Oito jogos, 46% dos pontos, duelos com cinco países... Super raio X do Corinthians na Florida Cup

Oito jogos, 46% dos pontos, duelos com cinco países... Super raio X do Corinthians na Florida Cup

8.3 mil visualizações 35 comentários Comunicar erro

Em 2018, Corinthians participou pela quarta vez consecutiva da Florida Cup

Em 2018, Corinthians participou pela quarta vez consecutiva da Florida Cup

Foto: Divulgação/Florida Cup

Fim de mais uma participação do Corinthians na Florida Cup. Pelo quarto ano consecutivo, o departamento de futebol profissional do clube resolveu iniciar a temporada em solo americano. O Timão é o único clube que esteve em todas as edições do torneio: 2015, 2016, 2017 e, agora, 2018.

O Corinthians disputou dois jogos por ano, conquistando três vitórias, empatando duas vezes e perdendo em outras três oportunidades (45,8% dos pontos disputados, contando apenas os 90 minutos dos jogos). Foram duelos com clubes de cinco países diferentes (Alemanha, Brasil, Escócia, Holanda e Ucrânia).

O Timão triunfou diante de Bayer Leverkusen-ALE, Shakhtar Donetsk-UCR e Vasco; empatou diante de São Paulo e PSV-HOL, além de ter perdido para Colonia-ALE, Atlético Mineiro e Rangers-ESC (veja abaixo).

Apesar de apertar o calendário, o torneio que reúne clubes sul-americanos, europeus e asiáticos durante a pré-temporada vem sendo importante para o Timão. Nos três anos anteriores, treinadores, jogadores e membros da comissão técnica tiraram proveito do período e os resultados foram bons no primeiro semestre.

Em 2015, por exemplo, Tite usou a Florida Cup para definir a equipe titular e o esquema tático (4-1-4-1) que seriam usados contra o Once Caldas (COL) dias depois na pré-Libertadores. Aquela vitória sobre o Bayer Leverkusen é considerada pelo treinador como ponto de partida para a conquista do título brasileiro no fim do ano.

Em 2016, o Corinthians fez um bom primeiro semestre. Os títulos não vieram, mas as primeiras fases do Campeonato Paulista e da Copa Libertadores foram disputadas com enorme intensidade. Na época, Tite também considerou que o bom início, com direito a invencibilidade no Estadual, foi consequência do período de treinos e jogos em solo americano no início de janeiro.

Em 2017, o técnico Fábio Carille deu o pontapé inicial do seu trabalho justamente na Florida Cup. Goleada sobre o Vasco (4 a 1) e empate sem gols diante do rival São Paulo, com direito a duelo pegado dentro de campo, ajudaram a formatar a equipe que depois conquistaria o Estadual e o Brasileirão. O treinador iniciou ali o esquema 4-1-4-1, que posteriormente ganharia adaptação ao 4-2-3-1.

Agora, em 2018, Carille voltou a tratar a participação do Corinthians na Florida Cup de forma bastante positiva. Na sua visão, a chance de treinar o esquema 4-1-4-1 no lugar do 4-2-3-1 contra dois europeus é algo a ser comemorado por todos da comissão técnica.

A diretoria e o departamento de marketing avaliam que a exposição da marca Corinthians foi bastante positiva nesses últimos quatro anos. Segundo seus responsáveis, infinitamente superior a qualquer tipo de amistoso contra equipes do interior de São Paulo que fosse possível realizar em solo brasileiro.

A participação do Corinthians na edição de 2019 está acordada, inclusive em contrato, mas há possibilidade de o clube abrir mão da disputa no próximo ano. O martelo não está batido.

Corinthians na Florida Cup (2015-2018)

2015
Colonia (ALE) 1x0 Corinthians
Corinthians 2x1 Bayer Leverkusen (ALE)

2016
Corinthians 3x2 Shakhtar Donetsk (UCR)
Atlético Mineiro 1x0 Corinthians

2017
Corinthians 4x1 Vasco
São Paulo 0x0 Corinthians

2018
Corinthians 1x1 PSV (HOL)
Rangers (ESC) 4x2 Corinthians

Veja mais em: Florida Cup.

Veja Mais:

  • Rodriguinho comemora golaço na Arena Corinthians

    Com golaço e até 'nó tático', Corinthians detona Palmeiras e vence primeiro Dérbi de 2018

    ver detalhes
  • Abraçado pelo elenco na foto, Rodriguinho também ganhou carinho da Fiel no Notas da Torcida

    Rodriguinho brilha em campo e Carille fora: Fiel elege craques do Corinthians no Dérbi

    ver detalhes
  • Fábio Carille estreou novo esquema tático na vitória do Corinthians sobre o Palmeiras

    Carille admite 'passinho pra trás', festeja novo esquema, mas cogita mudança na estreia da Liberta

    ver detalhes
  • Lance que originou a expulsão de Jaílson deixou um corte na perna do volante do Corinthians

    'Tá aí a prova': Sangrando, Renê Júnior mostra corte que resultou em pênalti e expulsão

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes