Ronaldo, o 'fenômeno' de 125 mil reais por mês

Marco Bello

Setorista do Corinthians desde 2009 pela Rádio Transamérica, Marco Bello acompanha o dia a dia do clube

ver detalhes

Ronaldo, o 'fenômeno' de 125 mil reais por mês

Coluna do Marco Bello

Opinião de Marco Bello

17 mil visualizações 211 comentários Comunicar erro

Ronaldo, o 'fenômeno' de 125 mil reais por mês

Inauguração do Lab R9

Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Ronaldo Nazário, o popular "Fenômeno ", chegou ao Corinthians no início de 2009, em um dos períodos mais difíceis da história do clube. A equipe tinha acabado de subir da série B do Campeonato Brasileiro, e o torcedor vivia um momento de extrema insegurança quanto ao futuro.

Andrés Sanchez, presidente que assumiu o cargo no final de 2007, acompanhou o rebaixamento para a segundona, contratou Mano Menezes, reformulou quase todo o elenco, mas precisava ainda de um trunfo: resgatar a autoestima do torcedor e com isso voltar a gerar receita.

A contratação de um dos maiores jogadores da história do futebol, mesmo em final de carreira, foi um golpe de mestre. Ronaldo não só gerou mídia espontânea no mundo todo, como realmente jogou bola. Estreou contra o Itumbiara, pela Copa do Brasil, e logo no jogo seguinte já marcou o primeiro gol: contra o Palmeiras!

A equipe de Mano ganhou o Paulistão com direito a dois golaços de Ronaldo na Vila Belmiro e levantou também a taça da Copa do Brasil, com grande atuação do atacante nas finais contra o Internacional.

Ao todo, foram 69 jogos disputados e 35 gols marcados com a camisa do Timão. Ronaldo resolveu antecipar o final da carreira no dia 2/2/2011, após a eliminação do Corinthians para o Tolima na Pré-Libertadores da América.

O atleta então recebia um belo salário, cerca de 400 mil reais por mês, mais uma parte do valor recebido dos diversos patrocínios na camisa do time. Patrocínios, aliás, conseguidos graças à popularidade do "Fenômeno". Nada mais justo, portanto. Uma negociação que foi boa para o clube e para o atleta.

Porém, quando resolveu parar de jogar futebol, Ronaldo abusou da gratidão que o presidente Andrés Sanchez tinha com ele: cancelou o contrato de jogador, e firmou um novo acordo, para ser "embaixador" do clube. Na prática, ele não precisava fazer nada, além de ser ele mesmo. Aparecer em festas, viagens, ao lado de personalidades, políticos, etc. E ser sempre lembrado como ex-jogador do Corinthians. O valor deste novo "trabalho": 125 mil reais por mês.

Nos três anos seguintes, 2011, 2012 e 2013, segundo reportagem do Portal UOL, Ronaldo recebeu a bolada de 5 milhões de reais do Corinthians. O trabalho? Ter a imagem utilizada pelo clube. Uma imagem que Rivellino, Sócrates, Marcelinho ou Neto nunca cobraram para que o clube as utilizasse. Mas no caso do ex-atacante, custou bem caro.

Em 2014, com o problema ocorrido entre Andrés Sanchez e o presidente Mario Gobbi, o novo mandatário do clube optou por não mais utilizar a imagem do ídolo. Mas no início de 2015, com o acirramento da disputa eleitoral no clube, a chapa de Roberto de Andrade lembrou de seu antigo garoto-propaganda.

E Ronaldo foi chamado para inaugurar uma sala de musculação que já existia, dentro do CT do clube, em uma jogada de marketing que depois se somou a um vídeo gravado pelo celular do ex-atleta e enviado para os sócios do Corinthians que votariam na eleição do dia 7 de fevereiro.

No dia da eleição, no Parque São Jorge, a imagem do craque foi bastante utilizada também, em banners, faixas, cartazes, santinhos e até com a música "Eu sou Ronaldo" sendo tocada insistentemente por um carro de som presente ao evento.

A chapa de Roberto e Andrés venceu a eleição com 57% dos votos. Ronaldo, que é um fenômeno também no campo financeiro, não põe os pés pra fora de casa se não houver dinheiro envolvido. E muito.

E eis que a boca pequena no clube (mais tarde confirmada por reportagem do Portal UOL) traz a notícia que um novo contrato deverá ser assinado entre o Corinthians e o ex-jogador. Mais um acordo milionário que colocará o garoto-propaganda na folha salarial da instituição. Sem jogar. Sem precisar ir ao PSJ. Sem fazer parte da diretoria. Sem precisar rigorosamente fazer nada. Apenas ir ao banco para sacar o dinheiro.

Coluna do Marco Bello

Por Marco Bello

Marco Bello é jornalista, apresentador e repórter da Rede Transamérica de Rádio, setorista do Corinthians desde 2009

O que você achou do post do Marco Bello?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de DIEGO

    Ranking: 3668º

    Diego 330 comentários

    por @navarroo

    Marco belo comedia.. Mesmo que tudo isso fosse verdade, o Ronaldo tem créditos e muitos.. Alavancamos o patrocínio da camisa de 20 milhões anuais para 50 milhões... Foi ele que insistiu no projeto da base, CT, academia, clinica e estádio... Fora a visibilidade.. Na minha conta isso ai tá mt bem pago... Jogar dinheiro fora pra mim é pagar 400 mil de salário num mlk de m.e.r.d.a como o pato que não fez nada pelo clube custou 40 milhas e ainda bateu um pênalti na Copa do Brasil como se estivesse brincando com o sobrinho no quintal de casa... Ronaldo é mídia, marketing e visibilidade, onde o cara toca vira ouro.. Não tem como comparar as imagens dos citados acima.. Todos excelentes jogadores e estarao na nossa história p sempre mas em retorno financeiro extra campo não tem nem como comparar.. Epocas distintas, onde futebol era paixao e um esporte somente.. Hoje é business e o retorno do Ronaldo é inegável.. Existe o Corinthians pré Ronaldo e pós... Isso é fato...

  • Foto do perfil de R@F@el

    [email protected]@el 41 comentários

    por @tatolhp

    Não sei porque o meu Timão mantem esse cara aqui. É um cara que só da bola fora. Só quer tumultuar. Na época das contratações só dava palpite furado, agora vem querer usar o UOL como fonte. Sai daqui cara. Aqui é o Corinthians, coisa que você não é.

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Cesar

    Ranking: 297º

    Cesar 2885 comentários

    211º. por @caesar1977

    Um idiota. Ronaldo Trás parceiros e isso chama-se uso de imagem+ a comissão pela empresa que ele R9 trouxer.
    Tá certo Andrés e Roberto

  • Foto do perfil de MIRO

    Ranking: 903º

    Miro 1220 comentários

    210º. por @filllzona

    Quem pode, pode e pronto...Devemos muito ao Ronaldo, e hoje o futebol mudou muito e relaxa Marco, que esse dinheirinho está bem empregado, porque o Santos teve Pele, o São Paulo, Tele e o Corinthians o Ronaldo...

  • Foto do perfil de Diego

    Ranking: 7728º

    Diego 124 comentários

    209º. por @diego.morais3

    Você comparou o Ronaldo com grandes nomes que jogaram em nosso clube exemplo de Socrates Rivelino Marcelinho Neto e etc...
    Só que isso foi em épocas diferentes hoje o futebol se modernizou e encareceu muito mais as coisas valores hoje no futebol é somente dinheiro em grande escala.
    Só que olha que a imagem do Fenômeno trouxe de retorno para o clube olha o time que temos hoje olha o estádio que ganhamos olha nosso títulos que foram conquistados nesse decorrer de tempo e equipara com nosso rivais e a época que jogaram os antigos ídolos e reflita em sua opinião nada é de graça nesse mundo se ele ganhou milhões lhe garanto que valeu cada centavo...
    Corinthians hoje amanha e sempre...

  • Foto do perfil de Felipe Cardoso

    Felipe 18 comentários

    208º. por @felipe.cardoso.cardo

    Vendo pelo lado pessimista do UOLixo parece que foi ruim, porem, vendo pelo lado imparcial, apenas em 2009, o Timão teve 77 milhões de reais em propaganda gratuita e expontânea, apenas em ter associado o nome ronaldo ao Corinthians no mundo todo!

  • Foto do perfil de Samuel

    Ranking: 10622º

    Samuel 76 comentários

    207º. por @samuel.j.o.araujo

    Marco bello, lixo de jornalista, escoria de notícia que nem ele mesmo sabe que é verdade! Mesdmo se fosse verdade va se preucupar com sua vidinha meu filho o que o ronaldo fez pelo Corinthians neenhum jogador nem mesmo o rivelino poderia fazer, existi um Corinthians antes e pos ronaldo, então o que ele receber com certeza será o dinheiro mas bem pago que o Corinthians pagou e fica a dica.

  • Foto do perfil de CLAUDINEI

    Ranking: 3234º

    Claudinei 383 comentários

    206º. por @cabvargemgrandedosul

    Vai setoriar os bambis, o porco e os sardinhas pô

  • Foto do perfil de Nelson Pereira Da Costa

    Ranking: 4907º

    Nelson 233 comentários

    205º. por @nelson.pereira.da.co

    Lateral Guilherme Arana tem jogar no lugar desse lateral euder quanto ao ronaldo ganha do Corinthians ele trásreceita para o Timão parabéns marco bello

  • Foto do perfil de marcelo

    Ranking: 120º

    Marcelo 5125 comentários

    204º. por @batman

    Se você pensar assim ronaldo lá fora na espanha Corinthians na italia Corinthians no libano Corinthians na alemanha Corinthians na china Corinthians e porque porque o ronaldo e lembrado de ter sido jogador do Corinthians aonde ele vai ela da uma camisa do Corinthians como presente provavelmente na copa florida também teve dedo dele e obvio tudo no mundo tem interesse e ele realmente e nosso embaixador

  • Foto do perfil de Diego

    Ranking: 2421º

    Diego 526 comentários

    203º. por @diego.fares

    Tudo depende de como será explorada essa imagem. Haverá alguma ativação de marketing, envolvendo diretamente o Fenômeno? Se sim, ótimo, vale cada centavo.
    Por outro lado, se esse dinheiro é pago a título de gratidão, sou obrigado a concordar com o colunista, a diretoria esta sendo ingênua, ou até má intencionada.
    Por essa quantia, o R9 deveria pelo menos estar presente em todos os amistosos que o Corinthians disputar.
    Fora isso, realmente foi de dar nojo as manobras da situação para ganhar a eleição.

  • Foto do perfil de teotonio

    Ranking: 6718º

    Teotonio 152 comentários

    202º. por @teotoniocorinthians

    Gostei da matéria, só quem é cego não enxerga a realidade do clube, alguns torcedores parece corno manso que quando avisado não quer acreditar. Desde a época que jogava no Corinthians o Ronaldo tinha privilégios e o apelido dele era beberrao que só reclamava das coisas. O gordo é esperto quando o negócio envolve dinheiro ele acorda, o gordo ficava jogando poker até altas horas na concentração com alguns jogadores e ele e o roberto carlos fumavam cigarro. O Corinthians começou a ganhar a Libertadores no momento que esses 2 trastes saíram do Time.