Venha fazer parte da KTO
x
Elias e o torcedor do Timão
Marco Bello

Setorista do Corinthians desde 2009 pela Rádio Transamérica, Marco Bello acompanha o dia a dia do clube

ver detalhes

Elias e o torcedor do Timão

Coluna do Marco Bello

Opinião de Marco Bello

67 mil visualizações 230 comentários Comunicar erro

Elias e o torcedor do Timão

Torcedor-cliente presente à Arena Corinthians

Foto: Rodrigo Coca - Agência Corinthians

O meia Elias tocou em uma ferida aberta ao comparar o torcedor atual do Corinthians ao torcedor do São Paulo, na saída de campo do Pacaembu após a partida contra o Cruzeiro.

Elias se referia às vaias da torcida e aos gritos de “burro” contra o técnico Cristóvão Borges.

Mas enfim, o que mudou no torcedor do Corinthians nos últimos anos. Elias está certo?

O torcedor do Corinthians sempre vaiou. Sempre cobrou. Já pegou no pé de jogador, já chamou técnico de “burro”.

Mas o torcedor realmente mudou. Aliás, não foi a torcida que mudou o comportamento. São outros torcedores.

Quando o Corinthians começou o “projeto Arena”, ainda no Pacaembu, há cerca de dez anos, cobrando caro pelos ingressos, dividindo os estádio em setores “Vips” e menos “vips”, o clube fez uma escolha.

Nos anos 80, o futebol era um produto barato, o cidadão pagava quase nada, tomava sua cerveja gelada e ficava em pé no alambrado ou sentado no cimento para se divertir.

Hoje o clube tem consumidores. Clientes. Pessoas que pagam de R$ 50 a R$ 400 e querem: conforto e espetáculo.

Quem tem culpa? Ninguém. Foi uma escolha. E não só do Corinthians, de quase todos os clubes grandes do Brasil.

A arrecadação é maior. Mas o público é outro.

Cerveja dentro do estádio, bandeirões com mastros, torcedor de geral, colado no alambrado, sentado no cimento quente, são imagens do passado.

Hoje a realidade são cadeiras confortáveis, hot-dogs, pizzas e camarões. Selfies e flashes de celulares. E cobranças.

Felizmente para uns. Infelizmente para muitos. Mas esta é a realidade. E Elias terá que se acostumar com ela.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Marco Bello

Por Marco Bello

Marco Bello é jornalista, apresentador e repórter da Rede Transamérica de Rádio, setorista do Corinthians desde 2009

O que você achou do post do Marco Bello?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Igor

    Ranking: 2926º

    Igor 743 comentários

    @igor.moreno1 em

    Certíssimo. Nunca na história do Corinthians eu vi a torcida se comportar dessa forma. Nem quando o time caiu. Quando o time caiu, a torcida em vez de vaiar cantou "Eu nunca vou te abandonar, por que eu te amo, eu sou Corinthians". Tem que cobrar? Tem. Durante o jogo? Não.

  • Foto do perfil de Sergio

    Sergio 38 comentários

    @sergio.elias1 em

    O salário dos jogadores também mudou bastante

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de adelson

    Ranking: 105º

    Adelson 8646 comentários

    149º. @adelson78 em

    Ótima análise, de qualquer forma passada 03 décadas, o torcedor mudou é outro! Como citado, não é barato acompanhar seu time nos tempos atuais, seja de time A, B ou C! Torcida tem o direito de gritar, xingar, aplaudir, cantar, homenagear! Sabem por quê? Porque o jogador também mudou! "Hj temos jogadores capitalistas!" O futebol é capitalista! No passado Objetivo dos clubes era conquistar títulos! Hoje é arrecadar! Hoje ouvimos de dirigentes antes até dos inícios dos campeonatos falarem " Vamos brigar esse ano pra não cair ou buscar vaga pra torneio tal!" Srs. A arquibancada é o único local que nos dá o direito de exigir e fazer cobranças dos jogadores, por que pagamos pra esta lá! Mas tudo isso Srs. Sem violência! Vai Corinthians!

  • Foto do perfil de nacib

    Ranking: 458º

    Nacib 3461 comentários

    148º. @nacibabu em

    "Tudo muda, acaba ou morre"- do BUDISMO...a impermanencia INEVITAVEL é o que mais causa desconforto aos seres humanos porque nos confronta com a REALIDADE de que não temos sobre controle nada.
    ..Aos 56 anos, e 50 indo aos estádios, que "CANSEI DE OUVIR técnico SER CHAMADO DE BURRO"... ídolos ETERNOS (desses que todo mano, já ouviu falar e fazem parte da história de nossa Nação) serem chamados de "FOLGADOS, SEM RAÇA, SEM ALMA, SÓ PENSA EM CHURRAs",... Enfim...NINGUEM ESTA IMUNE AO JULGAMENTO APAIXONADO da torcida...
    ...realmente muita coisa mudou, e era natural a medida que o futebol se tornou um grande negócio, mas torcida julga e reage com o Coração e tem o direito e expressar sua opiniao...
    .Infelizmente, penso que o maior mal do Corinthians hoje, não são jogadores e nem o técnico (estão dentro da MEDIOCRIDADE do futebol brasileiro) mas sim NA MEDIOCRIDADE, NA FALTA DE OUSADIA, CRIATIVIDADE, CAPACIDADE - PROMOVIDOS POR ESSA DECEPCIONANTE GESTAO ROBERTO DE ANDRADE e seus...

  • Foto do perfil de Riva

    Riva 7 comentários

    147º. @riva.rodrigues em

    Eu nunca vou concordar com torcedor que fica cornetando durante o jogo! Não importa quem está em campo, tem que empurrar e apioar! Ir na Arena, Pacaembú ou no inferno ver o jogo do Corinthians tem que ser para empurrar e apoiar independente se o time está bem ou mal! Se quiser espetáculo vai ao teatro já que esses coxinhas tem grana, se quiser ar condicionado sentado fica em casa, assina o canal que detém os direitos dos jogos e fica em casa, e, aí sim xingue à vontade! Agora se for no estádio não enche o saco cornetando!SER CORINTIANO E MUITO MAIS DO QUE VESTIR E COMPRAR CAMISAS OFICIAIS! SER CORINTIANO E ESTADO DE ESPÍRITO, ESTÁ NO SANGUE! NÃO EXISTE CORINTIANO SÓ NA BOA! TEM QUE SER MALOQUEIRO E SOFREDOR!SE você É "MAIS OU MENOS" CORINTIANO SÓ TORCE NA BOA, então você está torcendo p time errado! AQUI quando NÃO TEM QUALIDADE VAI NA VONTADE! E NOS VERDADEIROS CORINTIANOS TEMOS O DEVER DE EMPURRAR O TIME SER O 12 JOGADOR E REIVINDICAÇÕES SERÃO FEITAS NO MOMENTO CERTO E N DURANTE O JOGO

  • Foto do perfil de Douglas

    Ranking: 5012º

    Douglas 415 comentários

    146º. @douglas.souza1 em

    A verdade é que tem um monte de modinha mesmo, e já eras! Um monte de Pnc tirando selfie de linguinha de fora.. Não sabe de #$!@% nenhuma sobre futebol e fica criticando. Não canta, não aplaude, não xinga, só fica falando merda... Na copa Jr que o ingresso é mais barato, vai ver a pressão que é na arquibancada! (tá certo que sai briga pra caramba).. A Fiel que levantou o Corinthians lá no céu, não é essa que vai aos estádios. Na época de roer o osso era os humildes, na hora do filé mignon são os " bacanas".. Essa divisão deveria ser mais para os humildes que pagam 40 reais no ingresso do que para os bacana que só vão em jogos" bons "..

  • Foto do perfil de Wender

    Wender 2 comentários

    145º. @wender.wface em

    Me desculpe meu caro Marco, mas o que mudou foi que desde 2009 o torcedor aacostumou-se a ver o Corinthians brigando por títulos em todos os campeonatos, com um time forte. Hoje o time ainda briga, mas está mau, não transmite confiança...