Venha fazer parte da KTO
x

Oito jogos, 46% dos pontos, duelos com cinco países... Super raio X do Corinthians na Florida Cup

8.6 mil visualizações 34 comentários Reportar erro

Em 2018, Corinthians participou pela quarta vez consecutiva da Florida Cup

Em 2018, Corinthians participou pela quarta vez consecutiva da Florida Cup

Divulgação/Florida Cup

Fim de mais uma participação do Corinthians na Florida Cup. Pelo quarto ano consecutivo, o departamento de futebol profissional do clube resolveu iniciar a temporada em solo americano. O Timão é o único clube que esteve em todas as edições do torneio: 2015, 2016, 2017 e, agora, 2018.

O Corinthians disputou dois jogos por ano, conquistando três vitórias, empatando duas vezes e perdendo em outras três oportunidades (45,8% dos pontos disputados, contando apenas os 90 minutos dos jogos). Foram duelos com clubes de cinco países diferentes (Alemanha, Brasil, Escócia, Holanda e Ucrânia).

O Timão triunfou diante de Bayer Leverkusen-ALE, Shakhtar Donetsk-UCR e Vasco; empatou diante de São Paulo e PSV-HOL, além de ter perdido para Colonia-ALE, Atlético Mineiro e Rangers-ESC (veja abaixo).

Apesar de apertar o calendário, o torneio que reúne clubes sul-americanos, europeus e asiáticos durante a pré-temporada vem sendo importante para o Timão. Nos três anos anteriores, treinadores, jogadores e membros da comissão técnica tiraram proveito do período e os resultados foram bons no primeiro semestre.

Em 2015, por exemplo, Tite usou a Florida Cup para definir a equipe titular e o esquema tático (4-1-4-1) que seriam usados contra o Once Caldas (COL) dias depois na pré-Libertadores. Aquela vitória sobre o Bayer Leverkusen é considerada pelo treinador como ponto de partida para a conquista do título brasileiro no fim do ano.

Em 2016, o Corinthians fez um bom primeiro semestre. Os títulos não vieram, mas as primeiras fases do Campeonato Paulista e da Copa Libertadores foram disputadas com enorme intensidade. Na época, Tite também considerou que o bom início, com direito a invencibilidade no Estadual, foi consequência do período de treinos e jogos em solo americano no início de janeiro.

Em 2017, o técnico Fábio Carille deu o pontapé inicial do seu trabalho justamente na Florida Cup. Goleada sobre o Vasco (4 a 1) e empate sem gols diante do rival São Paulo, com direito a duelo pegado dentro de campo, ajudaram a formatar a equipe que depois conquistaria o Estadual e o Brasileirão. O treinador iniciou ali o esquema 4-1-4-1, que posteriormente ganharia adaptação ao 4-2-3-1.

Agora, em 2018, Carille voltou a tratar a participação do Corinthians na Florida Cup de forma bastante positiva. Na sua visão, a chance de treinar o esquema 4-1-4-1 no lugar do 4-2-3-1 contra dois europeus é algo a ser comemorado por todos da comissão técnica.

A diretoria e o departamento de marketing avaliam que a exposição da marca Corinthians foi bastante positiva nesses últimos quatro anos. Segundo seus responsáveis, infinitamente superior a qualquer tipo de amistoso contra equipes do interior de São Paulo que fosse possível realizar em solo brasileiro.

A participação do Corinthians na edição de 2019 está acordada, inclusive em contrato, mas há possibilidade de o clube abrir mão da disputa no próximo ano. O martelo não está batido.

Corinthians na Florida Cup (2015-2018)

2015
Colonia (ALE) 1x0 Corinthians
Corinthians 2x1 Bayer Leverkusen (ALE)

2016
Corinthians 3x2 Shakhtar Donetsk (UCR)
Atlético Mineiro 1x0 Corinthians

2017
Corinthians 4x1 Vasco
São Paulo 0x0 Corinthians

2018
Corinthians 1x1 PSV (HOL)
Rangers (ESC) 4x2 Corinthians

Veja mais em: Florida Cup.

Veja Mais:

  • António Oliveira faz testes e monta Corinthians com novidades de olho no Fluminense

    António Oliveira faz testes e monta Corinthians com novidades para encarar o Fluminense; confira

    ver detalhes
  • Torcidas organizadas do Corinthians realizam nova reunião com a diretoria do Corinthians, líderes de elenco e o técnico António Oliveira

    Torcidas organizadas fazem reunião com diretoria e líderes do elenco no CT

    ver detalhes
  • Raniele foi o "garoto-propaganda" do ensaio

    Imagem da nova camisa do Corinthians vaza na internet; veja modelo

    ver detalhes
  • Claudinei Alves (à direita da foto, de camisa azul) reforçou a vontade quanto à reativação do Sub-23

    Diretor do Corinthians sugere reativação do Sub-23 e explica condições para retomada

    ver detalhes
  • Rubens Gomes caminhando no CT Joaquim Grava, no começo deste ano; ele foi para o local nesta sexta-feira

    Rubão reaparece no CT do Corinthians em meio a 'fervura' nos bastidores

    ver detalhes
  • Augusto Melo anuncia a VaideBet no uniforme com Fagner, Lucas Veríssimo e Yuri Alberto

    Patrocinadora do Corinthians celebra acordo e manda indireta em post nas redes sociais

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: