Venha fazer parte da KTO
x
Corinthians TV transmitindo o Campeonato Paulista
Marco Bello

Setorista do Corinthians desde 2009 pela Rádio Transamérica, Marco Bello acompanha o dia a dia do clube

ver detalhes

Corinthians TV transmitindo o Campeonato Paulista

Coluna do Marco Bello

Opinião de Marco Bello

9.0 mil visualizações 57 comentários Comunicar erro

Corinthians TV transmitindo o Campeonato Paulista

Seria uma boa a transmissão do Paulista pela Corinthians TV?

Foto: Rodrigo Gazzanel - Agência Corinthians

A briga do Flamengo com a Globo mexeu com o mundo do futebol no Rio do Janeiro e acabou respingando no resto do país.

Até que ponto os clubes são sustentáveis financeiramente sem o apoio da toda poderosa rede de televisão do país?

Há chance de uma liberdade plena para cada clube cuidar de sua própria imagem?

Bem, antes de entrar no assunto Corinthians, que é a finalidade deste site e deste post, preciso falar de duas coisas.

A primeira, a MP que permitiu a transmissão do Flamengo foi patética, apressada, mal feita e conduzida apenas para beneficiar um clube, exatamente o Flamengo, que está em litígio com a Globo. A ideia não é totalmente ruim, mas a forma que foi feita sim.

Segundo, os clubes pequenos não conseguirão se sustentar sem um contrato coletivo com a televisão.

Ninguém quer assistir Mirassol e Ituano pela fase de classificação do campeonato paulista. A audiência na internet de um jogo desses perderá com certeza para uma Live do Felipe Dylon (quem não conhece o Dylon, dá um Google).

Voltemos ao Corinthians. Com certeza uma transmissão pela internet de qualquer jogo do Timão dará muita audiência. Isso é garantia de lucro? Não.

O clube precisaria estruturar, além da própria transmissão, seu departamento de marketing.

Ao contrário do que muitos imaginam, o dinheiro recebido com o Youtube não chega nem perto do dinheiro ganho com a televisão. Por que? Patrocínios. A televisão recebe de grandes empresas para que vinculem suas marcas ao produto futebol e repassa parte aos clubes.

O Corinthians tem um departamento de marketing que não vende. Na falta de um patrocinador máster de respeito, que pague o que vale a camisa, o clube loteou seu maior patrimônio de forma que fique parecendo um abada de carnaval. Me fale, quantos patrocinadores da camisa do Corinthians você lembra de cabeça? Pois é.

A Arena, que poderia receber um dinheiro absurdo de empresas grandes, vive também de bicos de empresas que ninguém nunca ouviu falar.

Será que este mesmo departamento de marketing conseguiria vender bem os jogos do Corinthians pela internet?

Outro assunto importante: a segmentação das transmissões traz um problema para muitos. A parcialidade das transmissões. Quando a Corinthians TV vai falar de um lance duvidoso contra a equipe?

Claro que há o torcedor mais alienado, que quer ouvir apenas notícias positivas do seu clube, que xinga o jornalista quando este descobre um problema na administração, traz dados negativos de uma transação, ou seja, se preocupa mais com os fatos do que em agradar o torcedor passivo.

Mas há também o torcedor que quer saber a verdade. Os leitores do Meu Timão são assim, por isso apoiaram tanto o site na disputa judicial contra o clube.

Será que querem uma transmissão totalmente parcial? Se o jogador do Corinthians merecer um cartão amarelo, este torcedor quer que a transmissão diga isso, ou que fale que foi apenas um acidente? Quer ser enganado?

Ou seja, para não me estender muito, acho muito legal a ideia das transmissões personalizadas, de nicho. Mas creio que também há de continuar a transmissão em massa, da televisão ou de qualquer outro veículo que seja imparcial e jornalístico.

Em tempo: se acabassem os campeonatos estaduais, o futebol brasileiro se organizaria mais, haveria, claro, menos jogos, mas estes jogos gerariam mais dinheiro, mais lucro aos clubes, que poderiam contratar melhores jogadores, aumentaria a qualidade e geraria um efeito virtuoso que seria benéfico para todos. E os clubes pequenos? Como em todos os países desenvolvidos, disputariam a quarta, quinta, sexta divisões durante o ano todo. Estadual hoje em dia é fetiche de alguns e um mal que poderia acabar.

Veja mais em: Campeonato Paulista.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Marco Bello

Por Marco Bello

Marco Bello é jornalista, apresentador e repórter da Rede Transamérica de Rádio, setorista do Corinthians desde 2009

O que você achou do post do Marco Bello?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Artur

    Artur 152 comentários

    @arturgomes78 em

    O Corinthians não existe sem a ponte preta; não existe sem o Bragantino. Futebol não só é um esporte coletivo, como interdependente. Negociar melhores contratos coletivos, prezar pela competitividade e - acima de tudo - entender que futebol não é apenas $$, mas paixão.

    O Flamengo tem um encontro marcado com narciso na história. Quem vai assistir Flamengo x Flamengo? A força de um time está também na dinâmica que estabelece com seus rivais, não inimigos. Espero que os clubes paulistas não caiam nessa armadilha que afundou e aniquilou os adversários cariocas do Flamengo; curiosamente, com muito apoio da Rede Globo.

    Está mais que na hora de o futebol paulista tomar a liderança nessa questão. No mais, a Fiel faz a diferença.

  • Foto do perfil de Andre

    Ranking: 437º

    Andre 3562 comentários

    @andre.ramos12 Apoiador em

    Não concordo com muitos pontos do seu texto, apesar de conhecer bem sua opinião. Acho que antes de pensar em TV, MP, fim do Paulista, etc, seria abraçar essa PUTHA oportunidade que se abriu de reestruturar todo nosso calendário. Quer hora melhor, por exemplo, para unificar com o europeu? De adaptar o paulista para um torneio pré temporada, onde os pequenos disputan seletivas e os times da série A e B disputam as finais numa sede pré definida, em julho, como fazem os europeus quando vão pra China? Valorizar nossa Libertadores com fase de grupos e mata mata acompanhando os times europeus?

    Agora é a hora.

    Isso é o ponto Zero pra qq valorização do nosso futebol.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de antonio

    Ranking: 2085º

    Antonio 1023 comentários

    57º. @antonio.af em

    Marcos bello baixa a bola.

  • Foto do perfil de antonio

    Ranking: 2085º

    Antonio 1023 comentários

    56º. @antonio.af em

    Como tem jornalista soberbo, Brasil é um pais continental e os estaduais tem sua importância, Corinthians tricampeão paulista muito comemorado.

  • Foto do perfil de Juliana

    Ranking: 492º

    Juliana 3313 comentários

    55º. @juliana.bauer2 em

    Com certeza

  • Foto do perfil de Kleysson

    Ranking: 122º

    Kleysson 7918 comentários

    54º. @kleysson.s em

    Concordo em muitos pontos. A questão do estadual é sim boa ideia sua por ter outras divisões que garantiram até mais dinheiro para os clubes...porém tem alguns detalhes importantes...o Brasil é imenso...Inglaterra e alemanha são menores...está o custo de viagens por esses times deveriam ser bancados pela CBF que claro não devem concordar

  • Foto do perfil de José Freitas

    José 87 comentários

    53º. @jose.freitas2 em

    Parabéns marco bello concordo plenamente e belíssima postagem e vai Corinthians contra tudo e contra todos