Venha fazer parte da KTO
x
Entenda por que o Corinthians só deve voltar a jogar no segundo semestre ou quem sabe em 2021
Vitor Chicarolli

Jornalista, 26 anos, com passagem pelo Diário Lance!. Setorista do Corinthians pelo Meu Timão desde 2019.

ver detalhes

Entenda por que o Corinthians só deve voltar a jogar no segundo semestre ou quem sabe em 2021

Coluna do Vitor Chicarolli

Opinião de Vitor Chicarolli

51 mil visualizações 139 comentários Comunicar erro

Entenda por que o Corinthians só deve voltar a jogar no segundo semestre ou quem sabe em 2021

Tiago Nunes ainda não sabe quando seu elenco retornará ao CT Joaquim Grava

Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Longas semanas de quarentena vão se passando e o torcedor corinthiano só quer saber de uma coisa: quando o Corinthians voltará a entrar em campo. Para tentar responder essa questão, caro leitor, procurei entender as providências tomadas por outros países nos últimos dias. E posso adiantar que a Fiel precisará ter paciência.

Usando como base países que já viveram o pico da pandemia, como China e Itália, é possível concluir que a bola não rolará no futebol brasileiro antes de julho.

Nesta semana, a Administração Geral do Esporte da China anunciou que eventos que resultam em aglomeração de pessoas não serão retomados "por enquanto" - a Superliga Chinesa, que estava prevista para voltar no dia 22 de fevereiro, segue suspensa por tempo indeterminado.

Após decretar o fim do confinamento em algumas regiões, cabe lembrar, a China encarou uma segunda onda da Covid-19 e precisou adotar novas precauções. Sendo assim, os atletas seguem em casa e também não voltaram a treinar nas dependências de seus respectivos clubes.

Na Itália, a situação é um pouco mais complexa. Região com mais jogadores infectados, os italianos presenciam milhares de mortes e novos casos de coronavírus confirmados diariamente.

Com isso, Gabriele Gravina, presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC), reforçou durante a semana que sua prioridade é a conclusão do Campeonato Italiano, e disse que a ideia atual é “começar a partir de 20 de maio ou início de junho e terminar em julho”. Ou seja, serão mais de 80 dias sem futebol no país do Velho Continente.

Com essas informações em mãos e considerando que o pico da pandemia no Brasil deve acontecer no final de abril (ou início de maio), separei abaixo dois cenários plausíveis para o futebol nacional e, principalmente, para o Corinthians.

Cenário otimista

Caso o pico do novo coronavírus aconteça em abril, o elenco do Corinthians só voltaria ao CT Joaquim Grava em junho. De férias até o próximo dia 20, os jogadores ainda precisariam de uma nova pré-temporada para aprimorar o condicionamento físico.

Assim, acredito que a bola voltaria a rolar no início de agosto, mas sem a presença de público nos estádios - ao menos nos primeiros compromissos. Portanto, caberia à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) planejar um novo calendário para os brasileiros.

Observação: não acredito que esta edição do Campeonato Paulista voltará a ser disputada.

Cenário pessimista

Ainda não sabemos qual será a gravidade e a taxa de mortalidade da doença no Brasil, mas caso haja uma segunda onda, como aconteceu na China, dificilmente voltaremos a ver o Corinthians em campo em 2020.

Se o pico inicial seria em abril, a próxima onda da pandemia aconteceria entre setembro e outubro (usei como base dados de outros países para chegar nessa previsão). Consequentemente, as competições nacionais seriam novamente paralisadas por tempo indeterminado - o que levaria a CBF pensar em só retomar o calendário no ano que vem.

Observação: o fato de, até o momento, não existir nenhum jogador brasileiro contaminado pode facilitar a volta do futebol local.

*Cabe destacar que caso a quarentena seja bem respeitada pela sociedade brasileira, esse pico da pandemia pode ser adiado ou até mesmo nem existir. Por isso é fundamental ficar em casa e procurar seguir todas recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde). O texto acima contém apenas minha opinião.

E mais: o papel do Corinthians na guerra

Veja mais em: Elenco do Corinthians e Pandemia do coronavírus.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Vitor Chicarolli

Por Vitor Chicarolli

Jornalista, 26 anos, com passagem pelo Diário Lance!. Setorista do Corinthians pelo Meu Timão desde 2019.

O que você achou do post do Vitor Chicarolli?