Venha fazer parte da KTO
x
Janderson, Neymar e o que realmente precisa de atenção no futebol
Mayara Munhoz

Jornalista, 33 anos, mãe do Joaquim. Faço parte do Meu Timão desde fevereiro de 2015. Hoje, sou a editora-chefe dessa loucura toda com muito prazer e amor.

ver detalhes

Janderson, Neymar e o que realmente precisa de atenção no futebol

Coluna da Mayara Munhoz

Opinião de Mayara Munhoz

4.7 mil visualizações 32 comentários Comunicar erro

Janderson, Neymar e o que realmente precisa de atenção no futebol

Janderson marca o gol no clássico e corre em direção a torcida do Corinthians

Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

Eu amo futebol. Desde que me entendo por gente, gosto de futebol. Meu pai me levava aqui no Jayme Cintra, em Jundiaí, desde antes de eu conseguir ter alguma noção de que aquilo ali não era apenas um monte de gente correndo atrás de uma bola.

E o amor pelo futebol vai muito além do amor por um único clube. Claro que isso vem acima, não tem o que fazer. Mas eu gosto de ver futebol de qualquer jeito. Tem final de semana que vejo cinco, seis jogos de diferentes países e ligas - além, óbvio, das partidas do Corinthians.

E para uma pessoa como eu, esses últimos dias foram tristes. Não sou totalmente contra a modernidade que vem tomando conta do esporte nos últimos tempos. Me julguem, mas até gosto do VAR. Claro, do VAR bem aplicado, rápido e que não deixa mais dúvidas do que soluções - que, como todos sabem, não é o que rola aqui no Brasil.

Acho que tem ainda muita coisa que pode ser melhorada no futebol. Aliás, que precisa. Mas, caros, não acabem com as coisas mais simples e prazerosas desse esporte que deixa tanta gente apaixonada.

Esse final de semana, dois lances ficaram muito marcados e foram muito comentados. Um envolve diretamente o Corinthians. O outro não, mas é tão revoltante quanto.

Janderson, 20 anos, em fase de afirmação na equipe titular do Corinthians. Faz o gol que praticamente sela a vitória em um clássico, dentro de uma Arena Corinthians com mais de 40 mil pessoas e extravasa. Vai para os braços da Fiel. Vai comemorar com aqueles que são parte do time que ele veste a camisa todos os dias.

Ele já tinha cartão amarelo e é expulso. Sim, está nas regras da CBF e da FIFA. Ele até assumiu depois que errou ao não lembrar. Então, não vou criticar o árbitro. O problema é mais em cima: precisam reavaliar isso. Acho que, claro, existem casos que ir até a torcida pode gerar algum tipo de insegurança mesmo. Mas não é o caso em uma escada, dentro da Arena, com torcida única. Poderia ser um dos casos de interpretação do árbitro, já que existem tantos que são permitidos.

O outro lance, acho que todos sabem qual é. Neymar, lá no PSG, na França, dá um drible e é questionado pelo árbitro do jogo. Um drible. Eu nem vou me alongar nesse ponto porque é tão absurdo um drible ser contestado que não preciso falar sobre.

E, veja bem, eu não vou encerrar esse texto apenas dizendo que quero que devolvam meu futebol ou que acredito que vai ser difícil fazer meus filhos amarem tanto esse esporte como eu amo. Isso é bem verdade.

Mas, acho que o principal ponto de tudo não é Janderson não poder comemorar sem ser advertido. Ou Neymar não poder dar um drible. A discussão deveria ser apontada para os tantos problemas do futebol que não são resolvidos. Enquanto o árbitro se preocupa com quem tira a camisa ou quem vai até a torcida comemorar, existem milhares de lances que não penalizados.

Um exemplo disso aconteceu também no clássico contra o Santos. No primeiro tempo, Fagner deu uma entrada mais dura e não levou cartão amarelo (amarelo, ok? Não acho que era caso de expulsão como estão dizendo por aí). Já perdi as contas de quantos lances em jogos pelo mundo todo (e não só no Brasil) tiveram lances que o jogador erra na força, entra mais duro ou algo do tipo e não é punido. Lance de jogo.

Ou seja: comemorar com a torcida não pode, mas bater no jogador adversário pode. É isso?

É por isso que repito: os problemas do futebol são muito maiores que esses dois lances que geraram tanta revolta no final de semana. E as entidades responsáveis precisam urgentemente dar atenção ao que realmente precisa de atenção. Aos erros da arbitragem, aos problemas com o VAR, aos lances perigosos não punidos...

As comemorações? Os dribles? Isso não!

Isso faz parte da mágica do futebol. Isso é o futebol.

Não estraguem isso, por favor.


Uma observação que nada tem ligação com o texto acima. Na sexta passada, eu completei cinco anos de Meu Timão. Gostaria de aproveitar o espaço para agradecer a todos que acompanham o site, que comentam, que criticam e que fazem parte dessa comunidade incrível. É um prazer enorme levar o Corinthians para mais perto de tanta gente.

Veja mais em: Janderson e Erros de arbitragem.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Mayara Munhoz

Por Mayara Munhoz

Jornalista, 33 anos, mãe do Joaquim. Faço parte do Meu Timão desde fevereiro de 2015. Hoje, sou a editora-chefe dessa loucura toda com muito prazer e amor.

O que você achou do post da Mayara Munhoz?

  • Comentários mais curtidos

    Sargento
    Foto do perfil de Sargento

    Ranking: 452º

    Sargento 3446 comentários

    @ninguem em

    Lembro de quando eu estava na 8ª série, participando do interclasses, futsal. Durante um lance xinguei mei colega com um palavrão(falei "porr...velho!), por ele ter sido fominha e perdido a bola. O então "juiz" parou o jogo e me deu cartão amarelo (que custava 5 reais)! Daqui a pouco vai estar assim no futebol profissional: jogador não vai poder gritar nem desabafar, xingar os companheiros!

  • Bernardo
    Foto do perfil de Bernardo

    Ranking: 7528º

    Bernardo 247 comentários

    @bernardo.lacam em

    E teve o lance do Claudinho x Felipe Melo no jogo de ontem do Palmares com o RB Brangantino.

    Claudinho deu umas pedaladas na frente da zaga dos porcos e tomou uma intimada do Felipe Lassie que não gostou dos dribles...

    Comemoração e dribles fazem parte do espetáculo de um jogo!

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Carlos Belo
    Foto do perfil de Carlos Belo

    Ranking: 3615º

    Carlos 591 comentários

    32º. @carlos.belo1 em

    Se eu fosse o Neymar continuaria tentando dribles como aquele, não é possível que ele vá ser punido de novo.

  • Felipe
    Foto do perfil de Felipe

    Ranking: 6º

    Felipe 68601 comentários

    31º. @lipao88 em

    Muito bom texto

  • Claudinei
    Foto do perfil de Claudinei

    Ranking: 2314º

    Claudinei 911 comentários

    30º. @claudinei.pedrosa em

    Os cara tem talento natural de nascença, e não programado por treinos, os treinos só os aperfeiçoa.

  • William
    Foto do perfil de William

    Ranking: 172º

    William 6146 comentários

    29º. @william.leonardo em

    Reposta é simples, futebol com isso ficando sem graça, jogador não pode comemorar, essa regra aí tem que ser revista.

  • Fabiano
    Foto do perfil de Fabiano

    Ranking: 1634º

    Fabiano 1250 comentários

    28º. @fabiano.lima7 em

    Excelente coluna precisamos de mais questionamento pontuais como esse o caso do janderson eu também acho que por uma questão de segurança deve ser restrito ao campo a comemoração o jogador errou reconheceu e ponto final eu não consigo ver o problema em tirar a camisa apesar de não entender o motivo do jogador tirar, agora o absurdo mesmo foi o do neymar quer dizer tá proibido driblar agora isso tem que ser revisto urgentemente, quanto ao VAR também acho muito valido e acaba ou deveria acabar com as duvidas acho que deveria se limitar a se a bola entrou, se estava impedido ou se foi pênalti, se houve falta na jogada acho desnecessário acaba com o espetáculo, e o principal agora tanto arbitro quanto bandeirinha joga toda a responsabilidade no VAR e ficam discutindo 15 min a jogada