Venha fazer parte da KTO
x

No Brasileirão, o Corinthians foi mais prejudicado que ajudado por erros de arbitragem

100 mil visualizações 102 comentários Reportar erro

Por Thaina Barros e Lucas Faraldo

O Meu Timão realizou uma análise dos erros de arbitragem no Brasileirão de 2016

O Meu Timão realizou uma análise dos erros de arbitragem no Brasileirão de 2016

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Em um Campeonato Brasileiro irregular, com altos e baixos, em 2016, o Corinthians vem em busca de uma vaga na Libertadores da próxima temporada. Mesmo com um desempenho longe do esperado para o time atual campeão da competição, as polêmicas da arbitragem sempre parecem realçadas pela mídia e por outros clubes quando são contra a equipe do Parque São Jorge.

Sabendo que falhas da arbitragem acontecem o tempo todo no futebol, é difícil não enxergar a constante marcação de comentaristas esportivos do Brasil quando o Corinthians está entre os protagonistas. A maioria deles ignora os erros que o time sofre e como estaria a situação do Timão na tabela se eles não tivessem sido computados.

Com este cenário, o Meu Timão decidiu fazer uma análise jogo a jogo com um levantamento das polêmicas das arbitragem, recolhendo pontos a favor e contra o Corinthians. Optamos por “prejudicar” a equipe alvinegra em lances polêmicos, como a expulsão de Balbuena contra a Ponte Preta – excluindo lances duvidosos que poderiam ser utilizados para contestar a visão imposta.

Mesmo assim, o resultado é bastante claro: o Corinthians foi mais prejudicados do que ajudado na atual temporada e contaria com 58 pontos. Confira a revisão dos lances rodada a rodada:

2ª rodada: Corinthians 2 x 3 Vitória

Polêmica com mão na bola

Ainda no início da partida, aos 11 minutos do primeiro tempo, o atacante Marinho, recebeu a bola na área do Corinthians e dominou com a mão antes de acertar o gol alvinegro. O árbitro sinalizou que a redonda teria atingido o ombro do jogador e validou o lance. A jogada gerou revolta entre os torcedores e marcou o primeiro gol da virada da equipe baiana.

Pontuação corrigida: +1 pontos

6ª rodada: Corinthians 2 x 1 Coritiba

Pênalti antes da virada

Antes da vitória heróica do Corinthians na Arena em Itaquera, o triunfo sobre a equipe do Sul brasileiro poderia ter sido mais tranquila. Isso se deve ao pênalti claro não dado pelo árbitro Anderson Daronco sobre o corinthiano Felipe, quando o confronto ainda estava 0 a 0.

Pontuação corrigida: Sem alteração

7ª rodada: Corinthians 0 x 1 Palmeiras

Gol mal anulado

Nos minutos finais de mais um clássico entre Corinthians e Palmeiras, no qual a equipe alvinegra estava perdendo pelo placar de 1 a 0, a arbitragem se colocou no caminho do empate corinthiano. Aos 49 minutos do segundo tempo, Bruno Henrique fez um gols legal pelo Timão, porém teve a sua jogada anulada pelo árbitro Raphael Claus, que marcou falta no ataque de Felipe.

Pontuação corrigida: +1 ponto

8ª rodada: Corinthians 0 x 1 Fluminense

Falta criminosa não marcada

Com o placar ainda no 0 a 0, um falta clara deixou de ser marcada para o Timão. Aos 27 minutos do primeiro tempo, Elias levou uma trombada forte de Gum e caiu no chão. A pancada tirou o volante corinthiano chorando do campo, que desfalcou a equipe do Parque São Jorge por dois meses, porém, o árbitro Ricardo Marques Ribeiro não enxergou o lance como faltoso.

Pontuação corrigida: Sem alteração

10ª rodada: Corinthians 1 x 2 Atlético-MG

Gol impedido validado

O jogo seguia sem gols, com muita pressão pelos dois lados da partida. Mas, aos 21 minutos do segundo tempo, Fred abriu o placar para a equipe mineira após um cruzamento do lateral-direito Marcos Rocha. Porém, o lateral estava claramente impedido quando recebeu o passe de Leandro Donizete e o lance irregular contribuiu para a vitória Atlético-MG.

Pontos corrigidos: +2 pontos

12ª rodada - Corinthians 2 x 0 América-MG

Pênalti mal marcado contra os mineiros

O Corinthians já estava na frente do placar por 1 a 0 e a equipe mineira estava correndo atrás de um empate. Porém, o árbitro marcou um pênalti inexistente para o Timão. Luciano sofreu um puxão que não era capaz de derrubá-lo dentro da área e dominou a bola com a mão minutos antes.

Pontuação corrigida: Sem alteração

14ª rodada: Corinthians 2 x 0 Chapecoense

Impedimento inexistente

O segundo tempo da partida, que ainda decorria com um 0 a 0, começou com o Corinthians mais ofensivo. Aos 2 minutos, Balbuena abriu o placar para o Timão, mas a arbitragem anulou de forma equivocada o gol, indicando um impedimento no jogador, que estava em posição legal.

Pontuação corrigida: Sem alteração

19ª rodada - Corinthians 1 x 1 Cruzeiro

Pênalti contra o Timão

Com o Corinthians vencendo o jogo por 1 a 0 no primeiro tempo, o árbitro Dewson Freitas deixou de marcar um pênalti do goleiro Cássio sobre Ábila, onde somente havia a bola entre os dois. O juiz mando seguir o lance e deu cartão para o jogador do time mineiro. Na segunda etapa, o Cruzeiro fez o gol do empate sobre o Timão.

Pontuação corrigida: -1 ponto

17ª rodada: Corinthians 1 x 0 Internacional

Polêmica para os dois lados

A partida no Beira-Rio foi marcada por uma arbitragem ruim. O primeiro erro veio na não expulsão de Paulão, após uma entrada dura nas costas de Romero, que lembrou o episódio entre "Zúñiga x Neymar", na Copa do Mundo de 2014. Outra falha foi o chute de Balbuena dentro da área na cabeça de Ariel, que foi ignorada pelo juiz Elmo Alves Resende Cunha.

Pontuação corrigida: Sem alteração

26ª rodada - Corinthians 0 x 2 Palmeiras

Outro clássico com falhas

Em outro clássico contra o Palmeiras, o Corinthians recebeu outro gol impedido. Mesmo que por poucos centímetros, Mina estava adiantado na área corinthiana antes de marcar anotar um bola na rede para o arquirrival do time alvinegro e o lance foi validado pelo juiz Heber Roberto Lopes. Além disso, o árbitro expulsou o corinthiano Léo Principe do jogo, com um segundo amarelo onde não houve falta do atleta.

Pontuação corrigida: Sem alteração

27ª rodada - Corinthians 0 x 1 Fluminense

Apito inimigo

Pela segunda rodada seguida, o Corinthians foi mais uma vez prejudicado pelo apito. Desta vez, um impedimento de Gum não dado, mesmo com a dificuldade em marcar o lance. A situação piorou mais ainda não a jogada que abriu o placar para o Fluminense, em uma falta inesxistente. Além disso, o árbitro Anderson Daronco deixou de marcar dois pênaltis para cada lado: Marquinhos Gabriel puxou Marcos Júnior, enquanto Balbuena foi agarrado por Pierre, ambos os lances no primeiro tempo.

Pontuação corrigida: +1 ponto

28ª rodada - Botafogo 2 x 0 Corinthians

Erros balanceados

Antes de abrir o placar para o Botafogo, Nelson recebeu uma assistência de um Vinícius claramente impedido. O lance foi interpretado como válido pelo juiz, que indicou que o toque havia sido da zaga do Corinthians. Por outro lado, o Corinthians teve um pênalti mal marcado ao seu favor, mas o goleiro Sidão defendeu a cobrança

Pontuação corrigida: Sem alteração

29ª rodada: Corinthians 0 x 0 Atlético-MG

Gol anulado por uma falta inexistente

O atacante Gustavo, mais atuante na partida durante o primeiro tempo, deu seu primeiro chute a gol com a camisa do Corinthians e colocou a bola na rede. Porém, mesmo com o arbitro tendo dado tento, o bandeirinha Bruno Boschilia (sim, o primo daquele jogador do São Paulo que promovia provocações sobre corinthianos nas redes sociais) anulou o lance, indicando uma falta de Gustavo durante uma dividida.

Pontuação corrigida: +2 pontos

32ª rodada - Flamengo 2 x 2 Corinthians

Impedimento escadaloso

Em um empate eletrizante no Maracanã, o Corinthians foi mais um vez prejudicado pela arbitragem no Campeonato Brasileiro. Na frente por 2 a 1, o Timão sofreu um gol de Guerrero para o Flamengo e levou um empate no segundo tempo. O lance, porém, foi escandalosamente irregular: o jogador estava visivelmente adiantado.

Pontuação corrigida: +2 pontos

Veja Mais:

  • Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    ver detalhes
  • Membros da Gaviões da Fiel no Parque São Jorge nesta quinta-feira

    Gaviões da Fiel se reúne com presidente do Corinthians no Parque São Jorge

    ver detalhes
  • Corinthians ocupa a terceira colocação do Grupo F após derrota na Argentina e empate do Racing, nesta quinta-feira

    Corinthians sai da zona de classificação da Sul-Americana após terceira rodada; veja tabela

    ver detalhes
  • Corinthians ainda tem valores a receber por Felipe Bastos

    Balanço aponta valores que o Corinthians ainda tem a receber por venda de jogadores; confira cifras

    ver detalhes
  • Rodrigo Richard (com a mão levantada) é o novo reforço do Corinthians para o Sub-17

    Corinthians contrata novo zagueiro para o Sub-17 e chega a 27 reforços para as categorias de base

    ver detalhes
  • Duílio explica dívidas com elenco

    Ex-presidente do Corinthians comenta risco de rebaixamento e explica dívidas por direitos de imagem

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: