Venha fazer parte da KTO
x
Corinthians precisa aprender com o PSG para evitar prejuízos por parte da CBF
Julia Raya

Estagiária do Meu Timão e estudante de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo-SP. Tem 17 anos e é corinthiana há 18. Sempre viveu com o Corinthians e agora trabalha com ele também.

ver detalhes

Corinthians precisa aprender com o PSG para evitar prejuízos por parte da CBF

Coluna da Julia Raya

Opinião de Julia Raya

11 mil visualizações 55 comentários Comunicar erro

Corinthians precisa aprender com o PSG para evitar prejuízos por parte da CBF

Tamires, Andressinha e Adriana foram convocadas para defender a Seleção no torneio She Believes, assim como a dupla do PSG

Foto: Montagem / Gustavo Lima

Com toda certeza, chegar à Seleção é a meta profissional de qualquer atleta. Vestir a amarelinha é o sonho de toda jogadora - e também é bom para os clubes que elas defendem. Mas para tudo existe a hora certa. E essa hora não é agora.

Felizmente, o Corinthians tem seu trabalho coletivo e a qualidade e esforço individual das atletas frequentemente reconhecido e premiado com convocações para a Seleção. Dessa vez não foi diferente: o Timão emplacou três jogadoras para disputar o She Believes. Tamires, Andressinha e Adriana vestirão a amarelinha no torneio amistoso da Seleção Brasileira, que será disputado nos Estados Unidos. Mas não deveriam. Obviamente não por falta de qualidade, mas por não ser o momento. E eu explico.

A rotina que o trio alvinegro vai levar com a Seleção vai impactar diretamente na agenda do Corinthians. As atletas devem se apresentar na Granja Comary na segunda-feira e na quinta-feira (18 de fevereiro) já fazem seu primeiro jogo no Exploria Stadium, em Orlando. A sequência tem jogos no domingo (21 de fevereiro) e na quarta-feira (24 de fevereiro) seguintes. De volta ao Brasil, Tamires, Andressinha e Adriana se juntam novamente ao elenco corinthiano e já se preparam para mais uma viagem.

No dia 5 de março começa oficialmente a disputa da Libertadores Feminina 2020, na qual o Corinthians defende o título de campeão. A tabela de jogos ainda não foi divulgada, mas o país-sede é a Argentina. Ou seja: lá vão as três corinthianas para mais um desgaste com viagem.

Por todos esses fatores, a liberação das jogadoras para a disputa deste torneio amistoso com a Seleção já seria digna de questionamento. E esse ano ainda tem um agravante: a pandemia da Covid-19.

Os Estados Unidos é o país com maior número de casos confirmados por conta do coronavírus e lidera o ranking com folga: é mais que o dobro do registrado na Índia, segundo país da lista. Não tem porque expor as jogadoras a tanto risco (de lesão, pelo cansaço, e de saúda, pela Covid-19) por um torneio amistoso. E aqui ainda cabe lembrar: as três convocadas do Timão já testaram positivo para a doença, mas é possível a reinfecção.

E onde entra o PSG nessa história? Para mim, o clube francês tomou a atitude que o Corinthians deveria tomar.

De acordo com a jornalista Cíntia Barlem, o PSG decidiu não liberar Luana e Formiga, também convocadas por Pia Sundhage para a disputa do torneio, por conta da pandemia. É importante explicar que a situação da dupla é um pouco diferente da situação do trio alvinegro, já que as atletas do PSG perderiam jogos ao retornarem dos Estados Unidos por ter que cumprir o período de quarentena antes de voltar às atividades na França.

Apesar da diferença nos cenários, acho que seria totalmente plausível um posicionamento semelhante no Corinthians. É importante falar, também, que a CBF ainda não confirmou se as jogadoras do PSG seguem ou não na lista de Pia, mas o posicionamento e a pressão do clube já são importantíssimos.

Nove dias separam o final do torneio She Believes e o início oficial da Libertadores Feminina. A partir de segunda-feira, as corinthianas convocadas viverão quatro semanas intensas: viagem com a Seleção aos Estados Unidos, três jogos amistosos, volta ao Brasil, viagem para a Argentina e toda a disputa da Libertadores.

Existe o desgaste dos jogos e da viagem com a Seleção às vésperas de um torneio importante e da temporada que será puxada para o Corinthians. Não tem motivo para expor as atletas a tanto risco.

Veja mais em: Corinthians feminino, Corinthianos na Seleção, Tamires, Andressinha e Adriana.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Julia Raya

Por Julia Raya

Estagiária do Meu Timão e estudante de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo-SP. Tem 17 anos e é corinthiana há 18. Sempre viveu com o Corinthians e agora trabalha com ele também.

O que você achou do post da Julia Raya?