Elias e o torcedor do Timão

Marco Bello

Setorista do Corinthians desde 2009 pela Rádio Transamérica, Marco Bello acompanha o dia a dia do clube

ver detalhes

Elias e o torcedor do Timão

Coluna do Marco Bello

Opinião de Marco Bello

67 mil visualizações 230 comentários Comunicar erro

Elias e o torcedor do Timão

Torcedor-cliente presente à Arena Corinthians

Foto: Rodrigo Coca - Agência Corinthians

O meia Elias tocou em uma ferida aberta ao comparar o torcedor atual do Corinthians ao torcedor do São Paulo, na saída de campo do Pacaembu após a partida contra o Cruzeiro.

Elias se referia às vaias da torcida e aos gritos de “burro” contra o técnico Cristóvão Borges.

Mas enfim, o que mudou no torcedor do Corinthians nos últimos anos. Elias está certo?

O torcedor do Corinthians sempre vaiou. Sempre cobrou. Já pegou no pé de jogador, já chamou técnico de “burro”.

Mas o torcedor realmente mudou. Aliás, não foi a torcida que mudou o comportamento. São outros torcedores.

Quando o Corinthians começou o “projeto Arena”, ainda no Pacaembu, há cerca de dez anos, cobrando caro pelos ingressos, dividindo os estádio em setores “Vips” e menos “vips”, o clube fez uma escolha.

Nos anos 80, o futebol era um produto barato, o cidadão pagava quase nada, tomava sua cerveja gelada e ficava em pé no alambrado ou sentado no cimento para se divertir.

Hoje o clube tem consumidores. Clientes. Pessoas que pagam de R$ 50 a R$ 400 e querem: conforto e espetáculo.

Quem tem culpa? Ninguém. Foi uma escolha. E não só do Corinthians, de quase todos os clubes grandes do Brasil.

A arrecadação é maior. Mas o público é outro.

Cerveja dentro do estádio, bandeirões com mastros, torcedor de geral, colado no alambrado, sentado no cimento quente, são imagens do passado.

Hoje a realidade são cadeiras confortáveis, hot-dogs, pizzas e camarões. Selfies e flashes de celulares. E cobranças.

Felizmente para uns. Infelizmente para muitos. Mas esta é a realidade. E Elias terá que se acostumar com ela.

Coluna do Marco Bello

Por Marco Bello

Marco Bello é jornalista, apresentador e repórter da Rede Transamérica de Rádio, setorista do Corinthians desde 2009

O que você achou do post do Marco Bello?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Igor

    Ranking: 1615º

    Igor 743 comentários

    por @igor.moreno1

    Certíssimo. Nunca na história do Corinthians eu vi a torcida se comportar dessa forma. Nem quando o time caiu. Quando o time caiu, a torcida em vez de vaiar cantou "Eu nunca vou te abandonar, por que eu te amo, eu sou Corinthians". Tem que cobrar? Tem. Durante o jogo? Não.

  • Foto do perfil de Sergio

    Sergio 38 comentários

    por @sergio.elias1

    O salário dos jogadores também mudou bastante

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de adelson

    Ranking: 156º

    Adelson 4107 comentários

    229º. por @adelson78

    Ótima análise, de qualquer forma passada 03 décadas, o torcedor mudou é outro! Como citado, não é barato acompanhar seu time nos tempos atuais, seja de time A, B ou C! Torcida tem o direito de gritar, xingar, aplaudir, cantar, homenagear! Sabem por quê? Porque o jogador também mudou! "Hj temos jogadores capitalistas!" O futebol é capitalista! No passado Objetivo dos clubes era conquistar títulos! Hoje é arrecadar! Hoje ouvimos de dirigentes antes até dos inícios dos campeonatos falarem " Vamos brigar esse ano pra não cair ou buscar vaga pra torneio tal!" Srs. A arquibancada é o único local que nos dá o direito de exigir e fazer cobranças dos jogadores, por que pagamos pra esta lá! Mas tudo isso Srs. Sem violência! Vai Corinthians!

  • Foto do perfil de nacib

    Ranking: 209º

    Nacib 3379 comentários

    228º. por @nacibabu

    A FIEL já estava cansada da PASSIVIDADE do time, cantava "...vamos jogar com raça..." No momento do gol...quando o Cuzeiro deve ter ficado mais de 2 minutos com a bola, de pé em pé e o time parado, olhando...assistindo...até levar o gol...ALIAS ninguém MAIS SE ESFORÇA E MARCA saída D BOLA...desculpe Cristóvão...mas você não tem moral com os jogadores...E O Timão VAI ACABAR EM SETIMO NO BRASILIRAO...

    Foto do perfil de Tiago

    Tiago 13 comentários

    10/08/2016 às 09h08 por @tiagofranco

    Eu não disse nada em parar de apoiar o time.. Alias, a torcida sempre apoia e sempre vai apoiar. Agora você concorda em ficar 70 minutos jogando na defesa segurando 1x0 contra o penultimo do campeonato? A torcida estava vaiando a postura do time, assistindo o Cruzeiro a tocar a bola com o time inteiro na defesa... Terceiro jogo seguido jogando como time pequeno empatando jogo em casa, e vendo o técnico sono assistir calado...

  • Foto do perfil de nacib

    Ranking: 209º

    Nacib 3379 comentários

    227º. por @nacibabu

    "Tudo muda, acaba ou morre"- do BUDISMO...a impermanencia INEVITAVEL é o que mais causa desconforto aos seres humanos porque nos confronta com a REALIDADE de que não temos sobre controle nada.
    ..Aos 56 anos, e 50 indo aos estádios, que "CANSEI DE OUVIR técnico SER CHAMADO DE BURRO"... ídolos ETERNOS (desses que todo mano, já ouviu falar e fazem parte da história de nossa Nação) serem chamados de "FOLGADOS, SEM RAÇA, SEM ALMA, SÓ PENSA EM CHURRAs",... Enfim...NINGUEM ESTA IMUNE AO JULGAMENTO APAIXONADO da torcida...
    ...realmente muita coisa mudou, e era natural a medida que o futebol se tornou um grande negócio, mas torcida julga e reage com o Coração e tem o direito e expressar sua opiniao...
    .Infelizmente, penso que o maior mal do Corinthians hoje, não são jogadores e nem o técnico (estão dentro da MEDIOCRIDADE do futebol brasileiro) mas sim NA MEDIOCRIDADE, NA FALTA DE OUSADIA, CRIATIVIDADE, CAPACIDADE - PROMOVIDOS POR ESSA DECEPCIONANTE GESTAO ROBERTO DE ANDRADE e seus...

  • Foto do perfil de Fernando

    Ranking: 2003º

    Fernando 615 comentários

    226º. por @fernando.lins1

    Tem que protestar contra o técnico quando a partida acabar irmão...NUNCA NA HISTÓRIA DO CLUBE TIVEMOS ESSA POSTURA CONTRA O TIME! O protesto tem que ser contra esse auxiliar que acha que é técnico!

    Foto do perfil de Tiago

    Tiago 13 comentários

    10/08/2016 às 09h08 por @tiagofranco

    Eu não disse nada em parar de apoiar o time.. Alias, a torcida sempre apoia e sempre vai apoiar. Agora você concorda em ficar 70 minutos jogando na defesa segurando 1x0 contra o penultimo do campeonato? A torcida estava vaiando a postura do time, assistindo o Cruzeiro a tocar a bola com o time inteiro na defesa... Terceiro jogo seguido jogando como time pequeno empatando jogo em casa, e vendo o técnico sono assistir calado...

  • Foto do perfil de Luiz

    Ranking: 13º

    Luiz 24679 comentários

    225º. por @timao.in.rio

    Não, Renam! Neste caso me referi as despesas com o Elias, pagamento de salários prêmios e outros quando ele vai ao jogo, ainda que hoje as receitas de bilheterias sejam todas para pagar o estádio, mas existem outras receitas que são arrecadadas diretamente ou não pela Fiel, por exemplo: TV é paga de acordo com o tamanho da Fiel, publicidade, idem e por aí vai.

    Foto do perfil de Renan

    Renan 876 comentários

    10/08/2016 às 11h20 por @renan.leal

    *despesas do estádio kkkkk

  • Foto do perfil de Marcelo

    Ranking: 1880º

    Marcelo 651 comentários

    224º. por @marcelon

    Quantos times você viu virar o jogo graças a vaias? Agora me diga quantos times que estavam jogando mal e a torcida gritando bem forte apoiando o time os caras passaram a jogar bem? Ao refletir sobre isso tenho certeza que você verá que é melhor apoiar do que vaiar, agora acabou o jogo e mesmo assim não corresponderam ai vaia.

    Foto do perfil de Tiago

    Tiago 13 comentários

    10/08/2016 às 09h04 por @tiagofranco

    Se você assistiu o jogo você viu que as maiores vaias foram antes de tomar o empate.. Em fato durante todo o 1 minuto do Cruzeiro tocando a bola antes do gol. A torcida estava vaiando a postura de ficar encolhido e já prevendo que o empate era questão de tempo. Agora me diga, adianta vaiar depois de perder 6 pontos em casa em 3 jogos seguidos? Se a torcida não tentar avordar o time, quem vai? O sono do Cristóvão?

  • Foto do perfil de Caio

    Ranking: 631º

    Caio 1551 comentários

    223º. por @caio.cesarjn

    Sinceramente amigo isso acontece desde 2012,2013...por aí. Não estou dizendo que todo mundo tem que cantar, pular e etc...Mais antigamente era a grande maioria que cantava e empurrava, e a minoria que cornetava, vaiava, ou se calava...Hoje é o contrário! Quem não vê isso quer tapar o sol com a peneira!

    Foto do perfil de Jefferson

    Jefferson 1747 comentários

    10/08/2016 às 12h11 por @jefferson.nunes.rib1

    Verdade, e hoje em dia o corintiano maloqueiro e sofredor não existe mais, muito em função dos títulos conquistados..

    Fui no jogo na segunda, fiquei no tobogã, cara torcida do tobogã não canta ai junta com numerada... Fica só as organizadas.

  • Foto do perfil de Riva

    Riva 6 comentários

    222º. por @riva.rodrigues

    Eu nunca vou concordar com torcedor que fica cornetando durante o jogo! Não importa quem está em campo, tem que empurrar e apioar! Ir na Arena, Pacaembú ou no inferno ver o jogo do Corinthians tem que ser para empurrar e apoiar independente se o time está bem ou mal! Se quiser espetáculo vai ao teatro já que esses coxinhas tem grana, se quiser ar condicionado sentado fica em casa, assina o canal que detém os direitos dos jogos e fica em casa, e, aí sim xingue à vontade! Agora se for no estádio não enche o saco cornetando!SER CORINTIANO E MUITO MAIS DO QUE VESTIR E COMPRAR CAMISAS OFICIAIS! SER CORINTIANO E ESTADO DE ESPÍRITO, ESTÁ NO SANGUE! NÃO EXISTE CORINTIANO SÓ NA BOA! TEM QUE SER MALOQUEIRO E SOFREDOR!SE você É "MAIS OU MENOS" CORINTIANO SÓ TORCE NA BOA, então você está torcendo p time errado! AQUI quando NÃO TEM QUALIDADE VAI NA VONTADE! E NOS VERDADEIROS CORINTIANOS TEMOS O DEVER DE EMPURRAR O TIME SER O 12 JOGADOR E REIVINDICAÇÕES SERÃO FEITAS NO MOMENTO CERTO E N DURANTE O JOGO

  • Foto do perfil de Jefferson

    Ranking: 549º

    Jefferson 1747 comentários

    221º. por @jefferson.nunes.rib1

    Verdade, e hoje em dia o corintiano maloqueiro e sofredor não existe mais, muito em função dos títulos conquistados..

    Fui no jogo na segunda, fiquei no tobogã, cara torcida do tobogã não canta ai junta com numerada... Fica só as organizadas.

    Foto do perfil de Caio

    Caio 1551 comentários

    10/08/2016 às 11h50 por @caio.cesarjn

    Então amigo, concordo totalmente com você... Os jogadores não tem que falar nada...são lagos pra jogar, não ors ficar reclamando da torcida...Mais infelizmente tudo que ele falou é verdade, mais não falo isso em relação a este jogo, isso já acontece há alguns anos, após a elitização do futebol brasileiro começar... O apoio não é mais o mesmo...Tem jogador que nem entrou em campo, os caras já chamam de lixo e etc...Tá triste o que se tornou nossa torcida!

  • Foto do perfil de Caio

    Ranking: 631º

    Caio 1551 comentários

    220º. por @caio.cesarjn

    Então amigo, concordo totalmente com você... Os jogadores não tem que falar nada...são lagos pra jogar, não ors ficar reclamando da torcida...Mais infelizmente tudo que ele falou é verdade, mais não falo isso em relação a este jogo, isso já acontece há alguns anos, após a elitização do futebol brasileiro começar... O apoio não é mais o mesmo...Tem jogador que nem entrou em campo, os caras já chamam de lixo e etc...Tá triste o que se tornou nossa torcida!

    Foto do perfil de Jefferson

    Jefferson 1747 comentários

    10/08/2016 às 09h44 por @jefferson.nunes.rib1

    Cara até pode ser verdade, mas na minha opinião o torcedor tem o direito de manifestar da maneira que acha melhor, claro não é o correto, pois mais atrapalha do que ajuda, mas ele Elias deveria jogar mais e falar menos também, por que a torcida não vaiou o time, vaiou o técnico que vendo o Cruzeiro na pressão, só mecheu no time por que empatou.. E pior tira o único jogador do ataque que pelo menos corre demontra raça, pra dx o cone do André em campo?

    Eu qr dx claro que sempre defendi o trabalho do Cristóvão, mas a lambança que ele fez na segunda no fim do campeonato vai fazer muita falta quem sabe até pra uma vaga na liberta...