No Brasileirão, o Corinthians foi mais prejudicado que ajudado por erros de arbitragem

100 mil visualizações 102 comentários Comunicar erro

Por Thaina Barros e Lucas Faraldo

O Meu Timão realizou uma análise dos erros de arbitragem no Brasileirão de 2016

O Meu Timão realizou uma análise dos erros de arbitragem no Brasileirão de 2016

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Em um Campeonato Brasileiro irregular, com altos e baixos, em 2016, o Corinthians vem em busca de uma vaga na Libertadores da próxima temporada. Mesmo com um desempenho longe do esperado para o time atual campeão da competição, as polêmicas da arbitragem sempre parecem realçadas pela mídia e por outros clubes quando são contra a equipe do Parque São Jorge.

Sabendo que falhas da arbitragem acontecem o tempo todo no futebol, é difícil não enxergar a constante marcação de comentaristas esportivos do Brasil quando o Corinthians está entre os protagonistas. A maioria deles ignora os erros que o time sofre e como estaria a situação do Timão na tabela se eles não tivessem sido computados.

Com este cenário, o Meu Timão decidiu fazer uma análise jogo a jogo com um levantamento das polêmicas das arbitragem, recolhendo pontos a favor e contra o Corinthians. Optamos por “prejudicar” a equipe alvinegra em lances polêmicos, como a expulsão de Balbuena contra a Ponte Preta – excluindo lances duvidosos que poderiam ser utilizados para contestar a visão imposta.

Mesmo assim, o resultado é bastante claro: o Corinthians foi mais prejudicados do que ajudado na atual temporada e contaria com 58 pontos. Confira a revisão dos lances rodada a rodada:

2ª rodada: Corinthians 2 x 3 Vitória

Polêmica com mão na bola

Ainda no início da partida, aos 11 minutos do primeiro tempo, o atacante Marinho, recebeu a bola na área do Corinthians e dominou com a mão antes de acertar o gol alvinegro. O árbitro sinalizou que a redonda teria atingido o ombro do jogador e validou o lance. A jogada gerou revolta entre os torcedores e marcou o primeiro gol da virada da equipe baiana.

Pontuação corrigida: +1 pontos

6ª rodada: Corinthians 2 x 1 Coritiba

Pênalti antes da virada

Antes da vitória heróica do Corinthians na Arena em Itaquera, o triunfo sobre a equipe do Sul brasileiro poderia ter sido mais tranquila. Isso se deve ao pênalti claro não dado pelo árbitro Anderson Daronco sobre o corinthiano Felipe, quando o confronto ainda estava 0 a 0.

Pontuação corrigida: Sem alteração

7ª rodada: Corinthians 0 x 1 Palmeiras

Gol mal anulado

Nos minutos finais de mais um clássico entre Corinthians e Palmeiras, no qual a equipe alvinegra estava perdendo pelo placar de 1 a 0, a arbitragem se colocou no caminho do empate corinthiano. Aos 49 minutos do segundo tempo, Bruno Henrique fez um gols legal pelo Timão, porém teve a sua jogada anulada pelo árbitro Raphael Claus, que marcou falta no ataque de Felipe.

Pontuação corrigida: +1 ponto

8ª rodada: Corinthians 0 x 1 Fluminense

Falta criminosa não marcada

Com o placar ainda no 0 a 0, um falta clara deixou de ser marcada para o Timão. Aos 27 minutos do primeiro tempo, Elias levou uma trombada forte de Gum e caiu no chão. A pancada tirou o volante corinthiano chorando do campo, que desfalcou a equipe do Parque São Jorge por dois meses, porém, o árbitro Ricardo Marques Ribeiro não enxergou o lance como faltoso.

Pontuação corrigida: Sem alteração

10ª rodada: Corinthians 1 x 2 Atlético-MG

Gol impedido validado

O jogo seguia sem gols, com muita pressão pelos dois lados da partida. Mas, aos 21 minutos do segundo tempo, Fred abriu o placar para a equipe mineira após um cruzamento do lateral-direito Marcos Rocha. Porém, o lateral estava claramente impedido quando recebeu o passe de Leandro Donizete e o lance irregular contribuiu para a vitória Atlético-MG.

Pontos corrigidos: +2 pontos

12ª rodada - Corinthians 2 x 0 América-MG

Pênalti mal marcado contra os mineiros

O Corinthians já estava na frente do placar por 1 a 0 e a equipe mineira estava correndo atrás de um empate. Porém, o árbitro marcou um pênalti inexistente para o Timão. Luciano sofreu um puxão que não era capaz de derrubá-lo dentro da área e dominou a bola com a mão minutos antes.

Pontuação corrigida: Sem alteração

14ª rodada: Corinthians 2 x 0 Chapecoense

Impedimento inexistente

O segundo tempo da partida, que ainda decorria com um 0 a 0, começou com o Corinthians mais ofensivo. Aos 2 minutos, Balbuena abriu o placar para o Timão, mas a arbitragem anulou de forma equivocada o gol, indicando um impedimento no jogador, que estava em posição legal.

