Venha fazer parte da KTO
x
Por que fazer isso com o Corinthians, Carille?
Mayara Munhoz

Jornalista, 33 anos, mãe do Joaquim. Faço parte do Meu Timão desde fevereiro de 2015. Hoje, sou a editora-chefe dessa loucura toda com muito prazer e amor.

ver detalhes

Por que fazer isso com o Corinthians, Carille?

Coluna da Mayara Munhoz

Opinião de Mayara Munhoz

21 mil visualizações 342 comentários Comunicar erro

Por que fazer isso com o Corinthians, Carille?

Carille fechou o time com mais um volante minutos após o gol do Corinthians

Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

Quem me conhece sabe que eu sou fã de futebol. Vejo jogos de todos os times e vários lugares diferentes. É bom para aprender, mas é também porque gosto. E tem alguns estilos de jogo que gosto mais, outro menos. Enfim, não sou uma admiradora do estilo retranqueiro que o futebol brasileiro adotou nos últimos anos.

Sei que funciona. Sei que o Corinthians foi campeão de tudo com o Tite desse jeito. Com Carille também já funcionou. Mas não é por isso que preciso gostar, né?

O jogo deste domingo, contra o CSA, foi um desses que me irritou mais do que o normal com essa necessidade de fechar o time que Carille tem. A equipe melhorou consideravelmente quando o técnico tirou Ralf e colocou Régis. O gol saiu e no mesmo minuto ele tira Love e coloca Gabriel?

O time é composto por 11 jogadores. No esquema que Carille usa, o Corinthians entra em campo com sete jogadores fazendo parte do sistema defensivo. Mais da metade do time está lá para defender. Mesmo que Urso seja um bom jogador, com capacidade para criar jogadas e colocar o jogo mais para frente, o time segue muito defensivo.

Desses sete jogadores, quatro são incontestáveis. Cássio é o melhor goleiro do Brasil. Fagner é o melhor lateral-direito do Brasil. Gil e Ralf são Gil e Ralf. Danilo Avelar, Manoel e Júnior Urso não comprometem.

O que quero dizer com isso? Precisa mesmo se proteger desse jeito? Temos peças confiáveis lá atrás, peças que resolvem jogos. Não podemos ter um time mais ofensivo? Antes de Régis entrar em campo, a maior parte dos passes desse pessoal de trás era para o lado. Sornoza precisava recuar para conseguir pegar a bola e criar jogadas.

Régis entrou em campo somente aos 15 minutos do segundo tempo. Depois Boselli entrou e deu mais dinâmica nas jogadas criadas perto da área. Deu certo! O gol saiu de passe do argentino para Vagner Love.

Deu nem tempo de Love comemorar direito seu gol e Gabriel já estava ali na beira do gramado pronto para entrar. Carille, então, tirou um volante para o time criar mais, fez o gol e voltou outro volante para fechar e ficar com o resultado. O Corinthians, contra o CSA, em casa. É uma postura inaceitável para mim.

O Corinthians finalizou 27 vezes durante os 90 minutos contra o CSA. No Brasileiro, o jogo com mais finalizações tinha sido contra o São Paulo, com 14. Quase o dobro neste domingo.

Aí você pode me dizer: finalizou tudo isso e fez apenas um gol, Mayara. Sim, precisa melhorar a efetividade das finalizações. Claro que não podemos deixar de destacar que Jordi, goleiro do CSA, fez uma grande partida.

Mas é preciso criar mais, finalizar mais e ficar mais próximo da área. É preciso ver a bola rodar do meio de campo para frente e colocar pressão nos adversários. E isso não vai acontecer se mais da metade do time estiver ocupada em só defender.

O Corinthians não jogou mal neste domingo. Mas pode e tem que jogar muito melhor. Tem peças o suficiente para fazer mais dentro dos 90 minutos.

Essa é a postura que esperamos de um time como o Corinthians.

Veja mais em: Fábio Carille e Campeonato Brasileiro.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Mayara Munhoz

Por Mayara Munhoz

Jornalista, 33 anos, mãe do Joaquim. Faço parte do Meu Timão desde fevereiro de 2015. Hoje, sou a editora-chefe dessa loucura toda com muito prazer e amor.

O que você achou do post da Mayara Munhoz?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Daniel

    Ranking: 1244º

    Daniel 1591 comentários

    @daniel.claudiano em

    Esta certíssima, é time grande aja como tal!
    Esse fetiche defensivo apequena o clube.

  • Foto do perfil de Andre

    Ranking: 2238º

    Andre 951 comentários

    @andre.luiz.martins.d em

    Nunca tinha lido uma reportagem até o fim... Mais essa eu li e gostei muito.. Parabéns Mayara está certíssima.. Estamos todos cansados desse time jogar assim... Será que o Carille acompanha o MEU Timão... Acho que não.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Raphael

    Ranking: 6493º

    Raphael 304 comentários

    272º. @ratimao Apoiador em

    Bem escrito Mayara,

    Futebol só de retranca não é futebol, pode ser só enganação.

    Pode ser 'retrancol', ou 'medrosol', mas, pela minha idade, vi o Timão, a seleção e outros times jogando um Futebol, cuidadoso, sim, mas para a frente e não este 'esfria mingau' atual, ou seja, para lá, para cá, para trás, para o goleiro, até perder a bola ou dar um passo errado.

    Até eu, nos meus tempos, jogava bem mais que isso! JOGAVA MESMO!

    O que fazem hoje, alegando preocupações defensivas em 1º lugar, é pseudo-esporte, só 'para inglês ver'.

    Espero que o Medrosille volte a ser o Carille (ou desista!). Falei!

  • Foto do perfil de Lucas

    Lucas 120 comentários

    271º. @lucas.magalhaes13 em

    ' Enfim, não sou uma admiradora do estilo retranqueiro que o futebol brasileiro adotou nos últimos anos.

    Sei que funciona. Sei que o Corinthians foi campeão de tudo com o Tite desse jeito. '

    Mayara, seu post está muito bom, porém discordo diametralmente desse ponto em que você diz que o Tite ganhou jogando da mesma forma que o Carille joga hoje.

    2011/2012 - Um time compacto e letal, com muita triangulação e força. Nesses anos o time do Corinthians atacava, marcava pressão e dava botes enquanto marcava.

    2015 - Não preciso nem comentar né? Um time de toque de bola envolvente, praticava um futebol bonito, tanto que teve o melhor ataque do brasileirão.

    Abraço.

  • Foto do perfil de Ramon

    Ranking: 27º

    Ramon 22956 comentários

    270º. @ramon.felipe1 em

    Porque o bicho é teimoso demais.

  • Foto do perfil de Carlos

    Ranking: 6853º

    Carlos 282 comentários

    269º. @carlos.belo em

    O que achei mais estranho é que ele botou o Régis no meio e depois colocou o Gabriel e deslocou o Régis pra ponta

  • Foto do perfil de Fabricio

    Ranking: 23º

    Fabricio 25907 comentários

    268º. @alemaoocz em

    Teimoso demais