Venha fazer parte da KTO
Argentinos Juniors x Corinthians

Pela Copa Sul-Americana, o Corinthians vai perdendo do Argentinos Juniors

Acompanhe ao vivo
x
Como fala de Carille em 2019 pode 'explicar' oscilação do Corinthians e por que isso seria patético
Tomás Rosolino

Tomás Rosolino é jornalista faz um tempo. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, ex-Agora SP e Gazeta Esportiva. Hoje no Meu Timão. Vejo muito esporte, todo dia, o dia todo.

ver detalhes

Como fala de Carille em 2019 pode 'explicar' oscilação do Corinthians e por que isso seria patético

Coluna do Tomás Rosolino

Opinião de Tomás Rosolino

11 mil visualizações 69 comentários Comunicar erro

Como fala de Carille em 2019 pode explicar oscilação do Corinthians e por que isso seria patético

O Corinthians não pode, nunca, se satisfazer em apenas se livrar do rebaixamento

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

O Corinthians viveu anos de glória e, historicamente, o futebol brasileiro reserva um período razoável de intervalo até uma equipe voltar a dominar o seu cenário. Isso não dá ao elenco corinthiano, porém, o direito de "relaxar" em campo por ter conseguido a óbvia obrigação de se livrar do rebaixamento à Série B.

É natural que um time não consiga sempre ser campeão brasileiro ano sim, ano não, emplacar Libertadores e Mundial, ganhar quatro Paulistas, um contra cada rival, sendo dois como visitante... Até entendo que um grupo "relaxe" por um tempo pelo dever cumprido pois o desgaste emocional de estar sempre no topo é enorme, que surja um ano atípico de baixa. A meta, porém, nunca pode ser fugir do rebaixamento - e relaxar depois disso.

Isso vale tanto para o time atual quanto para o do ano passado, que teve desempenho pífio depois de alcançar 41 pontos ainda na 22ª rodada com Fábio Carille. Depois daquilo foram três vitórias, seis empates e sete derrotas no Brasileiro, um aproveitamento na casa dos 30% dos pontos disputados.

"Depois que a gente atingiu 41 pontos, que já não corria riscos, chamou atenção a concentração dos atletas e falei para eles. Isso está sendo um desafio para mim de motivar esses jogadores. O nível de atenção caiu bastante", disse Carille em novembro de 2019 após ser derrotado pelo CSA. Ele cairia dois depois ao perder para o Flamengo.

Neste ano não houve sinalização verbal do técnico de relaxamento por causa do fato de a equipe se livrar do rebaixamento, mas o desempenho é talvez tão errante quanto. Desde os 42 pontos estabelecidos contra o Fluminense, foram três derrotas e apenas uma vitória da equipe.

A oscilação agora está no limite do aceitável para um ano tão atípico, já que envolveu vexame em Dérbi, derrota em casa e outro revés diante de um time que havia vencido apenas um dos seus últimos 11 jogos.

Por jogar no Corinthians, o elenco nunca poderia pensar assim. Estar ou ao menos passar o torneio todo brigando entre os cinco primeiros pelo que ganha o clube com receita deveria ser algo que ocorre quase na inércia, vide o exemplo de times como Flamengo, Grêmio e Palmeiras nos últimos anos. Isso é a obrigação, o mínimo que se espera. O título, não.

Indo além da grandeza da camisa que defendem, é só olhar para o time que tem entrado em campo que ficará claro que sair do rebaixamento é muito pouco para uma reunião de nomes como Cássio, Fagner, Gil, Jemerson, Fábio Santos, Cantillo, Cazares, Otero, Luan e Jô, todos com passagens relevantes por suas respectivas seleções nacionais.

O bom elenco corinthiano, que pode e deve jogar mais do que apresentou nos últimos jogos, agora terá partidas de um campeonato à parte, como reforçou meu amigo Marco Bello, para mostrar que ambição corinthiana não foi reduzida ao ridículo.

Veja mais em: Campeonato Brasileiro e Retrospecto do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Tomás Rosolino

Por Tomás Rosolino

Tomás Rosolino é jornalista faz um tempo. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, ex-Agora SP e Gazeta Esportiva. Hoje no Meu Timão. Vejo muito esporte, todo dia, o dia todo.

O que você achou do post do Tomás Rosolino?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Adilson

    Ranking: 36º

    Adilson 20176 comentários

    @adilsondh em

    O correto seria todos os jogadores ter metas em seus contratos, se chegassem no G6 receberiam x se chegassem ao G4 receberiam 2x se fossem campeões receberiam 3x caso contrário só o salário, que já muito, vocês já perceberam que jogador de futebol é a única profissão que os caras recebem para perder? é sim pois quando eles ganham tem bichos e se são campeões também, então o salário é para perder, tá na hora da diretoria se posicionar e dar uma dura no elenco, apesar que é difícil dar uma dura quando não se paga em dia, é FIEL tá difícil...

  • Foto do perfil de Hilder

    Hilder 29 comentários

    @hilder.rezende em

    Arde os olhos ler algo do tipo, mas que é nítido que o time tá jogando mais poha nenhuma, isso não dá pra negar. Lembro do F. Santos falando depois de perder o derby, 'hoje fizemos tudo ao contrário do que o Mancini pediu', e desde então o time vem ladeira abaixo, parece que se acomodaram mesmo.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Murilo

    Ranking: 716º

    Murilo 2431 comentários

    69º. @murilo.trento em

    'O Corinthians não pode, nunca, se satisfazer em apenas se livrar do rebaixamento'

    Cara obrigado por essa frase, eu venho dito isso sempre, outro dia levei até 13 soquinhos pra baixo porque contrariei um cara que estava falando que a meta é se livrar do rebaixamento, se livrar o caramba, esse ano tem que ser G4 pra mim, rapaz. Contra tudo e sempre contra todos.

  • Foto do perfil de Luiz

    Luiz 14 comentários

    68º. @batuta em

    Carille foi um grande treinador quando dirigiu a equipe corintiana. Mancini é um grande treinador, mas... Tem que aprender a ganhar de rivais como: Flamengo e Palmeiras.

  • Foto do perfil de Robson

    Ranking: 211º

    Robson 5438 comentários

    67º. @robson.cabral2 em

    Então, sempre defendi o Carille, mas essa fala não tem nada a ver, pois fez 42 pontos e chegou ser 3° colocado, muito diferente de 2020.

  • Foto do perfil de Felipe

    Ranking: 525º

    Felipe 3159 comentários

    66º. @felipe.milare Apoiador em

    Um time que só aposta em veteranos ou contratação de jogadores que estão em má fase não vai fugir disso nunca

  • Foto do perfil de Felipe

    Ranking: 6º

    Felipe 68601 comentários

    65º. @lipao88 em

    Hoje não podemos vacilar!