Venha fazer parte da KTO
x
O adeus ao fantástico corinthianista Cabeção
Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

ver detalhes

O adeus ao fantástico corinthianista Cabeção

Coluna do Walter Falceta

Opinião de Walter Falceta

4.0 mil visualizações 20 comentários Comunicar erro

O adeus ao fantástico corinthianista Cabeção

Cabeção recebe placa das mãos de Anderson Moraes

Foto: Edson Arantes, Arquivo de Fabio Bianco

Em março de 2016, o pessoal da Barbearia Battaglia, grupo destinado a promover a cultura corinthianista, promoveu uma bela e justa homenagem ao goleiro Cabeção, Luiz, Morais, que 50 anos antes havia composto o elenco do Timão pela última vez, em 1966.

Num bate-papo com ele, no prédio onde morava no Tatuapé, ouvi uma grata surpresa do simpático ancião: "dão meu nascimento como 23 de agosto de 1930, mas vim ao mundo mesmo foi no dia 7 de agosto daquele ano; é que na época demoravam para registrar a criança".

Pronto! Abri um sorrisão do tamanho do meu amor pelo Corinthians. "Então, somos irmãos; irmãos em data de nascimento", revelei. "Também sou de 7 de agosto". E nos abraçamos felizes, rindo da feliz coincidência.

Naquela época, em companhia do amigo Anderson Moraes, mantivemos várias conversas com o ídolo de nossos pais e avós. Cabeção chegou ao infantil do Corinthians com apenas oito anos de idade. Cresceu no Parque São Jorge, mirando-se no exemplo de craques como Teleco, Servílio e Domingos da Guia.

Em 1951, já como arqueiro, foi peça valorosa do esquadrão que quebrou o incômodo jejum na competição estadual, iniciado após o título de 1941. No período em que atuou, foram 330 jogos e muitas glórias, como a conquista do Paulistão do IV Centenário, em 1954.

Dos grandes nomes do esquadrão dos anos 1950, Cabeção foi o último sobrevivente. Na época, aos 85 anos, enfrentava sérios problemas de saúde, mas permanecia lúcido, simpático e oferecia sua prodigiosa memória ao resgate das tradições corinthianas.

Separo algumas valiosas lembranças que este herói mosqueteiro compartilhou conosco.

Perguntei-lhe sobre o debate em torno da visão noturna do guarda-metas. Pelo que eu ouvira dos antigos da família, Cabeção tinha sido vítima da maledicência da já atuante mídia anticorinthiana. Assim, ousei tirar a dúvida: “Seu Luiz, o senhor tinha realmente algum problema para enxergar à noite?” E ele respondeu, sem titubear.

- Não, Walter, isso aí não faz sentido. Vou contar a história toda. Era um jogo no Pacaembu, de noite (19 de julho de 1951), e estávamos perdendo um amistoso para o Botafogo do Rio, por 0 a 4 (terminaria em 1 a 4). Aí, o Claudio chegou no banco de reservas e disse: "pô, tira lá o Cabeção, que ele não está enxergando de noite". Então, não foi uma coisa dita de forma séria, mas alguns jornalistas estavam ali, ouviram e espalharam a história, como se o Claudio realmente duvidasse da minha visão. Logo depois, já estavam falando sobre isso na rádio. Na verdade, eu tinha um bom desempenho em jogos à noite. O melhor desempenho noturno era justamente o meu. Mas essa história pegou. Depois, eu pedi para o presidente uma consulta com o oftalmologista, para tirar isso a limpo. Fomos lá, fiz o exame e ficou comprovado que eu tinha a visão normal.

Perguntei sobre outra questão relevante para o torcedor: “qual era sua relação com Gylmar, seu parceiro de clube durante anos, considerado por muitos o melhor goleiro que o Brasil já teve?”

- Ah, era muito boa. Um treinava o outro. Não havia problema. O Gylmar gostava de fazer ponte, era elástico, se atirava. Meu forte era o posicionamento. Aprendi lá pelos idos de 1947, com ex-goleiro Jurandir, que chegou a atuar no Corinthians. O Jurandir não se jogava. Ele calculava. Ele dividia mentalmente a área em ângulos. Era uma geometria. Então, ele se posicionava, para interceptar ou para fazer frente ao jogador que fosse concluir. Ele me ensinou que goleiro em pé vale por dois, mas que goleiro deitado está morto. Deitado, o arqueiro não enxerga mais o jogo, não pula mais. Já que este é o assunto, gostaria de falar do Cássio. Ele não tem problema na bola rasteira, apesar da estatura. E, quando cai, ele é ágil, se levanta muito rápido. Consegue voltar logo para sua posição. É um ótimo goleiro.

Em 1954, Cabeção era, para muitos, o melhor goleiro em atividade no país. Ganhou um lugar na Seleção Brasileira que foi disputar a Copa do Mundo na Suíça. Serviu como reserva, mas foi elogiado como um atleta de grupo, sempre disposto a ajudar os colegas. E a pergunta foi inevitável: “por que perdemos aquela disputa, Seu Luiz?”

- Nosso sparring durante todo aquele tempo foi o time amador do Torres Homem, lá do Rio. Treinamos contra eles... Perdemos da Hungria com justiça (2x4), pois o time deles era realmente muito bom. Mas tem um tento deles que é irregular. O jogador estava bebendo água fora do campo. De repente, entrou sem autorização e cruzou a bola que resultou em gol. Mas era um estádio sem alambrado. Era pior que o campo do Juventus, com todo respeito ao grande time da Mooca.

Lembrei-me das histórias relativas ao uso de luvas pelos goleiros. Afirma-se que o primeiro a utilizá-las foi o polêmico Jaguaré, famoso no Vasco, mas que também jogou no Corinthians. Teria sido depois de uma excursão do clube carioca à Europa, em 1929.

A difusão, no entanto, é para alguns obra iniciada por Cabeção. E assim formulamos outra pergunta: “e qual a sua participação no caso das luvas para os arqueiros?”

- Eu estava com a Seleção Brasileira na Tchecoslováquia. Fazia frio demais e as mãos doíam. Acabei comprando um par de luvas, específicas para jogar em clima frio. Depois, comprei outro par na Inglaterra, essas para tempo quente. Uma noite, resolvi jogar de luvas no Pacaembu. E os comentaristas da imprensa todos me criticaram, me arrasaram. Depois, no entanto, uma fábrica de equipamentos esportivos, a Stadium, me chamou. Analisaram o meu material e tentaram fazer algo parecido. Depois, eu até testei aquele modelo, que, a princípio, não me pareceu muito apropriado... Mas é aí que tudo começa.

Como o papel do goleiro é sempre tema de polêmica, arrisquei uma indagação relativa ao mais criticado dos arqueiros do Brasil: “e o Barbosa, ele é o culpado pela derrota da Seleção Brasileira em 1950?”

- De jeito nenhum – disse Cabeção, com olhar compungido. - O Barbosa foi o grande goleiro de seu tempo. Não teve culpa, mas quiseram achar um culpado. O problema naquele lance foi o Bigode, que estava fora de posição. Uma vez, na Praia Grande, conversei com o Barbosa. Ele ainda estava muito magoado. Ficou retraído e chateado com tudo que ocorreu.

Aproveitei para falar do grande ídolo corinthiano da época, Luizinho, o Pequeno Polegar: “Seu Luiz, ele sentou mesmo na bola diante do Luís Villa, em um jogo nos anos 50?”

- Eu joguei aquele jogo e sei exatamente como foi o lance. Naquela ocasião, o gramado estava molhado. Ele era um grande driblador, extraordinário, mas naquele lance ele escorregou. Perdeu o equilíbrio e ficou sobre a bola diante do argentino, que ficou em pé, olhando, esperando que ele se levantasse. Essa é a história real. Depois, veio a lenda.

Para concluir a longa conversa, perguntei sobre a relação dele com o clube. E a resposta veio em tom de tristeza.

- Eu praticamente, vamos dizer assim, nasci no Corinthians, morando pertinho do Parque São Jorge. Joguei lá muitos e muitos anos, desde criança. Sou sócio remido. Trabalhei lá muitos anos e ajudei a revelar goleiros como o Solito, o Solitinho e o Ronaldo Giovanelli, que instruí no início da carreira. Mas não piso lá há uns 30 anos. O Corinthians não valoriza seus antigos jogadores. Eu me senti uma “persona non grata” lá. Só há pouco tempo quiseram botar minhas mãos na calçada da fama. Aceitei a homenagem, mas trouxeram aqui o equipamento. Eu não quis ir lá. Enfim, sou um dos sócios mais antigos do clube, assisto aos jogos, mas no Parque São Jorge eu não vou mais.

Naquele tarde de 12 de março de 2016, no entanto, diante de torcedores veteranos e novatos, tivemos a convicção de que Seu Luiz recuperou sua alegria corinthianista. Recebeu uma placa de reconhecimento e viu sua esposa ganhar um lindo arranjo de flores. Houve boa conversa e resgate de maravilhosas lembranças.

Sobrou uma soma em dinheiro das pessoas que haviam colaborado com a homenagem. Deliberamos entregar a Seu Luiz para ajudá-lo a adquirir seus medicamentos. Ele declinou da oferta. Pediu que doássemos aquele valor para entidades de apoio aos desfavorecidos. Assim o fizemos, honrando seu solidário espírito corinthianista.

Depois disso, eu e Anderson Moraes mantivemos contatos regulares com seu Seu Luiz, cuja saúde se tornava cada vez mais frágil. Planejávamos visitá-lo em breve. Não deu tempo. Neste 6 de Janeiro, aos 89 anos, nosso grande e gentil ídolo subiu à arquibancada de cima para completar de vez o grande esquadrão dos anos 1950, com seus amigos Luizinho, Idário, Cláudio, Gylmar, Baltazar e Belangero. Que, de lá, olhe com o carinho de sempre pela Nação Corinthians.

Cabeção, amigo fraterno, eternamente dentro de nossos corações!

Veja mais em: Ex-jogadores do Corinthians, Ídolos do Corinthians e História do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Walter Falceta

Por Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

O que você achou do post do Walter Falceta?