Venha fazer parte da KTO
x

Lance a lance, Corinthians recorda título no Campeonato Brasileiro de 1990 no Twitter

1.1 mil visualizações 13 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

No aniversário de 27 anos de seu primeiro título no Campeonato Brasileiro, neste sábado, o Corinthians inovou em sua comemoração nas redes sociais. Assim como realizado para a conquista do Mundial de Clubes de 2012, que completa cinco anos neste 16 de dezembro, a equipe alvinegra utilizou seu perfil no Twitter para reviver a conquista lance a lance. A retrospectiva também contou com depoimentos dos ídolos Ronaldo Giovanelli e Marcio, que foram titulares na finalíssima de 1990.

O título nacional foi conquistado em uma final contra o São Paulo, no estádio do Morumbi, casa do rival. O Corinthians obteve duas vitórias por 1 a 0 nas partidas decisivas. A finalíssima contou com gol histórico de Tupãzinho, que garantiu a taça ao Timão. Ao contrário de edições anteriores do Brasileirão, o Timão entrou naquela competição desacreditado. Sem grande elenco, a equipe inclusive iniciou o campeonato com duas derrotas.

"Na verdade, no primeiro jogo o São Paulo tinha a vantagem, de dois empate. Nós revertemos isso no segundo jogo, com um gol do Wilson Mano, e depois no segundo jogo a expectativa era muito grande. Morumbi com 110 mil pessoas, uma ansiedade muito grande. O time do São Paulo era difícil. A princípio o jogo em si foi muito pegado, marcado, exigiu muito, tanto para os jogadores que estavam em campo como para o próprio treinador. Mas a gente conseguiu se superar", relembrou Marcio, que hoje atua como observador técnico do Corinthians.

Leia também:
Ao lado de três brasileiros, Corinthians deve ser cabeça de chave na Libertadores de 2018
Grêmio cai, e Corinthians segue sendo último sul-americano campeão do Mundial da Fifa

"Em uma jogada maravilhosa do Fabinho e o gol do Tupãzinho, aí consagrou a nossa equipe. Uma equipe totalmente desacreditada, mas que chegou ao título. O primeiro título brasileiro. Por incrível que pareça a bola terminou na minha mão, né. Eu peguei a bola, entreguei para o Edmundo de Lima Filho, que era o árbitro, e ele encerrou a partida. Até hoje fica que aquele momento passou muito rápido, não cai a ficha. Foi uma conquista com muito suor, muito trabalho e dedicação de todos os atletas e a comissão técnica", completou.

Antes do gol da vitória de Tupãzinho, realizado aos dez minutos do segundo tempo da final, a equipe do Corinthians teve uma conversa especial com o técnico Nelson Batista. Segundo o ex-goleiro Ronaldo Giovanelli, a meta traçada pelo treinador naquele momento foi simples: deixar uma marca na história do Timão.

Leia também:
Alessandro, sobre final contra Chelsea: 'Não tínhamos medo'
Em entrevista ao Corinthians, Carille lembra conquista do Mundial de 2012

"Falar de 1990 é fácil. Tivemos a mão do Nelsinho Batista ali, onde ele sempre se preocupou, principalmente no intervalo da partida, ele esqueceu a tática, a técnica, tudo e colocou o que nós devíamos fazer, que era colocar nosso nome na história do clube. [...] Tivemos um comandante atuante, que foi Nelsinho Batista, eu tive um preparador de goleiros também, um mestre, Agnaldo Moreira", relembrou o ex-goleiro.

"Acho que foi do carinho de saber realmente o momento do Corinthians, de colocar o nome na história. [...] Foi simples: a tática foi escrever o nome na história. Fora o que já havíamos colocado dentro do campeonato, que foi muita garra, né. Nosso time era um time de garra, com jogadores que tinham amor a camisa.[...] Foi o primeiro de muitos pelo jeito, mas foi um momento especial para todos nós que fizemos parte deste 1990", finalizou Ronaldo.

Depois do título de 1990, o Corinthians viria a conquistar o Brasileirão em outras seis oportunidades: 1998, 1999, 2005, 2011, 2015 e, por fim, 2017.

Confira alguns tweets do Corinthians

Veja mais em: Títulos do Corinthians, Heptacampeonato brasileiro, Campeonato Brasileiro e Ídolos do Corinthians.

Veja Mais:

  • Augusto Melo e Sergio Moura ouviram as cobranças da Gaviões da Fiel nesta quinta-feira

    Veja os assuntos cobrados pela Gaviões da Fiel em reunião com diretoria do Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians ocupa a terceira colocação do Grupo F após derrota na Argentina e empate do Racing, nesta quinta-feira

    Corinthians sai da zona de classificação da Sul-Americana após terceira rodada; veja tabela

    ver detalhes
  • Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    ver detalhes
  • Corinthians encara o São José, às 20h, no Ginásio Wlamir Marques

    Corinthians recebe São José pela Liga Nacional de Futsal em meio a troca de técnico; saiba tudo

    ver detalhes
  • Corinthians ainda tem valores a receber por Felipe Bastos

    Balanço aponta valores que o Corinthians ainda tem a receber por venda de jogadores; confira cifras

    ver detalhes
  • Rodrigo Richard (com a mão levantada) é o novo reforço do Corinthians para o Sub-17

    Corinthians contrata novo zagueiro para o Sub-17 e chega a 27 reforços para as categorias de base

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: