Venha fazer parte da KTO
x
Gigantes europeus jogarão com homenagem ao Corinthians no uniforme?
Lucas Faraldo

Editor e apresentador no canal do Meu Timão no YouTube

ver detalhes

Gigantes europeus jogarão com homenagem ao Corinthians no uniforme?

Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Análise de Lucas Faraldo

42 mil visualizações 48 comentários Comunicar erro

Parte da torcida do Corinthians tem se questionado sobre o porquê de as novas camisas de Atlético de Madrid e seleção holandesa terem os mesmos detalhes que representam menção ao Timão do início da década de 90. Estaria a fornecedora de material esportivo forçando a barra? Pelo menos dessa vez o que pode ter acontecido é muito mais legal.

Não é que a Nike teria inventado uma desculpa pra associar seu novo modelo ao Corinthians. Na verdade é a mesma história de sempre: é um mercado global abocanhado por uma multinacional com departamento de marketing gigante que vai encaixando histórias com os clubes-clientes para deixar os lançamentos mais atrativos em cada praça.

Nesse modelo 2020/21, por sua vez, parece haver homenagens realmente específicas para o aniversário de 30 anos do primeiro título brasileiro do Corinthians. E que, no tal mercado global, podem ter parado nos uniformes de gigantes como a Holanda e o Atlético de Madrid.

Primeiro que é difícil negar a inspiração. O modelo vazado há meses já tinha detalhes muito particulares à camisa de 1990 do Corinthians - especificamente a gola polo preta e a costura triangular branca na altura da clavícula (veja em detalhes no vídeo acima). Esse protótipo foi descartado.

No lugar daquela versão, a Nike acrescentou detalhes dos uniformes usados pelo Corinthians entre 1992 e 1994: a faixa branca na gola preta e os botões. Aquelas camisas também tinham marcas d'água em referência à bandeira do estado de São Paulo – de desenho similar ao alto relevo do modelo jogador dessa camisa 2020/21 (veja em detalhes na vídeo acima).

Questionada pelo Meu Timão, a Nike alegou que "o Corinthians faz parte de um seleto grupo de clubes mais importantes para a Nike globalmente, e os produtos desenvolvidos para o Timão depois são replicados em alguns times e seleções com variação de cores". Não é uma verdade absoluta, mas é a versão oficial da fornecedora.

É compreensível o incômodo de parte da torcida? Claro. Primeiro porque a homenagem é a 1990; e a camisa tem detalhes de 1992/93/94. Segundo porque nos últimos anos as tais homenagens já vinham sendo questionadas: laranja em 2015 por causa da cor do Terrão do Parque São Jorge? Azul em 2016 porque "o Corinthians não se explica"? Dureza!

Mas especificamente agora em 2020 o cenário pode ser outro: o Corinthians do início dos anos 90 não apenas parece ter recebido uma homenagem mais caprichada da Nike como também terá algumas de suas menções estampadas em camisas de gigantes europeus.

Em tempos de bola parada, um golaço da Nike (não só) com a camisa do Corinthians?

Veja mais em: Camisa do Corinthians.

Avalie esta coluna
Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Por Lucas Faraldo Knopf

Jornalista pela ECA-USP e ex-Esporte Interativo, Jovem Pan e Lance!. Hoje trabalha no Meu Timão. Autor do livro 'Impedimento - Machismo, racismo, homofobia e elitização como opressões no futebol'.

O que você achou do post do Lucas Faraldo?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Cicero

    Ranking: 5896º

    Cicero 342 comentários

    @cicero.diego.martins Apoiador em

    Parem de querer criar polêmicas em uma coisa que foi acertada.A camisa ficou legal, a homenagem foi legal, as coisas já estão muito ruins para o Corinthians, quando tem algo positivo querem polemizar?

  • Foto do perfil de Paredes

    Ranking: 620º

    Paredes 2734 comentários

    @paredes em

    Mimimi também! Se não gostou, não compra!

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Juliana

    Ranking: 490º

    Juliana 3313 comentários

    48º. @juliana.bauer2 em

    Que dúvida

  • Foto do perfil de Marcio

    Marcio 169 comentários

    47º. @marcio.da.silva11 em

    Cada um tem sua opinião, isto é fato.
    O que mais me interessa não é modelo de camisa e sim um clube da grandeza do meu Sport Club Corinthians Paulista não passar por situações vexaminozas como as quais está passando.
    É name rigths que não vêm
    É patrocínio fraco
    Dívidas que parecem ser intermináveis
    Falta de senso para contratar jogadores
    São jogadores bons indo embora
    Poxa o que está acontecendo no clube que em 8 anos atrás estava no auge do futebol mundial?
    É claro que se formos puxar nos últimos 20 anos o Corinthians é o tim que mais ganhou títulos em nosso país, mas isto por si só não basta.
    Temos que urgentemente voltar as nossas raízes, deixarmos de ser um clube/vitrine, onde empresários mandam, aqui é o Corinthians e este nome gigantesco não pode ser jogado na lama como estão fazendo.
    Tudo que leva o nome Sport Club Corinthians Paulista tende ao sucesso, só faltam nossos dirigentes se atentarem para isto.
    Vai Corinthians!

  • Foto do perfil de Daniel

    Ranking: 887º

    Daniel 2037 comentários

    46º. @danmendes91 em

    Meio dividido. Preço muito alto.

    Mas não tem como não dizer que a Nike é efetivamente um patrocinador que valoriza a nossa marca.

  • Foto do perfil de Diego

    Ranking: 729º

    Diego 2408 comentários

    45º. @diego.oliveira82 em

    Nossa esse Lucas só reclama, tá louco!

  • Foto do perfil de Fábio

    Ranking: 560º

    Fábio 2972 comentários

    44º. @fbi1980 em

    Ficou bom? Sim, mas continuou a acreditar que o Timão deveria ter sua marca própria isso reduziria o valor das camisas e venderia muito mais ou pelo menos alinhar com a Nike para a segunda ou terceira camisa ser escolha da torcida e colocar a camisa na temporada brasileira e não europeia.