Venha fazer parte da KTO
x
Um símbolo: o troféu da Série B precisa ser mais valorizado no Corinthians
Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

ver detalhes

Um símbolo: o troféu da Série B precisa ser mais valorizado no Corinthians

Coluna do Jorge Freitas

Opinião de Jorge Freitas

2.7 mil visualizações 30 comentários Comunicar erro

Um símbolo: o troféu da Série B precisa ser mais valorizado no Corinthians

Troféu da Série B é o símbolo da reconstrução

Foto: Agência Corinthians

Sempre pensei que não poderia haver vergonha maior para um clube gigante, como o Corinthians, que um rebaixamento para a segunda divisão, seja ela do Estadual ou do Nacional. Sofri quando o juiz apitou o final do jogo em Porto Alegre, que decretava a mancha histórica na vida de um clube acostumado a vencer, seja na raça, seja na técnica.

2008 começou, então, como um ano extremamente difícil, no qual me negava a falar sobre futebol até ver o time avançando na Copa do Brasil e entender que ser Corinthians é muito mais que vencer, é dar a volta por cima. Com o título da Série B, ao final da temporada, nada de festas, nada de comemoração nas ruas. Havia apenas um silêncio honroso, orgulhoso, com o sentimento de que acabávamos de voltar para onde jamais deveríamos ter saído.

Os anos se passaram e vieram muitos títulos nacionais, mais um Mundial, além da tão sonhada Taça Libertadores da América, obsessão que gerou crise no clube em diversos anos e que desmanchou times promissores, como em 2000, 2003 e 2006. Com o tempo e tantos títulos, o troféu da Série B foi ficando de lado, sem tanta importância, como se tivéssemos vergonha de falar sobre ele e sobre tudo o que passamos para conquistá-lo, como se não fosse o primórdio da década mais vitoriosa do clube.

Sim, o troféu da Série B é a o abre-alas de todos as taças que recebemos a partir dali, num momento de reconstrução histórico, que fez o Corinthians ser o time mais temido do Brasil, findar piadas e acabar com tabus,

Então, por que o deixamos de lado?

Talvez, na cabeça de tantos torcedores, o título da Série B seja uma continuação do vergonhoso ato do rebaixamento. No entanto, discordo veementemente sobre isso. Rebaixar é, sim, uma vergonha histórica, mas subir com título (e com uma supremacia inquestionável como foi) deve ser questão de honra para o clube, já que indica como somos gigantes demais para disputar campeonatos longe da elite do país.

Quantos caíram e voltaram pior? Quantos foram à Série B e sofreram a ponto de subirem em terceiro ou quarto lugar? Hoje, quando olho para 2008, vejo que foi ali o ponta pé inicial de todos os títulos que vieram depois. E me dá um orgulho gigante, pois cair é fácil, mas levantar e alcançar o mundo é para poucos.

E por que escrevo esta coluna neste momento? Porque, neste momento difícil, de crise, inúmeras dívidas e dúvidas sobre o futuro do Coringão, o troféu da Série B deveria ser um símbolo: somos capaz de reconstruir, somos capazes de nos reerguer, somos capazes de dominar e assombrar novamente o país.

Precisamos, "apenas", de organização e planejamento.
Teremos?

Veja mais em: História do Corinthians e Títulos do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Jorge Freitas

Por Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

O que você achou do post do Jorge Freitas?