Venha fazer parte da KTO
x
5 pontos positivos do início de Tiago Nunes no Corinthians
Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

ver detalhes

5 pontos positivos do início de Tiago Nunes no Corinthians

Coluna do Luis Fabiani

Opinião de Luis Fabiani

11 mil visualizações 54 comentários Comunicar erro

5 pontos positivos do início de Tiago Nunes no Corinthians

Volante Gabriel conversa com o técnico Tiago Nunes no CT Joaquim Grava

Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Como já disse em outras oportunidades, o início de trabalho de Tiago Nunes no Corinthians é merecidamente recheado de críticas. Empolgou poucas vezes, perdeu pontos quando não podia perder e deixou a Libertadores de forma vexatória.

Pois bem.

Sei que serei chamado de Tiaguete, Anti-Carillete e torcedor da geração Playstation.

Mas na minha ótica otimista, vejo alguns pontos positivos a serem ressaltados no início de Tiago Nunes no Corinthians.

E aqui vão eles:

Treinos mais intensos

Tiago Nunes extrai o máximo de seus jogadores na rotina de treinamentos. Exige um time fisicamente perfeito, que consiga pressionar a saída de bola adversária nos 90 minutos.

Alguns jogadores que ganharam certo espaço em 2019 não se encaixam nesse perfil. Casos de Sornoza, Jadson e Pedrinho, que já tiveram suas saídas confirmadas e de Mateus Vital, que segue no elenco, mas jogou apenas uma vez como titular em 2020.

Revitalização de atletas em baixa

Ramiro e Boselli não fizeram um bom 2019. O primeiro, foi peça fundamental do Grêmio campeão da Libertadores em 2017. O segundo vinha de uma passagem no México com mais de 130 gols. Era nítido que ambos podiam entregar mais do que aquilo que vinha sendo mostrado. Com Tiago Nunes, os dois são titulares absolutos.

Ramiro se lesionou no começo do ano e o time caiu verticalmente quando não o tinha em campo. Boselli é o artilheiro do time na temporada com seis gols marcados.

Maior utilização da base no profissional

Madson, Janderson, Lucas Piton e Carlos Augusto receberam certo espaço. Não houve partidas nas quais nenhum desses quatro esteve em campo.

Sempre se cobrou dos outros treinadores que colocassem a base para jogar. Agora que colocam, enchem os jovens de críticas e pedem que saiam do time.

Como deve proceder o treinador, portanto?

Mudança de conduta com o Sub-23

Ninguém sabia a função do sub-23 em 2019. Ninguém nem sabia quem estava jogando.

Foram mais de 30 jogadores contratados. E com todo o respeito do mundo aos atletas, ninguém parecia promissor para a categoria profissional.

Tiago Nunes mudou o modus operandi da categoria. Promoveu jogadores do Sub-20 para o Sub-23, já relacionou o atacante Nathan para uma partida do profissional e exigiu que usassem a categoria recém-criada como passo de transição do sub-20 para o time de cima.

"Bola dentro" do treinador corinthiano.

Time mais ofensivo

A diretoria seguiu aquilo que foi majoritariamente pedido pela Fiel. Trouxe um treinador com as características mais ofensivas que não eram vistas no Corinthians há alguns anos. Com pouco mais de dois meses de trabalho, já condenam o novo estilo da equipe.

O Corinthians tem média de 60% de posse de bola e 14 finalizações por partida. Números muito bons para uma equipe que pouco vem ganhando.

Toda crítica a Tiago Nunes é válida. Mas o discurso de parte dos torcedores se contradiz a cada dia que passa. Nos deram aquilo que foi pedido. Hora de deixar as engrenagens girarem e esperar que os resultados virão

Falamos sobre isso no podcast do Meu Timão!

E mais: sensação do futebol europeu falou sobre o Corinthians de Tiago Nunes

Veja mais em: Tiago Nunes.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Luis Fabiani

Por Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

O que você achou do post do Luis Fabiani?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Mauro

    Ranking: 8080º

    Mauro 224 comentários

    @mauro.alexandre.da.c em

    Qual é o tempo certo pra avaliar um trabalho do técnico?

    3 meses?
    Já não serve?

    Todo mundo queria TN
    Tudo mundo queria um time ofensivo
    Todo mundo queria jogadores da base
    Todo mundo pedia Janderson, Piton

    Agora tem que ter paciência!

  • Foto do perfil de Thiago

    Thiago 84 comentários

    @thiago.cardozo em

    Concordo, tem que deixar ele trabalhar! Time tá com postura diferente, Ramiro tá fazendo falta demais, diretoria incompetente mandou Romero embora porque era caro, seria fundamental no estilo de jogo hoje! Tem que tirar do time quem tá fazendo corpo mole porque não gosta de treinar isso sim! #ficatiagonunes

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Thiago

    Ranking: 2214º

    Thiago 963 comentários

    54º. @thiago.oliveira.sil1 em

    Alguma coisa aconteceu com o time depois da partida contra o Santos. O time parecia empolgante, batalhador e aguerrido... De repente foi só ladeira abaixo... E parece que até o próprio Tiago Nunes se perdeu... Mexendo no time jogo após jogo e fazendo substituições sem sentido... Se ele não reagir... Esse ano é 2 divisão... O Corinthians é o pior time em aproveitamento da série A...

  • Foto do perfil de Paulo

    Ranking: 17º

    Paulo 30779 comentários

    53º. @pc.olimpia em

    Concordo com os itens elencados, mesmo assim, tomo a liberdade de adicionar suas críticas aos nossos funcionários acomodados do CIFUT, não é possível tantas contratações equívocadas que nos geraram prejuízos.

  • Foto do perfil de Thiago

    Thiago 30 comentários

    52º. @thiago.finocchiaro.g em

    Você e um brincalhão e uma das colunas mais pavorosas que já li...se você faz jornalismo e melhor troca de profissão...ofender os leitores do coluna...

    5 pontos positivos, capaz da um pouquinho dessa bebida que você bebe que eu quero também...

    Defender o Tiago Nunes e o mesmo que defendeer o Alexandre Nardoni...por deus do céu...

  • Foto do perfil de Manoel Muniz

    Ranking: 971º

    Manoel 1911 comentários

    51º. @manoel.muniz em

    Concordo com a sua explanacao, Fabiabi.

    No fim das contas, a salvacao desse trabalho pode ser a quarentena. Acredito que todos da comissão técnica e jogadores vão reavaliar suas posições. Jogadores insatisfeitos vão perceber que tem que ser mais profissionais e notar que a torcida não tolera #$!@% gem.
    Acho que o TN já percebeu que no Corinthians aa consequências vem rápido e forte. Não há blindagem como ele tinha no Parana.
    E por último, os adversários também voltarão ao trabalho como else estivessem no início de temporada. Todos estarao nivelados.

  • Foto do perfil de nilzo

    Ranking: 8171º

    Nilzo 220 comentários

    50º. @nilzo em

    Saudações CORINTIANAS LUIS você tem 19 anos de corintiano eu tenho 63 anos. Técnicos inventores eu vi de monte no nosso CORINGÃO. Mas vencedores eu vi poucos: OSVALDO BRANDÃO, VANDERLEI LUXEMBURGO, NELSINHO BATISTA, MANO MENEZES, Tite, Carille, JORGE VIEIRA, MARIO TRAVAGLINI, OSVALDO DE OLIVEIRA, Eduardo esses foram CAMPEÕES. Eu como CORINTIANO espero que ele de certo mas com o estilo kamikase e a soberba dele e com as preferências Yone, Boselli, Richard, nós vamos é cair para a sengunda divisão do brasileirão.

    VAI CORINTHIANS! MINHA VIDA! MINHA HISTÓRIA! MEU AMOR!