Venha fazer parte da KTO
x
O que já passou o torcedor corinthiano com Tiago Nunes em 2020
Julia Raya

Estagiária do Meu Timão e estudante de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo-SP. Tem 17 anos e é corinthiana há 18. Sempre viveu com o Corinthians e agora trabalha com ele também.

ver detalhes

O que já passou o torcedor corinthiano com Tiago Nunes em 2020

Coluna da Julia Raya

Opinião de Julia Raya

3.9 mil visualizações 39 comentários Comunicar erro

O que já passou o torcedor corinthiano com Tiago Nunes em 2020

O Corinthians já mostrou algumas melhorias em 2020, mas ainda tem muito a evoluir

Foto: Danilo Fernandes/ Meu Timão

Desde o final de 2019, o torcedor corinthiano vive a expectativa de ver seu time comandado por Tiago Nunes, o que agora virou realidade. Na mão do novo treinador, a torcida já passou por vitória, empate e até pela derrota.

Os três primeiros jogos oficiais do Timão no ano caminharam de "o que o torcedor esperava" para "o que o torcedor temia". A estreia foi boa, com evoluções no time e uma atuação pra frente e com boa postura em campo. Já o último jogo deixou a desejar e o time pouco pareceu ter evoluído, mostrando erros de 2019 ainda muito presentes.

Corinthians 4 x 1 Botafogo-SP

O Timão iniciou o campeonato com o pé direito, em uma noite de boas atuações e partida de gala principalmente de Mauro Boselli, que marcou três dos quatro tentos corinthianos na partida.

Essa foi a partida que representou "o que a Fiel esperava" de Tiago Nunes e de seu time.

Mesmo sofrendo um pouco com a ausência de Cantillo, que já se mostrou peça essencial para a equipe do Corinthians, o time jogou "para frente" e trocou bons passes, construiu boas jogadas de ataque, teve uma defesa sólida (apesar do gol) e envolveu a equipe adversária.

Mirassol 1 x 1 Corinthians

Essa foi a partida "meio termo". O Timão fez um bom primeiro tempo e abriu o placar, mas foi pressionado na etapa complementar, sofreu um "apagão" e pouco atuou, cedendo o gol de empate.

Com exatamente a mesma escalação do primeiro duelo, o time continuou sentindo a falta de Cantillo e, dessa vez, não foi muito eficiente. Apesar de levar a vantagem para o vestiário, os alvinegros viram o Mirassol empatar.

Ponte Preta 2 x 1 Corinthians

Essa foi, das três, a partida "terror" para o torcedor corinthiano, a pior do Timão no ano, que acabou com derrota. Foi a partida que representou "o que o torcedor temia".

O time, que tão bem se postou na Florida Cup e na estreia alvinegra na competição estadual, teve atuação extremamente apática, enfrentou grandes dificuldades na defesa o jogo todo, errou muitas saídas de bola e não conseguiu construir jogadas de ataque na primeira etapa, apresentando ainda muitos erros presentes em 2019.

A única alteração na escalação alvinegra foi a entrada de Sidcley no lugar de Lucas Piton. E que falta fez o jovem. Piton aparece bem no ataque, mas precisa melhorar alguns aspectos defensivos, enquanto Sidcley, em teoria, tem melhor desempenho defensivo, além das boas chegadas no ataque. Fora de forma, porém, o atleta não fez uma boa partida, deixou a desejar na parte defensiva e apareceu em poucas jogadas ofensivas. Na minha opinião, a falta de ritmo de jogo foi crucial para uma partida ruim do atleta, que não merece, ainda, a titularidade.

Com pouco tempo de jogo, vale ressaltar, aos 15 minutos, o Timão teve baixa importante: Ramiro machucou o joelho e deixou o jogo chorando - o atleta teve um estiramento no ligamento do joelho confirmado.

Mais uma vez (e principalmente nessa partida), a equipe alvinegra sentiu falta de Cantillo, que tem sido responsável pela criação de grande parte das jogadas corinthianas. Prova disso foi a melhora corinthiana na etapa complementar, quando o volante entrou em campo no lugar de Richard.

E das "novas peças" usadas por Tiago Nunes, o que foi possível perceber?

Tiago Nunes pode contar com novas peças para montar seu elenco em 2020 - em comparação com o ano passado. Sejam elas realmente novas (reforços) ou "novas" ( que retornaram de empréstimo ou eram pouco aproveitadas em 2019).

Assim, diante dos 12 atletas utilizados pelo treinador corinthiano nas três partidas, alguns merecem destaque - cabe aqui frisar mais uma vez que é cedo para ter essas primeiras atuações como base para o ano dos atletas, esse é só o início.

  • Ramiro, que não fez um bom 2019, mostrou evolução e se encaixou bem no sistema proposto por Tiago Nunes;
  • Luan, recém-chegado, fez boas partidas e parece também ter se encaixado no elenco;
  • Camacho, que tinha sido emprestado em 2019, fez ótimas partidas, participou bem de todos os jogos e mostrou que vai brigar pela titularidade da equipe - se é que ele já não tem seu nome entre os 11 titulares;
  • Lucas Piton e Janderson, que se mostraram gratas surpresas na Florida Cup, seguiram fazendo boas partidas, seguras e com boas participações na defesa e no ataque;
  • Richard, que não defendeu o Corinthians em 2019, fez boas partidas, ainda que deixando a desejar e precisando aprimorar muitas coisas. Apesar de tudo, mostrou que pode evoluir ainda mais, com bastante trabalho;
  • Mauro Boselli, que foi muitas vezes preterido em 2019 e sentiu dificuldades em campo, começou o ano com boas partidas, ajudando nas construções de jogadas e balançando bastante as redes, principal propaganda feita pelo clube na época de sua contratação - ele é artilheiro do Paulista.

O que se pode concluir disso tudo, portanto, é que é necessária muita calma. O time tem sim melhoras e pontos fortes (e fracos também) que ainda vão ser aprimorados, mas não é possível exigir muito em tão pouco tempo. A oscilação é normal. Sabemos que a mudança é drástica e requer tempo. Nenhum julgamento pode ser precipitado.

Veja mais em: Elenco do Corinthians, Tiago Nunes e Campeonato Paulista.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Julia Raya

Por Julia Raya

Estagiária do Meu Timão e estudante de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo-SP. Tem 17 anos e é corinthiana há 18. Sempre viveu com o Corinthians e agora trabalha com ele também.

O que você achou do post da Julia Raya?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Lucas

    Lucas 27 comentários

    @lucas.goncalves456 em

    Discordo quanto a partida contra a ponte ter sido o pior jogo do ano. Sem dúvida foi o pior primeiro tempo, mas no segundo tempo tivemos um volume de jogo muito próximo do jogo contra o Botafogo, por exemplo. Além de no segundo tempo ter sofrido pouco na defesa (muito pelo recuo da Ponte, é verdade). Acredito que o que podemos exigir desse início de temporada é volume de jogo com chances sendo criadas e melhor posicionamento defensivo. Mas precisamos ter a paciência de saber que chegar no equilíbrio entre volume de jogo e defesa bem postada leva tempo. É bom que erros aconteçam nesse início, para que não venham a ser repetidos depois. Temos um elenco melhor que do ano passado, um técnico com boas ideias e jogadores motivados para fazer uma boa temporada.

  • Foto do perfil de Jonas

    Ranking: 963º

    Jonas 1926 comentários

    @break em

    Luan e Richard fizeram boas partidas? Sei não.
    Richard jogou bem contra o Botafogo, apenas.
    Luan só fez 1 jogo bom, que foi naquele em que ele meteu os doos gols.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Jose

    Jose 38 comentários

    39º. @jcs2018 em

    Tem gente que fica nervoso por criticas ao TN, porem se esquece do seguinte, o jogo como guarany é quarta, se for trabalho mal feito vai ser dado um vergonhoso adeus a Libertadores, novamente virar chacota o resto do ano, e aceitar a desculpa que o trabalho é a longo prazo. Daqui a pouco não se pode falar dos caras que são pagos pra chutar no gol e chutam na arquibancada.

  • Foto do perfil de mauro

    Mauro 4 comentários

    38º. @maurex10 em

    O time esta mostrando o que todos espera um Timão ofensivo, mas sistema de defesa esta uma merda igual time de 3 divisão

  • Foto do perfil de Claudinei

    Ranking: 2340º

    Claudinei 911 comentários

    37º. @claudinei.pedrosa em

    A verdade é que os erros são de total imprudência dos jogadores, e tá faltando um apitada de confiança para o time não errar tanto nas finalizações acho que é psicológico, e isso tem que melhorar.

  • Foto do perfil de Cleiton

    Ranking: 3613º

    Cleiton 599 comentários

    36º. @cleiton.lemao em

    Vamos passa alegria muitas

  • Foto do perfil de Felipe

    Ranking: 6º

    Felipe 68601 comentários

    35º. @lipao88 em

    Vamos que vamos!