamente (ou não), o Corinthians é o atual campeão de todos os campeonatos citados.

Diante dessa situação, ter um elenco forte, entrosado e com a metodologia e as táticas do treinador em mente é essencial.

Até aqui, o trabalho da Cris Gambaré, ex-conselheira e diretora desse time campeão desde 2018 é magnífico. Ela foi a responsável por ter levado o futebol feminino do Corinthians a outro patamar.

Quando houver mais investimento na modalidade e contratos de maior duração para as jogadoras, pode ter certeza que o Timão vai voar ainda mais.

Veja mais em: Corinthians feminino.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Gustavo Lima

Por Gustavo Lima

Estudante de jornalismo. Desde agosto de 2020 cobrindo o dia a dia do Corinthians nas redes sociais do Meu Timão.

O que você achou do post do Gustavo Lima?