Marcelinho Carioca: recordista também em gols olímpicos

Pergunte ao almanaque

Celso Dario Unzelte, jornalista e pesquisador, é comentarista das televisões por assinatura ESPN/ESPN Brasil, do programa Cartão Verde (TV Cultura) e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero

ver detalhes

Marcelinho Carioca: recordista também em gols olímpicos

2.7 mil visualizações 44 comentários Comunicar erro

Marcelinho Carioca: recordista também em gols olímpicos

Dos 206 gols de Marcelinho pelo Corinthians, quatro foram olímpicos

Foto: Reprodução/Arquivo Celso Unzelte

O Marcelo Ferreira Rosa quer saber quantos gols olímpicos (diretamente da cobrança de um escanteio) o Corinthians já fez. E a gente aproveita pra informar que Marcelinho Carioca é o maior artilheiro nesse quesito.

Faça como o Marcelo! Nós, aqui, vamos continuar esclarecendo as dúvidas dos internautas do site Meu Timão sobre história, estatísticas ou qualquer outro tipo de curiosidade ligada ao Corinthians, como essa. A base para as respostas será sempre o Almanaque do Timão, trabalho que desenvolvo há mais de 20 anos sobre todos os jogos, jogadores e técnicos do nosso time desde 1910. Ele virou livro em 2000, foi reeditado em 2005 e agora existe na forma do APLICATIVO ALMANAQUE DO TIMÃO, para smartphones e tablets, que pode ser baixado (de graça!!!) via Apple Store ou Google Play. Nos dias (e noites) de jogos, esse aplicativo oficial do Corinthians continua sendo atualizado online.

O APLICATIVO ALMANAQUE DO TIMÃO também traz o GAME DO TIMÃO, uma plataforma de questões de múltipla escolha em que acertos e velocidade de resposta somarão pontos para um ranking geral de usuários cadastrados. Os mais bem ranqueados receberão prêmios periódicos (semanais, mensais, semestrais e anual), como réplicas de camisas antigas, camisas oficiais, camisetas, relógios, bijuterias, bonés e livros, além de visitas acompanhadas ao Memorial do Clube, no Parque São Jorge, e até ingressos de cortesia para jogos na Arena Corinthians.

CELSO UNZELTE
Celso, quantos gols olímpicos o Corinthians já fez? Acredito que não seja uma lista muito extensa. Do tempo que eu acompanho futebol, só lembro de dois. Um do Neto contra o Flamengo, contra o baixinho Cantarelli, e outro do Roberto Carlos, de três dedos.

Marcelo Ferreira Rosa
@marcelo.ferreira.ros

O Almanaque do Timão registra apenas dez gols olímpicos do Corinthians em 107 anos de história. Desses, Marcelinho Carioca marcou nada menos que quatro:

  1. O primeiro na vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, no Morumbi, pela Copa Bandeirantes, em 31 de julho de 1994.
  2. O gol do empate por 1 a 1 com o Criciúma, em Santa Catarina, pelo Brasileiro, em 13 de agosto de 1994.
  3. O primeiro no empate por 2 a 2 contra o Botafogo, em Ribeirão Preto, pelo Campeonato Paulista, em 27 de janeiro de 1996.
  4. O terceiro na goleada por 6 a 2 sobre o Ubiratan de Dourados (MS), no Pacaembu, pela Copa do Brasil, em 20 de fevereiro de 1999.

O primeiro gol olímpico da história do Corinthians de que se tem notícia foi marcado pelo ponta-esquerda Válter (que serviu a Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial), no dia 2 de fevereiro de 1947, ainda no primeiro tempo de um amistoso em que o Timão venceu o Atlético Piracicabano, em Piracicaba (SP), por 4 a 2.

O último gol olímpico do Corinthians foi mesmo um desses que você lembra: o do lateral-esquerdo Roberto Carlos, aos 20 minutos do primeiro tempo, segundo na vitória por 2 a 0 sobre a Portuguesa em 16 de janeiro de 2011, na estreia do time no Campeonato Paulista (e também na temporada) daquele ano.

Também fizeram gols olímpicos pelo Corinthians:

Neto, abrindo o placar aos 20 minutos do primeiro tempo do jogo Corinthians 4 x 2 Flamengo, no Pacaembu, pela Copa do Brasil, em 12 de agosto de 1989.

Renato, aos 35 minutos do segundo tempo, fechando uma goleada de 4 a 2 sobre o Palmeiras, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro, em 3 de outubro de 2001.

Roger, aos 6 minutos do segundo tempo, abrindo o placar na vitória por 3 a 1 sobre a Ponte Preta, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista, em 17 de janeiro de 2007.

Defederico, empatando aos 15 minutos do primeiro tempo um jogo que o Corinthians acabou perdendo para o Avaí por 3 a 1, em Florianópolis, pelo Brasileiro, em 15 de novembro de 2009.

Veja mais em: História do Corinthians e Ex-jogadores do Corinthians.

Game do Timão

Coluna do Celso Dario Unzelte

Por Celso Dario Unzelte

Celso Dario Unzelte, jornalista e pesquisador, é comentarista das televisões por assinatura ESPN/ESPN Brasil, do programa Cartão Verde (TV Cultura) e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero

O que você achou do post do Celso Unzelte?