Venha fazer parte da KTO
x
Lições que ficam da passagem do Guardiola dos Trópicos
Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

ver detalhes

Lições que ficam da passagem do Guardiola dos Trópicos

Coluna do Walter Falceta

Opinião de Walter Falceta

4.8 mil visualizações 57 comentários Comunicar erro

Lições que ficam da passagem do Guardiola dos Trópicos

Sylvinho: discurso de coach e desempenho aquém do esperado

Foto: Arte, WFJr.

A primeira lição é que grandeza merece grandeza. O maior clube de futebol do Brasil, aquele do Estado mais rico, com maior potencial de arrecadação, não pode ter no comando do futebol um estagiário com currículo mínimo. Não somente mínimo, mas também ruim, considerada sua experiência francesa.

A aposta teve a cara dos mesmos cartolas que, antes, haviam arruinado o futebol profissional masculino do Corinthians. Aliás, essa é uma atenuante para o fracassado Guardiola dos Trópicos. O departamento parece quarto de adolescente rebelde e desmazelado. E faz tempo.

O supremo mandatário cartoleiro, que somente empolga a torcida com patadas em jornalistas, bancou arrogantemente a permanência do neófito. Afinal, o pequeno Sylvio é "truta" dos hómi, é "das amizadi". E é das menos danosas, para uma nata dirigente que trata Mané da Carne como o Marajá de Bagdad, com direito a suíte master nas viagens da delegação.

O rapazola lyonnais chegou com pinta de modernoso "xanti", vestindo ternos bem cortados, alguns até meio luminescentes. O discurso era aquele que mistura pregação de pastor com auto-ajuda de farialimers. Os jogadores olhavam constrangidos e estupefatos para o efusivo sujeito. A torcida ria, mas fingia que não.

O resultado desse palavrório meio Jimmy Swaggart, meio Leandro Karnal, pareceu folclórico a princípio. Depois, encheu os pacovás. A linha de quatro era: empulhação, dedinho pensativo no queixo, olhar vago de estátua de Rodin e criação de narrativas ficcionais nas coletivas.

O resultado de tanto discurso não atingiu nem mesmo o medíocre, porque 48,06% de aproveitamento significa que nem metade dos pontos foram obtidos. Performance pior do que a de Cristóvão Borges.

Por obra do bem vestido técnico, que logo dispensou a Copa do Brasil, chegamos a acreditar que o Atlético Goianiense era um "puta time". Não era. E lutou até o final para não cair no Brasileirão.

Quem viu a Chape em Itaquera foi levado a acreditar que não era equipe para ser rebaixada. Graças a Sylvio, Juventude, Sport e Cuiabá ganharam reputação imerecida.

Por fim, parte da torcida foi hipnotizada para o conformismo do apequenamento, comemorando entusiasmada o quinto lugar no Brasileiro, atrás do modesto Fortaleza.

Afinal, tomamos ferro do Flamengo (que teve pena e não nos aplicou goleada maior) e levamos um baile do Galo no Mineirão. Até o esfalfado São Paulo nos fustigou em partida de triste memória no Morumbi.

Também passamos a acreditar que a Série D tivesse timaços, vide o sofrimento que a Ferroviária nos impôs no estádio com nome de remédio.

Sylvio saiu com vitória em apenas 37% de seus jogos, o que levou ingênuos e passa-panistas a acreditarem que o elenco era fraco demais.

Ora, um miolo de retaguarda com Cassio, Gil e João Victor é realmente uma baba? Era para ter tomado 40 gols? Os atravancados laterais, Fagner, Fábio Santos e Piton não davam conta do recado?

Que estupendo uso se fez de Giuliano, Willian, Renato Augusto e do mal-humorado Roger Guedes? Que Timão é esse que precisou cerrar muralha defensiva contra o "poderoso" Santo André, depois de marcar em pênalti malandroso?

O que valeu de Sylvinho foi a capacidade da escuta para a moda. Depois do pito de Marcelinho Carioca e dos veteranos da DC, resolveu trocar seus Armanis de 4 mil dólares por agasalhos esportivos comuns. Tipo, para parecer mais pop. A mudança no guarda-roupa, entretanto, não surtiu efeito no rendimento da equipe.

