Venha fazer parte da KTO
x

CBF volta atrás e adota cautela sobre árbitro de vídeo no Brasileirão: 'Quem sabe 2019'

1.6 mil visualizações 38 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Sistema de arbitragem com auxílio de vídeo só deve chegar ao Brasileirão em 2019

Sistema de arbitragem com auxílio de vídeo só deve chegar ao Brasileirão em 2019

Reprodução/FIFA.com

Os mais animadinhos para contar com a tecnologia de vídeo no futebol brasileiro ainda terão de esperar. É isso que sinalizou Sérgio Corrêa, chefe de arbitragem da CBF, em entrevista concedida ao canal SporTV nesta terça-feira.

De acordo com Corrêa, a entidade máxima de futebol do Brasil decidiu aguardar os próximos passos da Fifa a respeito da regularização da tecnologia de arbitragem de vídeo. A tendência, assim, é a CBF iniciar sua participação nesse processo apenas após a Copa do Mundo do ano que vem.

"Estamos trabalhando com muita tranquilidade, tem cinco empresas interessadas em participar desse projeto. A CBF está muito rigorosa nessas questões e temos que ter segurança plena de implementar e não criar os problemas que temos observado em alguns casos (...) Não temos pressa. Em 2018, vai ser a data em que a Fifa vai definir e colocar na regra do futebol para a Copa do Mundo e nós teremos mais segurança, mais tranquilidade, para que quando o projeto for implementado não tenhamos mais problemas do que temos sem o árbitro de vídeo", argumentou.

Chama atenção o fato de, no primeiro semestre desse ano, a CBF ter dado indícios de que estava interessada em implementar a tecnologia de vídeo ainda em 2017 no Campeonato Brasileiro. Confusões em jogos mundo afora protagonizadas pelo uso do recurso de vídeo, contudo, teriam freado a entidade.

"Tínhamos pressa no início, estamos preparados através dos testes que fizemos, mas dado a essa inserção da interpretação que tem ocorrido em vários jogos (com uso do recurso), recuamos um pouquinho, estamos aguardando para 2018 a questão da aprovação e o protocolo definitivo a ser usado na Copa do Mundo para depois usar no Brasileiro, quem sabe 2019", explicou Corrêa.

A tecnologia

O Árbitro Assistente de Vídeo (VAR, na sigla em inglês) foi colocado em prática na edição da Copa das Confederações da Rússia, no último mês de junho. A nova tecnologia permite à equipe de arbitragem analisar determinado lance por meio de monitores e então dar o veredito sobre anular ou validar um gol.

E o Corinthians?

No elenco do Corinthians, assim como no futebol brasileiro de forma geral, há bastante discordância com relação ao assunto. Enquanto alguns defendem a utilização do árbitro de vídeo, outros acham que tal tecnologia mais vai atrapalhar do que ajudar.

"É chato demais, vai acabar com o futebol, com a alegria. Só o chip da bola que eu gosto. De resto, acho muito chato esse negócio de imagem. A gente tem é que profissionalizar os árbitros. Isso vai parar o jogo demais, vai ficar chato (...) Se ainda fosse algo mais dinâmico, mais rápido, quem sabe? Mas do jeito que está acontecendo atualmente, com jogadores se reunindo em volta dos árbitros, aí não dá", declarou Fábio Carille, em entrevista concedida no último mês de junho, em meio à Copa das Confederações.

"Muito difícil ficar culpando arbitragem. São seres humanos, que erram como nós. Se pode ser usado o vídeo no futebol, por que não usar? Em alguns jogos usam, em outros não (...) Todo time deveria ter o direito de usar. Se tem isso, é para melhorar", defendeu Jô, também no último mês de junho, após ter um gol mal anulado em jogo contra o Coritiba.

Veja mais em: Arbitragem.

Veja Mais:

  • Corinthians foi superado pelo Flamengo no Maracanã

    Corinthians é atropelado no primeiro tempo e sai derrotado pelo Flamengo no Brasileirão

    ver detalhes
  • Corinthians está na 15ª colocação do Campeonato Brasileiro

    Corinthians pode terminar rodada no Z4 após derrota para o Flamengo no Brasileirão; veja tabela

    ver detalhes
  • Paulinho foi o pior avaliado em campo no quadro Notas da Torcida

    Apenas um jogador do Corinthians recebe nota quase na média e dupla se destaca entre os piores; veja

    ver detalhes
  • António Oliveira foi um dos principais alvos da torcida corinthiana nas redes sociais

    Torcida do Corinthians alivia falha de goleiro e crucifica resto do elenco; veja a repercussão

    ver detalhes
  • Cada gol do Corinthians no Brasileirão custou mais de R$ 7,5 milhões

    [Mayara Munhoz] Cada gol do Corinthians no Brasileirão custou mais de R$ 7,5 milhões

    ver detalhes
  • António Oliveira antes da partida

    António Oliveira admite erros do Corinthians e assume o que falta para conquistar resultados

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: