Por que Janderson não pode voltar ao Timão

Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

ver detalhes

Por que Janderson não pode voltar ao Timão

Coluna do Jorge Freitas

Opinião de Jorge Freitas

8.3 mil visualizações 122 comentários Comunicar erro

Por que Janderson não pode voltar ao Timão

Janderson não pode voltar ao Timão

Foto: Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians

Parte da torcida do Corinthians voltou a pedir o retorno do menino Janderson ao nosso time principal. Em enquete realizada ontem pelo Meu Timão, mais de 72% dos votantes decidiram que é a hora de dar nova chance ao jogador, que saiu sob vaias em sua temporada de estreia como titular com a camisa corinthiana.

Possivelmente eufóricos por conta de alguns bons lances feitos pelo jogador com a camisa do Atlético-GO, além de carentes de bons jogadores nas posições de ataque do Timão, os torcedores começam a levantar a possibilidade de tê-lo novamente no elenco, muito em razão das partidas ruins ou razoáveis de Léo Natel, Cafu e Everaldo.

É claro que não se precisa de tanto esforço para jogar mais bola que os atuais candidatos à titularidade das pontas corinthianas, mas Janderson está bem longe do que precisamos para colocar o patamar do time novamente entre os melhores do Brasil.

Aliás, esse discurso de que pode ser útil trazer um jogador nota 6 porque os atuais não servem para nada já virou constância no Corinthians e se comprovou extremamente errado e perigoso. Jogador ruim não só toma vaga de outro pior como impede que venha um melhor por conta do acúmulo de médios salários que estoura a folha salarial.

Não se monta elenco na base do atacado.

Mas falando do jogador, Janderson é quase que o mesmo atleta que foi vaiado e criticado há menos de um ano quando fazia dupla de ataque com Mauro Boselli no Paulistão 2020. A diferença é que, agora, torcedores não acompanham o jogo todo do jogador, tampouco todos os jogos, mas sim alguns lances, geralmente os de destaque, o que gera a impressão de que o menino está em ótimo nível técnico e merece uma nova chance com a camisa alvinegra.

Afinal, quantos desses 72% que votaram a favor de seu retorno viram todos os jogos e veem regularidade no jogador? E quantos votaram apenas com a informação dos lances raros em destaque na imprensa?

Mesmo que Janderson se sinta mais à vontade no futebol profissional hoje que há 12 meses, trazê-lo de volta nesse momento é um erro que pode custar caro não somente para a carreira do jogador como também para a parte financeira do clube. Isso porque, haja vista o cansaço de nossa torcida com os resultados patéticos das últimas três temporadas, não estamos mais dispostos a dar chances a jogadores que talvez deem certo ou talvez não.

Queremos alguém que entre e decida, que mude o jogo, que faça o time vencer. Janderson pode até se tornar, mas ainda não é esse cara e bastariam dois ou três jogos ruins para novamente receber críticas e voltar ao final da fila, o que não somente o atrapalhará, como desvalorizará seu passe e dificultará sua venda.

Infelizmente, nem todo jogador da base se encaixa no momento certo no clube, mas isso não significa que perderá toda sua utilidade. Talvez seja compensatório deixar Janderson onde se sente bem e alcançar uma boa venda em vez de trazê-lo de volta para sofrer com críticas e acabar sendo novamente emprestado, sem certeza de sucesso.

Algo parecido aconteceu com Gustagol. Após uma ótima temporada pelo Fortaleza, o jogador até iniciou bem em seu retorno pelo Corinthians, mas logo que a bola parou de entrar, as vaias apareceram, muito por conta de lembranças ruins de sua primeira passagem pelo clube. Janderson pode ir pelo mesmo caminho e ficar eternamente queimado.

Será que é disso que precisamos?

Se está feliz em Goiânia, que fique por lá. Talvez com mais uma temporada, amadureça o suficiente para voltar o Timão. Hoje, é melhor para si mesmo, para o clube e para nossos corações, já que não aguentamos mais jogadores medianos vestindo a camisa do Timão.

Veja mais em: Janderson e Jogadores emprestados.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Coluna do Jorge Freitas

Por Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

O que você achou do post do Jorge Freitas?

x