Vai-se o pequenino guardiolinha, deixando como legado dois meses de pré-temporada desperdiçados. Como os infalíveis cartolas não dão o braço a torcer, dirão que o início cambaleante no Paulistão se deve à falta de ritmo, como se o argumento não servisse para as outras equipes.

Enfim, Sylvinho sai bem mais rico do que quando entrou, descontadas as comissões. E, talvez, para amainar os ânimos, Mané da Carne, André e Jaça proponham um busto para homenagear o distinto ex-coach. Idário terá de aguardar mais um tantinho.

Veja mais em: Sylvinho.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Walter Falceta

Por Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

O que você achou do post do Walter Falceta?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Paulo

    Ranking: 188º

    Paulo 5772 comentários

    @paulo.wilhelm.nascim em

    Fantástico o texto, mordaz, irônico, antenado, realístico, divertido, complexo, astuto e sem passar pano pra ninguém que não merecesse. Descortinou com maestria o perfil do nosso atual Corinthians e seus ditos dirigentes. Espero, queira Deus, que se contrate um treinador, antes de tudo, competente, sério, que não se deixe levar pelas panelas internas e nem se assuste com pressão. Sei que é pedir muito face a nossa 'egrégia' Diretoria, mas...milagres acontecem, né. Vai que São Jorge tá de olho!

  • Foto do perfil de Will

    Ranking: 190º

    Will 5751 comentários

    @william.almeida.varj em

    Perfeito como sempre, mestre Falceta!

    Texto muito elucidativo e que me faz pensar, qual seria realmente o interesse dessa diretoria na permanência do jovem aprendiz no cargo mais importante, do maior clube de futebol do Brasil?

    Duílio, Roberto de Andrade e Alessandro são tudo, menos burros! A saber de que forma o pequeno Sylvio conseguiu garantir por tanto tempo sua permanência no cargo, pois essas raposas sabiam que como treinador ele era péssimo. Então como ele contribuía? Qual era o plano e o objetivo final de tê-lo próximo à eles?

    São questões que servem apenas como elucubrações do que se passava na cúpula alvi-negra, haja vista que jamais saberemos o que aconteceu e, acontece realmente.

    Tome como exemplo a saída do Carlos Brasil e todos os demais, logo após ele. É muita obscuridade e "brotheragem" para um time só!

    SalveOCorinthians!

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de BRUNO

    Bruno 64 comentários

    57º. @brunofortunato em

    Concordo! Nos dias de hoje, o povo só sabe encher o saco, principalmente através de rede social... Já estão querendo o vp fora do clube... Esses tapados merecem o silvinho e todos aqueles pernas de pau que jogavam pelo Corinthians a uns dois anos atrás.. Bando de toscos!

  • Foto do perfil de Julio

    Ranking: 213º

    Julio 5425 comentários

    56º. @julioblack em

    O projeto de aprendiz de técnico já deveria ter sido demitido após a última rodada do BR. Agora vai ficar essa correria atrás de treinador em pleno mês de fevereiro.

  • Foto do perfil de Reinaldo

    Ranking: 3297º

    Reinaldo 652 comentários

    55º. @banzaicorinthians Apoiador em

    Sylvinho este aquém da expectativas mas não concordo com jornalista o metralhando. Nunca teve pré temporada e não jogou o Paulista. Quanto teve chance o demitiram. Novamente, Sylvinho teve falhas mas essa metralha toda contra ele é injusta. Corinthians não tem rios de dinheiro. Falta jornalista realista. Fácil criticar e metrallhar.

  • Foto do perfil de Rafael Pires Andrade

    Rafael 64 comentários

    54º. @rafael.pires.andrade em

    Texto Monstro... Diretoria devolva meu Corinthians... Chega de chacotas...

  • Foto do perfil de Cristiano

    Ranking: 748º

    Cristiano 2360 comentários

    53º. @cristiano.silva10 em

    Excelente texto, mostrou a dura realidade do nosso time.
    Com essa cambada acabando com clube.