Pontuação corrigida: Sem alteração

19ª rodada - Corinthians 1 x 1 Cruzeiro

Pênalti contra o Timão

Com o Corinthians vencendo o jogo por 1 a 0 no primeiro tempo, o árbitro Dewson Freitas deixou de marcar um pênalti do goleiro Cássio sobre Ábila, onde somente havia a bola entre os dois. O juiz mando seguir o lance e deu cartão para o jogador do time mineiro. Na segunda etapa, o Cruzeiro fez o gol do empate sobre o Timão.

Pontuação corrigida: -1 ponto

17ª rodada: Corinthians 1 x 0 Internacional

Polêmica para os dois lados

A partida no Beira-Rio foi marcada por uma arbitragem ruim. O primeiro erro veio na não expulsão de Paulão, após uma entrada dura nas costas de Romero, que lembrou o episódio entre "Zúñiga x Neymar", na Copa do Mundo de 2014. Outra falha foi o chute de Balbuena dentro da área na cabeça de Ariel, que foi ignorada pelo juiz Elmo Alves Resende Cunha.

Pontuação corrigida: Sem alteração

26ª rodada - Corinthians 0 x 2 Palmeiras

Outro clássico com falhas

Em outro clássico contra o Palmeiras, o Corinthians recebeu outro gol impedido. Mesmo que por poucos centímetros, Mina estava adiantado na área corinthiana antes de marcar anotar um bola na rede para o arquirrival do time alvinegro e o lance foi validado pelo juiz Heber Roberto Lopes. Além disso, o árbitro expulsou o corinthiano Léo Principe do jogo, com um segundo amarelo onde não houve falta do atleta.

Pontuação corrigida: Sem alteração

27ª rodada - Corinthians 0 x 1 Fluminense

Apito inimigo

Pela segunda rodada seguida, o Corinthians foi mais uma vez prejudicado pelo apito. Desta vez, um impedimento de Gum não dado, mesmo com a dificuldade em marcar o lance. A situação piorou mais ainda não a jogada que abriu o placar para o Fluminense, em uma falta inesxistente. Além disso, o árbitro Anderson Daronco deixou de marcar dois pênaltis para cada lado: Marquinhos Gabriel puxou Marcos Júnior, enquanto Balbuena foi agarrado por Pierre, ambos os lances no primeiro tempo.

Pontuação corrigida: +1 ponto

28ª rodada - Botafogo 2 x 0 Corinthians

Erros balanceados

Antes de abrir o placar para o Botafogo, Nelson recebeu uma assistência de um Vinícius claramente impedido. O lance foi interpretado como válido pelo juiz, que indicou que o toque havia sido da zaga do Corinthians. Por outro lado, o Corinthians teve um pênalti mal marcado ao seu favor, mas o goleiro Sidão defendeu a cobrança

Pontuação corrigida: Sem alteração

29ª rodada: Corinthians 0 x 0 Atlético-MG

Gol anulado por uma falta inexistente

O atacante Gustavo, mais atuante na partida durante o primeiro tempo, deu seu primeiro chute a gol com a camisa do Corinthians e colocou a bola na rede. Porém, mesmo com o arbitro tendo dado tento, o bandeirinha Bruno Boschilia (sim, o primo daquele jogador do São Paulo que promovia provocações sobre corinthianos nas redes sociais) anulou o lance, indicando uma falta de Gustavo durante uma dividida.

Pontuação corrigida: +2 pontos

32ª rodada - Flamengo 2 x 2 Corinthians

Impedimento escadaloso

Em um empate eletrizante no Maracanã, o Corinthians foi mais um vez prejudicado pela arbitragem no Campeonato Brasileiro. Na frente por 2 a 1, o Timão sofreu um gol de Guerrero para o Flamengo e levou um empate no segundo tempo. O lance, porém, foi escandalosamente irregular: o jogador estava visivelmente adiantado.

Pontuação corrigida: +2 pontos

Veja Mais:

  • Corinthians anuncia a contratação do meia Luan, de 26 anos

    Corinthians anuncia meia Luan como primeiro reforço para 2020

    ver detalhes
  • Parceria com o BMG foi anunciada no CT do Corinthians em 22 de janeiro de 2019

    Parceria entre Corinthians e BMG não deve render apenas Luan como reforço para 2020; entenda

    ver detalhes
  • Luan é o primeiro reforço do Corinthians para 2020

    Luan fala em realizar sonho de criança após anúncio oficial do Corinthians

    ver detalhes
  • The Arena Show, espaço de eventos musicais realizados no estacionamento do setor leste do Complexo Arena Corinthians

    Arena Corinthians quer receber até dez shows em 2020 com ajuda de parceiro especializado

    ver detalhes
  • Cantillo está há três temporadas no Junior Barranquila, da Colômbia

    Fiel se anima com possibilidade de Corinthians contratar colombiano Cantillo; veja tweets

    ver detalhes
  • Corinthians foi derrotado duas vezes em dois dias seguidos pelo Botafogo

    Corinthians ensaia virada, mas perde do Botafogo e fica com vice da Liga Sul-Americana

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: