Venha fazer parte da KTO
x
Cercada de mentiras, viagem do Corinthians é mancha na história do clube
Lucas Faraldo

Editor e apresentador no canal do Meu Timão no YouTube

ver detalhes

Cercada de mentiras, viagem do Corinthians é mancha na história do clube

Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Opinião de Lucas Faraldo

36 mil visualizações 373 comentários Comunicar erro

Cercada de mentiras, viagem do Corinthians é mancha na história do clube

Jogadores do Corinthians jogarão nesta terça-feira contra o Mirassol em Volta Redonda

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

O Corinthians vive hoje um dos dias mais hipócritas de seus 110 anos de história. O time do povo não se solidariza com:

  • o recorde diário de 373 enterros na cidade de São Paulo (21/3/21);
  • o recorde diário de 2.298 mortes por Covid-19 na média móvel do Brasil (22/3/21).
  • o recorde diário de 1.021 mortes por Covid-19 no estado de São Paulo (23/3/21);

Sobre esse último dado: seria necessário quase um dia inteiro de "minuto de silêncio" caso fosse respeitado um minuto por vítima fatal no estado de São Paulo. E está longe de parar.

Os números vão piorar até a bola rolar em Volta Redonda pra Mirassol x Corinthians. Pouco antes das 21h, o consórcio de veículos de imprensa divulga diariamente o número de mortes atualizado no país. Tendência é termos um novo recorde pelo 25º dia seguido.

É em meio a essa carnificina que o Corinthians topou o bem bolado com Federação Paulista e CBF pra jogar Campeonato Paulista e Copa do Brasil no Rio de Janeiro. Um "jeitinho" que faz o clube alvinegro honrar do pior jeito possível um trecho de seu próprio hino.

"És do Brasil, o clube mais brasileiro". Hoje, dia 23 de março, é mesmo. O Corinthians será o clube mais popular do Brasil a entrar em campo hoje, simbolizando desprezo da instituição pela vida alheia, egoísmo, falta de empatia, negacionismo se apoiando num protocolo falho... Tudo que tem reinado no país ultimamente e tem nos transformado dia após dia no epicentro da pandemia em todo o mundo.

E não é só hoje. Corinthians se programa pra passar a semana toda hospedado no interior fluminense. Afinal sexta-feira, em tese, tem jogo contra o Retrô pela Copa do Brasil. Será daquelas semanas que não nos esqueceremos nem no futuro mais distante.

Tudo isso entre mentiras, ainda por cima. Federação Paulista disse que acataria a paralisação do futebol determinada pelo Governo de São Paulo e poucas horas depois confirmou o Paulistão no Rio. A CBF confirmou a Copa do Brasil em Volta Redonda também, mas aí a prefeitura negou - quem está falando a verdade?

O dia de hoje é uma mancha na história de um Corinthians que já deu tantos exemplos de posicionamento e resistência ao longo de mais de um século. O clube que na primeira década de existência já peitava o elitismo do futebol paulista hoje faz parte do elitismo. O clube que há 40 anos peitava os indiferentes à vida hoje se mostra indiferente também.

Neste 23 de março eu teria vergonha de ser dirigente ou jogador do Sport Club Corinthians Paulista.

Veja mais em: Campeonato Paulista, Copa do Brasil e História do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Por Lucas Faraldo Knopf

Jornalista pela ECA-USP e ex-Esporte Interativo, Jovem Pan e Lance!. Hoje trabalha no Meu Timão. Autor do livro 'Impedimento - Machismo, racismo, homofobia e elitização como opressões no futebol'.

O que você achou do post do Lucas Faraldo?