Venha fazer parte da KTO
x

Arquiteto se pronuncia após vazamento de e-mails sobre problemas estruturais na Arena Corinthians

70 mil visualizações 74 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Estrutura da construção e terreno ainda devem ser avaliados em auditoria

Estrutura da construção e terreno ainda devem ser avaliados em auditoria

Reprodução (Crédito: Danilo Verpa / Folhapress)

O arquiteto responsável pelo projeto da Arena Corinthians, Anibal Coutinho, se pronunciou a respeito do vazamento de e-mails sobre problemas estruturais do estádio do Timão. Aníbal foi procurado pelo Meu Timão após as correspondências de sua autoria terem sido divulgados por um blogueiro do portal UOL.

Publicados pelo jornalista Ricardo Perrone, nesta sexta-feira, os materiais contém trechos de conversas do arquiteto com o presidente Roberto de Andrade, o ex-presidente Andrés Sanchez e outros profissionais ligados ao clube e ao estádio.

As mensagens são compostas por uma série de avaliações das estruturas da Arena Corinthians e de seus problemas. Um deles, por exemplo, trata de rachaduras e buracos nos estacionamentos abertos do estádio. No início do ano, foi preciso uma grande obra para recuperar os buracos - os e-mails são desta época.

Em contato com o Meu Timão, o arquiteto explicou que as mensagens não possuem um caráter de fiscalização e nem de cobrança contra aqueles que executaram às obras. Segundo Anibal, ele apenas relatava os fatos aos responsáveis pelo estádio alvinegro.

"Eu sou contratado pelo Corinthians para relatar as ocorrências da obra e não para fiscalização. O Corinthians tinha uma fiscalização. Eu sou obrigado, e faço isso em qualquer obra que trabalho, a relatar todas as cosias que fujam da normalidade. Como a obra terminou, a construtora foi embora e o Corinthians ficou sem estrutura de engenharia e fiscalização, eu comecei a repassar os e-mails diretamente para o presidente", explicou o engenheiro.

"Eu tenho cerca de dois mil e-mails que relato coisas que eu vejo que não estão de acordo com o projeto de arquitetura da Arena", completou.

Entre os problemas citados na época também estão um grande vazamento de água - que já causaram deslocamento de placas e quedas de pedaços do teto - e até mesmo uma instabilidade nas arquibancadas do estádio. Coutinho afirma que esses alertas eram necessários, pois o clube ainda não havia contratado uma empresa para realizar uma auditoria no estádio.

"Nós já tínhamos pedido há muito tempo para eles iniciarem uma auditoria, uma análise que ainda não tinha sido iniciada. Os meus e-mails eram para reforçar algo que já foi feito, que era a auditoria", ressaltou o engenheiro.

A auditoria está sendo realizada na Arena Corinthians desde a metade deste ano - quase um ano após a entrega das obras do estádio por parte da Odebrecht. Sobre os problemas relatados nos e-mails, Anibal Coutinho é direto e diz que prefere que a inspeção seja finalizada.

"Eu prefiro esperar o resultado da auditoria, que já foi contratada. Esses fatos quando eu relato, relato apenas o fato, não o culpado. Eu peço apurações dos fatos porque eu acho que quem é gestor, quem é cliente, tem que apurar as coisas que não acontecem. Eu não me omito na minha função", finalizou o engenheiro.

Veja Mais:

  • Raniele com a nova camisa do Corinthians

    Corinthians lança novas camisas em homenagem a luta antirracista; veja fotos

    ver detalhes
  • Rubão presente na Vila Belmiro para Corinthians x Santos

    Corinthians oficializa saída de Rubão da diretoria de futebol

    ver detalhes
  • Rudolf Weber Verón (à direita) tem acerto encaminhado com o Corinthians

    Paraguaio com passagem por clube semiamador da Itália encaminha acerto com o Corinthians

    ver detalhes
  • Carlos Miguel atinge marca defensiva impressionante de acordo com plataforma de estatística

    Goleiro do Corinthians chega a maior média de bolas defendidas no mundo; veja números

    ver detalhes
  • Chicão estava processando o Corinthians desde 2014

    Chicão desiste de processo contra o Corinthians em que cobrava R$ 450 mil

    ver detalhes
  • O foi mantido para este sábado, na Neo Química Arena

    Jogo entre Corinthians e Fortaleza pelo Brasileiro tem mudança de horário dois dias antes da partida

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: