x
Corinthians promete camisa limpa nos próximos anos
Marco Bello

Setorista do Corinthians desde 2009 pela Rádio Transamérica, Marco Bello acompanha o dia a dia do clube

ver detalhes

Corinthians promete camisa limpa nos próximos anos

Coluna do Marco Bello

Entrevista de Marco Bello

96 mil visualizações 288 comentários Comunicar erro

Corinthians promete camisa limpa nos próximos anos

Colagrossi promete a volta da camisa com apenas um patrocinador no Timão

Foto: Reprodução - Internet

Não é novidade para o torcedor do Corinthians que a camisa do time profissional de futebol virou um grande outdoor de marcas grandes e pequenas de alguns anos para cá. O fato do clube precisar de dinheiro acabou causando essa poluição visual que não só torna a camisa menos bonita aos olhos do torcedor, como também acaba desvalorizando o principal produto do clube.

Uma empresa que aceita dividir o patrocínio com outras dez logicamente vai pagar menos do que uma empresa que estampa sozinha sua marca na camisa. É uma espiral negativa: quanto mais empresas, menos se paga por patrocínio de cada uma delas.

Então porque não mudar essa lógica? Vender mais caro, para uma empresa só, recebendo o mesmo e tendo uma camisa muito mais bonita e atrativa para o torcedor?

Um teste: sem olha no Google ou em qualquer outro lugar, você torcedor do Corinthians sabe todas as empresas que estão na camisa do seu clube do coração? Eu não. É isso o que acontece quando se transforma uma camisa em um “abadá”.

Conversei sobre isso com o novo superintendente de marketing do Corinthians, José Colagrossi Neto, que não só concorda comigo como promete mudar isso radicalmente nos próximos anos.

Veja abaixo o relato de José Colagrossi Neto

“Bom, como você sabe, antes de começar no Corinthians eu trabalhei durante 11 anos no Ibope Repucom, que é a maior empresa global de pesquisa e marketing esportivo. E quem me acompanha, já ouviu de mim essa frase um milhão de vezes, que em patrocínio esportivo menos é mais.

O modelo ideal, que é o nosso objetivo lá na frente, é uma camisa com um patrocínio máster, o escudo do clube e a marca do material esportivo.

Agora, esse é o nosso objetivo lá na frente. Nesse momento, a curtíssimo prazo, o clube está numa missão que talvez seja a missão mais importante dessa gestão, além de colocar o torcedor no centro do ecossistema, que é de abater a dívida. O clube tem uma dívida hoje que sufoca! Sufoca todas as nossas atividades e principalmente os investimentos no futebol profissional.

Abater essa dívida não é uma questão de estratégia, é uma questão de sobrevivência. Então a curtíssimo prazo, e eu falo pra esse ano, 2021, eu não vejo um cenário onde a gente vai poder remover os patrocinadores da camisa e só deixar um lá. Eu não vejo isso, porque significaria uma perda muito grande, que nesse momento a gente não pode arcar com isso.

Seria quase que um suicídio fazer isso agora.

A estratégia é, longo prazo, lá na frente, sim. É ter um patrocinador máster, com o escudo do clube e a marca do material esportivo. É uma jornada. A gente vai caminhar nessa direção. Não vamos chegar em 2021, provavelmente não vamos chegar em 2022, mas vamos chegar em 2023 com uma camisa mais limpa.

Vai ter apenas um patrocinador? Provavelmente não. Mas em algum momento, de repente nos próximos cinco anos, nós podemos chegar no destino final, que é exatamente isso que você falou".

Veja mais em: Ações de marketing, Patrocinador do Corinthians e Camisa do Corinthians.

Avalie esta coluna
Coluna do Marco Bello

Por Marco Bello

Marco Bello é jornalista, apresentador e repórter da Rede Transamérica de Rádio, setorista do Corinthians desde 2009

O que você achou do post do Marco Bello?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Rafael

    Ranking: 982º

    Rafael 2274 comentários

    @rch05 em

    Esse novo marketing do Corinthians é uma gratíssima surpresa. Que diferença faz um profissional capacitado!

  • Foto do perfil de Felipe

    Ranking: 639º

    Felipe 3261 comentários

    @felipe.licre em

    Esse é o caminho, quanto mais patrocínio na camisa menos valorizado fica, a neo quimica (hypera pharma) bem que podia aproveitar que virou parceira da arena e virar parceira do time, patrocínio a longo prazo na camisa.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Geovani

    Ranking: 1001º

    Geovani 2229 comentários

    288º. @geovani.roberto.da.s em

    3 patrocínios são o Suficiente e tá de bom tamanho porque até na Europa os Times já tem 2 e um terceiro em camisas de treino.

  • Foto do perfil de Marcelo

    Marcelo 32 comentários

    287º. @marcelo.rodrigues.d5 em

    As camisa que comprei são todas limpas. As que tem patrocínio eu ganhei.

  • Foto do perfil de Carlos

    Ranking: 5933º

    Carlos 400 comentários

    286º. @carlaotiradentes em

    Não concordo, o que deveria desvaloriza é a má fase e não os patrocínios nela estampada, até prq, você não compra a camisa com todos os patrocinadores parecendo abadá. E diga se de passagem pela péssima campanha os preços deveriam baixar, aí sim venderia um pouco mais, mas do jeito que anda, não dá gosto de compra nada novo e sim usar o manto dos verdadeiros Guerreiros que representaram com honra, não precisa nem ter título da temporada mas sim honra entrega garra, essa camisa todo corinthiano tem orgulho de usar.

  • Foto do perfil de Daniel

    Ranking: 2259º

    Daniel 1129 comentários

    285º. @daniel.dias.rodrigue em

    Pela grandeza do Corinthians se fosse bem administrado nem precisava de patrocínio na camisa

  • Foto do perfil de Roseli

    Roseli 77 comentários

    284º. @roseli.marques em

    Vicente Matheus, morreu em 97 e viva dizendo que a camisa com muitos patrocinadores descaracterizava a camisa do time...Veja como são as coisas levou mais de 20 anos para alguém perceber isso...Particularmente fico muito feliz, pois estava vendo o momento do distintivo não estar mais na camisa, tal a quantidade de propagandas.