Venha fazer parte da KTO
Nacional-PAR x Corinthians

Pela Copa Sul-Americana, o Corinthians enfrenta agora o Nacional-PAR

Acompanhe ao vivo
x
Cássio, o maior goleiro do Corinthians no Dérbi
Tomás Rosolino

Tomás Rosolino é jornalista faz um tempo. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, ex-Agora SP e Gazeta Esportiva. Hoje no Meu Timão. Vejo muito esporte, todo dia, o dia todo.

ver detalhes

Cássio, o maior goleiro do Corinthians no Dérbi

Coluna do Tomás Rosolino

Opinião de Tomás Rosolino

1.8 mil visualizações 27 comentários Comunicar erro

Cássio, o maior goleiro do Corinthians no Dérbi

Cássio voa para defender pênalti de Dudu, no seu momento mais marcante do Dérbi

Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

O Campeonato Paulista voltará a ser jogado nesta quarta-feira com o clássico entre Corinthians e Palmeiras, na Arena, e, em meio a uma série de novidades, presenciará um marco importante na trajetória do goleiro Cássio: será o 22º Dérbi do arqueiro, para este que vos escreve, o maior do clube em confrontos contra o arquirrival.

Neste embate diante do clube do Palestra Itália, Cássio vai igualar a marca de jogos de Gilmar dos Santos Neves, conhecida figura dos anos 50 do Corinthians, e de Bino, nome da posição que "cedeu" a vaga para Gilmar. Será o terceiro colocado em número de jogos contra o adversário, atrás de Cabeção (24) e Ronaldo (36). Os dados são do excelente Almanaque do Timão.

Ainda que esteja atrás dos dois em partidas disputadas, o camisa 12 corinthiano tem retrospecto muito mais favorável quando encara o Palmeiras. Em 21 jogos disputados, são dez vitórias, seis empates. O Gigante sofreu apenas 19 gols dos palmeirenses, menos de um tento por jogo disputado.

A boa marca fica ainda mais impressionante na comparação com os outros veteranos de Dérbi. Ronaldo, por exemplo, sofreu 53 gols nas 36 vezes em que encarou o Palmeiras. Bino levou 46 em 22 partidas, mais de duas por jogo, enquanto Gilmar foi vazado em 34 oportunidades. Cabeção tomou 36 bolas na rede nos seus 24 Dérbis.

Cássio também tem mais momentos marcantes a seu favor do que contra no confronto. Venceu a única final de campeonato que disputou contra o Palmeiras além de ter vencido o Brasileiro de 2017 em disputa direta. Seu revés mais doído foi a semifinal do Paulista de 2015, na Arena.

Dos 19 gols que levou, apenas dois (o segundo do empate por 2 a 2 em 2013 e o da derrota por 1 a 0 em 2016 - impedido, ambos pela primeira fase do Paulista) foram resultado de uma falha sua. Perfeito nas suas imperfeições, ele praticou alguns dos seus maiores milagres no clássico, como a excelente defesa em cabeçada de Deyverson, no ano passado.

O craque do gol corinthiano ainda tem para si um trunfo especial: reinou no confronto direto com Dudu, principal atleta do século palmeirense. Sofreu apenas dois gols em 13 jogos contra o camisa 7 adversário e ainda pegou um pênalti batido por ele na final de 2018, em pleno Allianz Parque. Histórico.

Confira o desempenho apresentado pelos goleiros que mais jogaram o Dérbi no Corinthians na história

  1. Ronaldo - 36 jogos (11v, 11e, 14d) - 53 gols sofridos
  2. Cabeção - 24 jogos (8v, 9e, 7d) - 36 gols sofridos
  3. Gilmar - 22 jogos (12v, 5e, 5d) - 34 gols sofridos
  4. Bino - 22 jogos (9v, 6e, 7d) - 46 gols sofridos
  5. Cássio - 21 jogos (10v, 6e, 5d) - 19 gols sofridos

Veja mais em: Cássio e Dérbi.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Tomás Rosolino

Por Tomás Rosolino

Tomás Rosolino é jornalista faz um tempo. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, ex-Agora SP e Gazeta Esportiva. Hoje no Meu Timão. Vejo muito esporte, todo dia, o dia todo.

O que você achou do post do Tomás Rosolino?