Venha fazer parte da KTO
x
Colombiano em alta e reforços do profissional: o que esperar do sub-20 do Corinthians
Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

ver detalhes

Colombiano em alta e reforços do profissional: o que esperar da temporada do Corinthians Sub-20

Coluna do Luis Fabiani

Opinião de Luis Fabiani

11 mil visualizações 31 comentários Comunicar erro

Colombiano em alta e reforços do profissional: o que esperar da temporada do Corinthians Sub-20

Elenco comemorando o gol de Juan David no jogo-treino entre Corinthians e Caldense pelo Sub-20

Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

A temporada de 2021 da base corinthiana vive mais baixos do que altos. A eliminação precoce na Copa do Brasil Sub-20, somada a um possível vexame no Brasileirão Sub-17, coloca o Terrão em uma situação delicada. Hoje, a estabilidade só é vista no time de Aspirantes, comandado por Danilo, e ainda invicto no Campeonato Brasileiro da categoria.

Três meses após seu último ato, a equipe Sub-20 do Corinthians voltará a ter um compromisso oficial. Neste sábado, o Timãozinho receberá o Internacional, em partida válida pela primeira rodada do Brasileirão Sub-20. A categoria, embora fragilizada após a subida de vários jogadores, ainda possui alguns pontos a serem destacados.

Novo treinador e troca radical de estilo de jogo

As novidades do Corinthians Sub-20 não se limitam ao campo. No banco de reservas, Tarcisio Pugliese estará comandando a equipe pela primeira vez em partidas oficiais. Nas poucas entrevistas que deu, afirmou que prezaria pelo jogo ofensivo e pela posse de bola. Além disso, confirmou que sua equipe alternará entre o 4-1-4-1 e o 4-4-2. A nova ideia de futebol simboliza uma troca radical em relação à de seu antecessor, Márcio Bittencourt, que buscou implantar um jogo mais vertical, de ligações diretas e disputas físicas.

A experiência em times de base será inédita para Pugliese. No seu trabalho mais recente, comandando o XV de Piracicaba, obteve 27 vitórias em 59 jogos, ao longo das temporadas 2019 e 2020.

Reforços do profissional

Alguns nomes devem passar por um intercâmbio de categorias. Após um período de treinos na equipe principal, Matheus Araújo e Antony voltarão a integrar o elenco da equipe Sub-20. Além disso, nomes pouco utilizados pelo técnico Sylvinho também podem marcar presença nas partidas da categoria. São os casos de Luis Mandaca, Rodrigo Varanda, Felipe Augusto e Gabriel Pereira, por exemplo.

Reforços do Sub-17

Além da equipe principal, há uma possibilidade alta de vermos nomes da equipe Sub-17 sendo utilizados no Sub-20. Guilherme Biro, Léo Mana, Cressi e Pedrinho podem ser algumas novidades no decorrer dos campeonatos.

Se levarmos em consideração os atletas que estouraram a idade de Sub-17 nesse ano, é certo que veremos mais algumas novidades: Ryan Gustavo, Robert Renan e Keven Vinícius, por exemplo, serão pilares do Sub-20 na temporada.

Contratações

Não foram poucas. Aliás, a quantidade é bem passível de contestação. Desde o final da última temporada, chegaram:

Anderson Chaves - atacante, vindo do Vila Nova-GO

Carlão - zagueiro, vindo do Náutico (já retornou ao clube pernambucano)

Gabriel Domingues - lateral, vindo do Cruzeiro

João Pedro - goleiro, vindo do Atlético-SC

Wesley Borges - goleiro, vindo do, Ituano

Luan - atacante, vindo do Linense

Gabriel Góes - volante, vindo do Flamengo de Guarulhos-SP

José Victor - volante, vindo do Globo-RN

Destes, é possível que somente Anderson Chaves e José Victor sejam aproveitados na estreia, já que chegaram há mais tempo e participaram da preparação com Tarcisio Pugliese. Carlão, que chegou do Náutico, teve seu retorno solicitado pelo clube pernambucano, e não faz mais parte do plantel alvinegro.

Colombiano em alta

Dois anos após sua contratação, cresce a possibilidade de vermos maior sequência para Juan David Torres, que chegou no Corinthians sob forte badalação e carregando a alcunha de "novo James Rodríguez". Desde que chegou, o meia só entrou em campo nove vezes, sendo titular em apenas cinco, todas elas pelo Paulistão Sub-20, onde a categoria optava por um time alternativo.


Ao menos para sábado, onde não deve haver tantas novidades, é possível projetar um Corinthians escalado com: Alan Gobetti, Julio, Alemão, Robert Renan e Reginaldo; Ryan, Keven, Matheus Araújo e Juan David; Arthur Sousa e Anderson Chaves.

Possível escalação do Corinthians Sub-20

Meu Timão

Veja mais em: Base do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Luis Fabiani

Por Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

O que você achou do post do Luis Fabiani?